Remédio para a hipotensão de cúrcuma e gengibre

· 20 de dezembro de 2018
Ainda que sigamos um tratamento médico, sempre é bom consultar previamente com o especialista. Contudo, o certo é que a cúrcuma e o gengibre podem ser grandes aliados naturais para a hipotensão.

Os problemas de pressão devem ser tratados de forma urgente com medicamentos. Felizmente, existe também um Remédio para a hipotensão à base de cúrcuma e gengibre, ótimo para complementar os tratamentos indicados pelo médico.

A cúrcuma e o gengibre podem servir para elevar a pressão. Por isso, apresentaremos um remédio eficaz preparado com estes elementos naturais para os casos de hipotensão.

O que é a hipotensão arterial?

A hipotensão arterial é uma situação na qual a pressão arterial cai abruptamente. Isso aumenta o risco de sofrer um acidente cardiovascular. Além disso, sua presença contribui para o aparecimento de afecções renais.

Esta doença é comum entre as pessoas com mais de 50 anos. Além disso, nos idosos é completamente frequente. Por essa razão, precisam se medicar diariamente.

Para evitá-la, é recomendado manter uma dieta adequada. Ainda mais, em um pico de pressão baixa ou alta, os remédios naturais podem contribuir.

Leia: Exercícios para baixar a pressão

Quais propriedades a cúrcuma apresenta para a pressão?

A cúrcuma é uma especiaria milenar, originária da Índia. É conhecida mundialmente por seu potente cheiro e cor, além de seu sabor forte e aderente. Além disso, também tem muitas propriedades medicinais.

Uma dessas propriedades é a de poder elevar a pressão quando esta se encontra muito baixa. A curcumina está relacionada com as propriedades anti-inflamatórias presentes no condimento.

Por que o gengibre ajuda a elevar a pressão arterial?

Assim como a cúrcuma, o gengibre é uma raiz muito potente na hora de ser usado na cozinha devido ao seu cheiro e sabor. Na parte medicinal, o gengibre é principalmente usado para elevar a pressão quando há uma queda.

Isso se deve ao fato do gengibre ser capaz de bloquear os canais de cálcio, que afetam a pressão.

Ainda que pareça incrível, o cálcio, por suas propriedades, afeta de forma determinante a pressão arterial ao entrar no sangue. Assim sendo, o gengibre pode ser uma grande ajuda nestas circunstâncias.

Como agir quando a pressão cai tanto?

Medir a pressão previne hipotensão

Quando se detecta uma tontura, ou uma pessoa hipotensa que conhece os sintomas de uma queda de pressão, é necessário agir imediatamente.

Dessa maneira, evita-se que a situação se agrave. Para isso, deve-se consumir alimentos que elevem a pressão de forma rápida e segura.

O gengibre e a cúrcuma são dois destes alimentos, pelas propriedades que contêm. Ainda que também sejam usados para emagrecer, são muito efetivos para a pressão.

Por isso, a seguir trazemos um remédio à base de cúrcuma e gengibre que pode ser usado no momento que tiver uma queda de pressão considerável.

Descubra: As bebidas que mais aumentam a pressão arterial

Remédio para a hipotensão de cúrcuma e gengibre

Remédio para a hipontensão de cúrcuma

Como é sabido, a cúrcuma e o gengibre são dois grandes aliados. É possível usá-los justo no momento que o medidor de pressão indicar uma queda da pressão.

Este remédio permitirá que a pressão se eleve ao seu estado normal.

Ingredientes

  • 2 colheres de gengibre (ou 2 talos pequenos) (30 g)
  • 2 colheres de cúrcuma (ou 2 talos pequenos) (30 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Modo de preparo

  • Se a cúrcuma vem inteira, deve ralá-la. Ainda mais, corte o gengibre em talos.
  • Em seguida, adicione a cúrcuma ralada e o gengibre cortado em uma panela com água e ferva.
  • Deixe ferver por 5 minutos, coe e sirva. Procure beber quente e sem adicionais.

Solução urgente

A infusão apresentada é a melhor alternativa caso apresente uma queda de pressão. No entanto, se a situação te surpreender e precisa urgentemente elevar a pressão, o melhor é consumir diretamente os ingredientes.

Nesse caso, pode morder os talos de cúrcuma e de gengibre sem problemas.

Por outro lado, caso já tenha os ingredientes pulverizados, é possível consumi-los dessa forma. No entanto, para garantir que o pó seja realmente ingerido, é recomendado, pelo menos, diluí-los em água e consumi-lo.

A hipotensão é uma situação extremamente incômoda que pode afetar a saúde de forma definitiva. Por isso, é importante ter remédios naturais em mãos que ajudem a controlá-la.

O gengibre e a cúrcuma são dois deles. Por estes motivos, leve-os em consideração para evitar o agravamento da hipotensão.

  • Omosa, L. K., Midiwo, J. O., & Kuete, V. (2017). Curcuma longa. In Medicinal Spices and Vegetables from Africa: Therapeutic Potential Against Metabolic, Inflammatory, Infectious and Systemic Diseases. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-809286-6.00019-4

  • Akram, M., Shahab-Uddin, & Eh. (2010). Curcuma Longa and Curcumin : a Review Article. Rom. J. Biol. – Plant Biol. https://doi.org/10.1186/s13104-017-2728-0

  • Cañigueral, S. (2016). Jengibre. OFFARM. https://doi.org/DOI 10.2320/jinstmet.71.570