Risoto de quinoa com champignons, frango e alho-poró

O risoto de quinoa com champignon e frango é uma opção ideal para aquelas pessoas que por sua intolerância ao glúten não podem consumir arroz mas não querem renunciar a este delicioso prato.
Risoto de quinoa com champignons, frango e alho-poró

Última atualização: 18 março, 2022

O risoto de quinoa é um prato com um alto valor nutricional, já que conta com ingredientes com porcentagem alta de proteínas (tanto de origem vegetal quanto animal), colesterol bom (HDL), vitaminas e minerais. Em especial, por parte da base: a quinoa, um alimento que contém todos os aminoácidos essenciais para o organismo e que além disso é de fácil digestão, por isso ajuda a eliminar toxinas.

É preciso destacar que a quinoa é um alimento livre de glúten, por isso esta receita é apta para as pessoas intolerantes. Se se deseja pode-se substituir o frango por seitan para tornar o prato apto para vegetarianos e veganos. Tudo dependerá de nossas preferências e necessidades (assim como as de nossos convidados, caso sirvamos esta comida em uma reunião).

Risoto de quinoa com champignons, frango e alho-poró

Ingredientes (para 2 convidados)

  • 1 alho-poró médio
  • 2 peitos de frango (500 g)
  • 1 colher de sopa de manteiga (20 g)
  • Condimentos: sal e pimenta
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva (15 ml)
  • ¼ copo de caldo de frango (50 ml)
  • ¼ copo de vinho branco (50 ml)
  • 1 bandeja de champignons (150 g)
  • 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado (20 g)
Pode incluir arroz integral em seu risoto de quinoa

Preparo

  1. Em primeiro lugar, deixe a quinoa de molho por no mínimo duas horas. Para cada xícara de quinoa deve-se adicionar duas de água. Com isso a ideia é que a quinoa expulse toda a espuma que contém enquanto crua. Uma vez que tenha transcorrido as primeiras duas horas, enxaguamos a quinoa e a colocamos em uma panela para que cozinhe em água com sal, durante uns 15 minutos aproximadamente
  2. Tempere os peitos de frango (de acordo com a sua preferência) e posteriormente cozinhe na grelha. Quando estiverem prontos, corte-os em forma de tiras de espessura e tamanho médios.
  3. Coloque uma frigideira para esquentar em fogo médio, previamente untada com um pouco de azeite de oliva.
  4. Limpe e corte os champignons e o alho-poró em pedaços pequenos. Em seguida coloque na frigideira e refogue durante dois minutos. É necessário mexer constantemente para que não queime.
  5. Misture o caldo de frango e o vinho em um recipiente. Reserve.
  6. Cozinhe a quinoa em outra panela. Quando estiver pronta retire a água e coloque em uma panela junto com o alho-poró e os champignons. Conforme mexemos, deveremos adicionar pouco a pouco o caldo de frango.
  7. Depois de uns 10 ou 15 minutos de cocção, desligue o fogo e retire da frigideira.
  8. Misture o risoto com as tiras de peito de frango e transfira para um recipiente mais adequado. A seguir, polvilhe por cima um pouco de queijo parmesão ralado e uma pitada de pimenta preta.
  9. Pode-se servir o risoto de quinoa como guarnição ou como prato principal.

Risoto de quinoa com abóbora e ervilhas

Ingredientes (para 2 convidados)

  • 2 dentes de alho
  • ½ cebola
  • 2 xícaras de quinoa (200 g)
  • 1 pote de ervilhas (150 g)
  • Azeite de oliva extra virgem
  • 1 xícara de abóbora (150 g)
  • Condimentos: sal e pimenta preta
  • 3 xícaras de caldo de verduras (750 ml)
  • 1 colher de sopa de suco de limão (15 ml)
  • ¾ xícara de queijo parmesão (150 g)
  • 1 colherzinha de ervas provinciais (5 g)
  • ½ xícara de vinho branco (125 ml)

Preparo

  1. Prepare a quinoa de acordo com o procedimento explicado na receita anterior.
  2. Descasque e corte a abóbora em pedaços pequenos. Adicione o suco de limão e coloque para cozinhar no micro-ondas (em um recipiente plástico apto para isso) durante dois minutos a temperatura máxima.
  3. Descasque e amasse os dentes de alho. Em seguida, corte a cebola em juliana e reserve.
  4. Em uma panela em fogo médio, previamente untada com um pouco de azeite de oliva, refogue a cebola durante dois minutos. Antes de retirá-la, adicione o alho amassado e misture.
  5. Adicionamos à frigideira a quinoa cozida, a metade do caldo e o vinho branco junto com as ervas provinciais. Mexa constantemente para que os ingredientes se misturem bem.
  6. Quando o caldo de frango tenha se reduzido bastante, adicionamos a outra metade e continuamos mexendo durante mais uns 2 ou 3 minutos.
  7. Desligamos o fogo e polvilhamos sal e pimenta. Adicionamos também o queijo ralado e as ervilhas, e mexemos mais uma vez antes de servir

Como pôde observar, o risoto de quinoa é um prato muito fácil de preparar e que além disso admite diversos ingredientes. Sua textura e sabor são muito suaves, por isso não supõe um grande choque ao prová-lo pela primeira vez, com isso se consegue captar o agrado dos convidados.

O segredo está em vigiar o tempo de cozimento da quinoa (que não deve passar dos 15 minutos) e nos assegurarmos de adicionar a quantidade de água adequada. Se cuidarmos destes detalhes poderemos ter certeza de que não ocorrerão falhas!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Abugoch James, L. E. (2009). Quinoa (Chenopodium quinoa Willd.): Composition, chemistry, nutritional, and functional properties. Advances in Food and Nutrition Research. https://doi.org/10.1016/S1043-4526(09)58001-1

  • Navruz-Varli, S., & Sanlier, N. (2016). Nutritional and health benefits of quinoa (Chenopodium quinoa Willd.). Journal of Cereal Science. https://doi.org/10.1016/j.jcs.2016.05.004

  • Monje C. Y., R. J. P. (2006). Determinación de saponina total en quinua (Chenopodium quinoa Willd) método Espectrofotométrico. In Congreso Nacional de la Asociación Boliviana de Protección Vegetal.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.