Exercícios recomendados para baixar a pressão

· 16 de janeiro de 2018
Para diminuir a pressão e mantê-la em níveis saudáveis, é essencial evitar um estilo de vida sedentário e introduzir em nossa rotina algum tipo de atividade física, pelo menos uma hora por dia.

Um estilo de vida sedentário é uma das causas que tem influenciado o aumento nos casos de hipertensão em todo o mundo. Felizmente, podemos aproveitar os benefícios de alguns exercícios para baixar a pressão.

A pressão alta vem sendo observada em idades cada vez mais jovens. Daí a importância de adotar hábitos saudáveis ​​de vida como forma de prevenção.

Embora o tratamento mais comum seja farmacológico, também há exercícios recomendados para diminuir a pressão e que ajudam a mantê-la em níveis adequados.

Introduzir a atividade física nos hábitos da vida diária pode significar uma grande mudança. Embora a probabilidade de sofrer de pressão arterial alta aumente com a idade, o exercício pode atuar como uma prevenção.

Se você já for hipertenso, uma rotina de exercícios pode ser fundamental para controlá-la.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Sociedade Internacional de Hipertensão Arterial (SIH) enfatizam a importância da atividade física.

Eles sugerem que uma rotina diária de exercícios é a melhor medida não farmacológica para baixar os níveis de pressão arterial.

Exercícios para baixar a pressão

Quando se fala sobre exercícios, não é preciso pensar em academias ou pesos. As atividades diárias, como podar árvores do jardim de casa, varrer as folhas do quintal ou esfregar os pisos também são benéficas.

Exercício cardiovascular

Mulher subindo escadas

Usar as escadas em vez do elevador é uma boa atividade física para o nosso coração.

Caminhar para fazer nossas tarefas diárias em vez de usar o carro também é um dos exercícios recomendados para diminuir a pressão.

As caminhadas ao amanhecer ou ao anoitecer, além de adicionar atividade física à sua vida, servem para meditar e descansar a mente.

A corrida é um dos melhores exercícios para baixar a pressão arterial. Se não foi praticado antes, é aconselhável verificar com o médico e pedir a opinião dele antes de começar a prática.

O ciclismo é um exercício saudável que ajuda a regular a pressão. Fortalece o sistema cardiovascular, ativa o metabolismo e aumenta a capacidade imunitária do corpo.

Outras atividades benéficas

Mulher fazendo aula de dança

Dançar também é um dos melhores exercícios para diminuir a pressão. É saudável e divertido. Permite mover todo o corpo, melhora a circulação e ajuda a queimar gordura.

Esticar as pernas ajuda a evitar sobrecarregar o coração. Os exercícios de alongamento ajudam a liberar a tensão nas pernas que podem estar bloqueando a circulação sanguínea.

A natação é altamente benéfica para o corpo. Ela é recomendada para melhorar a coluna vertebral, os músculos e as articulações. É também uma atividade que ajuda a fortalecer o sistema cardiovascular.

Embora tenhamos falado sobre a atividade física, também é importante terminar cada rotina de exercícios com uma sessão de relaxamento. Alguns minutos de meditação irão percorrer um longo caminho para melhorar os níveis de pressão arterial.

Por que o exercício é bom para diminuir a pressão

Medir a pressão sanguínea

  • atividade aeróbica não só melhora os níveis de estresse, mas a saúde em geral. Também ajuda a queimar a gordura do organismo, o que incide na melhoria dos níveis de colesterol e do estado das artérias.
  • A atividade física melhora o fluxo sanguíneo e isso permite que mais oxigênio atinja os tecidos. Também ajuda a eliminar a retenção de líquidos.
  • Uma rotina semanal de exercícios físicos diminui as chances de acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e outras condições que podem ser letais.

Fazer estes exercícios para diminuir a pressão ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Estes dois fatores são fundamentais na presença de valores elevados de pressão arterial.

Recomenda-se fazer ao menos trinta minutos de atividade física diária.

Além disso, você deve reduzir o tempo que gasta sentado, alternando com movimentos simples.

Isso pode ser tão fácil quanto levantar e caminhar para procurar um copo de água: qualquer atividade física que possamos adicionar à nossa vida diária sempre será útil.

Considerações finais

Os níveis normais de pressão arterial são 120 mmHg (sistólica) e 80 mmHg (diastólica).

Quando é mantida acima de 140 mmHg e 90 mmHg, pode ser considerada hipertensão. Daí a importância de medi-la regularmente.

A pressão arterial elevada é conhecida como um assassino silencioso, não causa sintomas e suas consequências podem ser fatais .

A prevenção e a realização de exercícios para baixar a pressão serão as melhores armas contra o problema.