Os tipos de queijo e o seu valor nutricional

O queijo se destaca sobretudo pelo seu teor de cálcio e proteínas. Os últimos são de alto valor biológico, portanto, contêm todos os aminoácidos essenciais.
Os tipos de queijo e o seu valor nutricional

Última atualização: 19 Fevereiro, 2021

A elaboração do queijo é uma arte milenar que é praticada de uma maneira particular em cada região. Além disso, cada cultura tem suas formas de cura e diferentes misturas de leites. Como resultado, surgem vários tipos de queijo, e daí a sua grande variedade.

Estes são alimentos benéficos à saúde. Eles fornecem nutrientes essenciais para garantir o bom funcionamento do corpo humano.

Benefícios dos diferentes tipos de queijo para a sua saúde

Primeiro, vamos explorar os benefícios para a saúde que diferentes tipos de queijo podem oferecer:

  • É muito rico em proteínas.
  • Fonte importante de aminoácidos essenciais.
  • Contém uma quantidade significativa de ácido fólico.
  • Também contém vitaminas do complexo B, importantes para uma pele saudável.
  • É uma das principais fontes de cálcio, um mineral estrutural para ossos e dentes. Foi demonstrado que um fornecimento correto deste elemento reduz o risco de desenvolver osteoporose.
  • Segundo alguns estudos, estimula a produção de saliva, reduz a placa bacteriana e ajuda a manter a boca limpa.

É importante observar que o valor nutricional do queijo varia de acordo com o tipo. Além disso, os tipos variam dependendo do leite com que são feitos. Assim, por exemplo, existem queijos à base de leite de vaca, leite de cabra, leite de ovelha ou leite de búfala. O leite de ovelha tem o dobro de proteínas do resto.

1. Cheddar

Queijo cheddar

O primeiro dos tipos de queijo mais conhecidos é originário da aldeia de Cheddar, em Sommerset, Inglaterra. Este foi o único lugar onde era produzido. Como sua produção não é protegida, hoje o queijo cheddar pode ser produzido em qualquer lugar do mundo.

Além disso, este queijo é feito de leite de vaca e seu sabor é bem acentuado. Tem uma estrutura relativamente dura e cor amarelada. A sua textura é bastante firme quando está curada e macia quando está tenra.

Valor nutricional (1 porção de 100 gramas)

  • Conteúdo energético: 392,84 Cal.
  • Proteínas: 25,39 g.
  • Carboidratos: 0,36 g.
  • Sódio: 675 mg.
  • Gordura total: 32,2 g.
  • Vitaminas: B1, B2, B6, B12, C.

2. Parmesão

O segundo dos tipos de queijo mais populares é o Parmigiano Reggiano ou Parmesão, e é considerado um dos melhores. O queijo parmesão é feito a partir do leite de vacas que pastam na grama fresca e feno. Quanto ao seu local de produção, realiza-se nas províncias de Parma, Reggio Emilia, Bolonha, Modena e Mântua.

O queijo parmesão tem um cheiro inconfundível. Além disso, seu sabor é frutado. Por outro lado, sua textura é dura e arenosa. Assim, devido à sua estrutura, seu corte é difícil. Por esse motivo, costuma ser vendido ralado, ou é ralado sobre sopas, massas e risotos.

Contém vitamina D em sua composição, um nutriente essencial para garantir uma boa saúde óssea, de acordo com estudo publicado na Best Practice & Research.

Valor nutricional (1 porção de 100 gramas)

  • Conteúdo energético: 375 Cal.
  • Proteínas: 35,6 g.
  • Carboidratos: 0,06 g.
  • Sódio: 704 mg.
  • Gordura total: 25,8 g.
  • Vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, C, D.

3. Muçarela

Queijo mussarela ralado

O terceiro dos tipos de queijo mais populares é, nem mais nem menos, que o verdadeiro queijo muçarela. Este é um queijo fresco que é feito a partir do leite de búfalas que pastam em poucos países, como a Bulgária e a Itália. Por esse motivo, a maioria dos queijos muçarela em supermercados e lojas é feito com leite de vaca.

É originalmente de Aversa, uma cidade italiana. Este queijo é consumido fresco e macio e é gorduroso e fibroso. Atualmente é muito famoso para a elaboração de pizzas. Quando é fresco, também é usado em saladas.

O leite de búfala tem um teor de proteína mais alto do que o de outros animais. Esses nutrientes têm se mostrado essenciais para garantir a saúde muscular, por isso a muçarela é um queijo ideal quando o objetivo é aumentar a massa magra.

Valor nutricional (1 porção de 100 g)

  • Conteúdo energético: 233 Cal.
  • Proteínas: 19,9 g.
  • Carboidratos: 2,20 g.
  • Sódio: 373 mg.
  • Gordura total: 16,1 g.
  • Vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, C, D.

4. Roquefort

O quarto dos tipos de queijo mais populares no mundo é o roquefort. Diz a história que este era o queijo favorito de Carlos Magno. Na França, de onde se origina, é conhecido como o “queijo de reis e papas”.

O sabor deste queijo é muito salgado e forte. Ele se quebra em pedaços com facilidade e é úmido. É usado principalmente em saladas e molhos.

Valor nutricional (1 porção de 100 g)

  • Conteúdo energético: 369,4 Cal.
  • Proteínas: 21,5 g.
  • Carboidratos: 2 g.
  • Sódio: 1,496 mg.
  • Gordura total: 30,6 g.
  • Vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, C, D.

5. Monterey Jack

Queijo Monterey Jack

Este queijo teve a sua origem na cidade de Monterrey, na Califórnia, e é feito a partir do leite de vaca. Devido ao seu valor comercial, um empreendedor chamado David Jack começou a comercializá-lo em toda a Califórnia.

Além disso, este queijo tem um sabor suave e é muito comum na culinária espanhola e mexicana. Sua textura e sabor é muito semelhante ao do Cheddar. É perfeito para ser acompanhado com vinho tinto.

Valor nutricional (1 dose de 28 g)

  • Conteúdo energético: 379 Cal.
  • Proteínas: 24,8 g.
  • Carboidratos: 0,68 g.
  • Sódio: 543 mg.
  • Gordura total: 30,64 g.
  • Vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, C, D.

Queijo, um alimento saudável

Como você viu, o queijo se destaca pela alta densidade nutricional. O seu consumo garante uma saúde óssea e muscular adequada, por isso, recomenda-se a sua presença regular na dieta alimentar.

Você gosta de queijo? Você o consome regularmente? Se quiser fazer um consumo adequado, não hesite em consultar um nutricionista.

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