7 alimentos que contêm ômega 3

05 Janeiro, 2020
Hoje vamos descobrir alguns alimentos que contêm ômega 3 para começar a incluí-los em nossa dieta, pois este é um ácido graxo importante para o organismo.
 

Por que muitas pessoas falam sobre a importância de comer alimentos que contêm ômega 3? Bom, você deve saber que esse composto tem sido associado à redução do colesterol no sangue e à probabilidade de sofrer doenças cardiovasculares, de acordo com este estudo realizado pelo Instituto Nacional de Medicina Genômica do México.

Continue conosco e mostraremos 7 alimentos que contêm ômega 3.

Ômega 3 e a saúde

ácido graxo ômega 3 ou ácido alfalinolénico e o ômega6 ou ácido linoleico são ácidos graxos poli-insaturado essenciais para o organismo. Infelizmente, eles não podem ser produzidos internamente, por isso precisamos consumi-los nas refeições.

Essas gorduras estão envolvidas na síntese de hormônios chamados eicosanoides, que aumentam ou inibem muitos processos bioquímicos.

De acordo com este estudo realizado pelo Hospital Universitário La Paz (Madri), é necessário que haja um equilíbrio na concentração de ambos os ácidos para o bom funcionamento do metabolismo.

Por exemplo, os eicosanoides formados a partir de ácidos ômega 6 estimulam a cura de inflamações, deprimem o sistema imunológico e aumentam a agregação plaquetária.

Por outro lado, aqueles que vêm dos ácidos ômega 3 são anti-inflamatórios, retardam a coagulação do sangue e estimulam o sistema imunológico. Ambas as funções são importantes, no entanto, quando a proporção de ômega 3/ômega 6 não é adequada, podem ocorrer doenças como diabetes tipo 2, arteriosclerose, obesidade e câncer.

 

Dessa forma, é importante manter uma dieta saudável, rica em produtos que contenham ômega 3.

7 alimentos que contêm ômega 3

A proporção em nossa refeição de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 deve ser 4-1 a 10-1. Embora você também possa tomar suplementos, recomendamos que você escolha os alimentos naturais.

1. Peixe

A fonte mais importante de ácido graxo ômega 3 são os peixes de água fria e os chamados peixes azuis. Entre eles, recomendamos o salmão, a sardinha e o arenque.

2. Soja

A soja é uma leguminosa rica em ômega 3. Atualmente, podemos encontrá-la em uma infinidade de produtos no supermercado: leite de soja, iogurte, biscoitos… Mas é melhor naturalmente. Inclua-a em sua mesa em saladas e ensopados.

Leia também: Os benefícios do leite de soja

3. Sementes

Essas sementes constituem superalimentos devido à sua alta proporção de minerais, vitaminas e ômega 3. Enriqueça as suas refeições com sementes de chia ( 58-65% em ômega 3), abóbora e linhaça.

4. Quinoa

Salada de quinoa

quinoa é um alimento frequentemente utilizado como um substituto para o arroz ou como fonte de proteína. Contém oito aminoácidos essenciais para os seres humanos.

 

Existem muitos tipos de quinoa (branca, preta, vermelha) e podemos criar com ela alimentos tão variados quanto tortas, bolos e sopas. Em suma, é o alimento ideal para começarmos a introduzir em nossa dieta.

5. Óleos

Entre os alimentos que contêm ômega 3, encontramos os óleos vegetais. Apesar dos benefícios do azeite, você deve saber que também existem outros óleos benéficos para a saúde, como o óleo de canola e o óleo de linhaça.

6. Aveia

Este cereal fornece abundantes fibras, proteínas e ácidos graxos benéficos. É ideal para o café da manhã e lanches.

7. Nozes

As nozes são castanhas que fornecem vitaminas e minerais à nossa dieta, bem como o ácido graxo ômega 3. No entanto, seu conteúdo em ômega 6 o torna um produto hipercalórico que devemos consumir sem nos exceder.

Não perca: Os benefícios das nozes para o nosso estômago

Agora você já sabe, se começar a enriquecer a sua dieta com esses alimentos, estará prevenindo doenças e melhorando a sua qualidade de vida.