7 alimentos que contêm ômega 3

· 30 de julho de 2018
Hoje vamos descobrir alguns alimentos que contêm ômega 3 para começar a incluí-los em nossa dieta, pois este é um ácido graxo importante para o organismo.

Por que muitas pessoas falam sobre a importância de comer alimentos que contêm ômega 3? Porque este ácido graxo essencial não é produzido pelo corpo por conta própria, mas sim obtido a partir de determinados alimentos.

A importância do ômega 3 em nossa dieta é que ele ajuda a reduzir o colesterol ruim e ajuda as pessoas que sofrem de uma doença inflamatória. Isso permite que elas tenham uma melhor qualidade de vida e desfrutem de um maior bem-estar.

Alimentos que contêm ômega 3

Um bom índice de ômega 3 pode ser benéfico no caso de câncer, lúpus, artrite reumatoide ou doença de Crohn, entre muitas outras doenças. Além disso, no caso de estarmos em risco de sofrer dessas doenças, o consumo de alimentos que contêm ômega 3 pode nos ajudar a evitá-las.

A seguir, vamos conhecer 7 alimentos que contêm ômega 3. Claro que há muitos outros, mas aqui vamos apresentar aqueles que têm o maior conteúdo desse ácido graxo. Você verá que introduzi-los na sua alimentação irá beneficiá-lo consideravelmente em várias áreas.

1. Manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim não é tão conhecida em alguns países, mas podemos encontrá-la à venda em qualquer supermercado. Além disso, temos a opção de comprar a manteiga de amendoim em forma de creme e aquela que possui pequenos pedaços crocantes de amendoim.

Manteiga de amendoim

Podemos usar a manteiga de amendoim para substituir a manteiga comum ou até mesmo para fazer alimentos como sorvete ou caldas. As possibilidades são muito variadas. Além disso, a manteiga de amendoim é muito benéfica para os atletas.

2. Soja

A soja é uma leguminosa rica em ômega 3. Atualmente, podemos encontrá-la em uma infinidade de produtos no supermercado: leite de soja, iogurte, biscoitos… Você já experimentou algum desses produtos que incluem soja? Apesar do grande número de opções para consumir soja, o ideal é que acrescentemos a soja à nossa alimentação em saladas, ensopados e em outros alimentos, como se fosse qualquer outra leguminosa.

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3. Sementes

Certamente você já ouviu falar sobre as sementes que são adicionadas a saladas e iogurtes. No início, as sementes não parecem ser um superalimento, porém, elas têm muitas propriedades e, acima de tudo, ômega 3. Entre as sementes que podemos encontrar estão:

  • Sementes de linhaça.
  • Sementes de chia.
  • Sementes de cânhamo.

4. Quinoa

quinoa é um alimento frequentemente utilizado como um substituto para o arroz ou como fonte de proteína. É um alimento muito completo, também adequado para atletas. Tem muitas vitaminas e, além disso, é rico em ômega 3. Além disso, é muito melhor do que consumir arroz integral.

Salada de quinoa

Existem muitos tipos de quinoa (branca, preta, vermelha), e você pode criar com ela alimentos bem variados, tais como tortilhas, brownies, adicioná-la ao iogurte… Em resumo, é um alimento que você deve começar a introduzir em sua alimentação.

5. Óleos

Entre os alimentos que contêm ômega 3, encontramos os óleos vegetais. No entanto, embora sempre tenhamos ouvido falar sobre o quão bom é o azeite, precisamos saber que existem muitos outros que contêm esse ácido graxo que é tão essencial para nós.

  • Óleo de noz.
  • Óleo de canola.
  • Azeite de oliva.
  • Óleo de soja.
  • Óleo de linhaça.

6. Aveia

A aveia é um alimento que também é muito rico em ômega 3 e está ao nosso alcance. Muitos atletas também a consomem, principalmente no café da manhã, pois proporciona muita energia. Se quisermos comer alimentos mais saudáveis, devemos abandonar os cereais e substituí-los pela aveia.

Com a aveia, podemos fazer batidas, podemos adicioná-la a iogurtes, fazer algumas sobremesas, usá-la como cereal no café da manhã ou até mesmo fazer biscoitos muito saudáveis. As possibilidades são enormes para consumir este excelente alimento.

7. Nozes

O último dos alimentos que contêm ômega 3 do qual vamos falar são as nozes. As nozes são oleaginosas que fornecem muitos benefícios, e é muito saudável consumir um pouco todos os dias, mas sem exageros.

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Consumir um pequeno punhado de nozes todos os dias nos ajuda a obter esse nutriente tão necessário para o corpo, levando a uma boa saúde do coração, a controlar nosso peso e também a prevenir a diabetes. Embora existam outras oleaginosas muito benéficas, a importância das nozes as coloca na primeira posição.

Você consome alguns desses alimentos que contêm ômega 3? Nós o encorajamos a começar a incluí-los em sua alimentação mais regularmente para fornecer ao seu corpo este ácido graxo tão essencial. Além disso, você descobrirá novas e ótimas receitas.