Remédio com alho-poró para depurar o organismo e perder peso

· 9 de abril de 2016
O alho-poró tem propriedades diuréticas e nos ajuda a eliminar toxinas. É rico em vitaminas e minerais, assim como em fibras solúveis e insolúveis, e por isso favorece o trânsito intestinal.

Este simples remédio com alho-poró irá ajudar a complementar a sua dieta de emagrecimento e a depurar o seu organismo. É fabuloso.

O vegetal do qual queremos falar hoje tem um sabor muito mais suave do que o da cebola e é ideal para muitos dos pratos que fazemos em nosso dia a dia. O alho-poró é conhecido por seu grande poder desintoxicante.

O que você pode não saber até o momento é que, desde a antiguidade, o alho-poró é considerado um aliado da saúde da mulher.

Dispomos de textos antigos da Grécia e de Roma onde era mencionado que ele promovia a fertilidade e que, além disso, cuidava da saúde do coração da mulher, ao mesmo tempo em que combatia fungos e cansaço.

Hoje, em nosso espaço, queremos mostrar de que maneira você pode preparar um remédio natural com alho-poró para depurar toxinas e facilitar, além disso, a perda de peso saudável.

Certamente estas informações serão muito úteis pra você. Então, vamos experimentar?

Alho-poró para cuidar da sua saúde

O alho-poró pertence à família Alliaceae, ou seja, são plantas bulbosas como podem ser o alho e a cebola. Ele é caracterizado por um sabor muito mais doce que estas últimas e tem muita versatilidade na cozinha.

Já falamos algumas vezes sobre os benefícios de consumir cenoura, beterraba, alho, limão… Bom, já era hora de recomendar incluir na sua dieta este vegetal excepcional por todas estas razões:

Alho-poró para depurar o organismo

Alho-poró, fonte de nutrientes

  • Combate a inflamação e os radicais livres, porque contém flavonoides, poderoso antioxidante.
  • Além disso, é fonte de vitamina A e vitamina C, adequadas para depurar o organismo, combater a inflamação e para alcalinizar nosso corpo.
  • Contém poucas calorias, convertendo-se assim em um alimento excepcional nos momentos em que queremos perder peso (cerca de 100g de talos frescos contém aproximadamente 61 calorias).
  • Possui uma quantidade muito recomendável de fibras solúveis e insolúveis. Então, se for consumido com regularidade, também ajuda a evitar a incômoda prisão de ventre.
  • Por sua vez, este vegetal se firma como uma fonte muito rica de vitaminas e minerais, como por exemplo, o zinco, o ferro, potássio e magnésio, essenciais para a saúde.
  • Seu alto teor de ácido fólico o torna muito interessante, por exemplo, para mulheres grávidas.

O alho-poró é um antibiótico natural

  • O alho-poró não contém tanta alicina quanto o alho, mas também é um antibiótico natural.
  • Há estudos que nos explicam que, graças à alicina, presente no alho e no alho-poró, conseguimos reduzir a formação de colesterol através da inibição de determinadas enzimas que se acumulam em excesso no fígado. É muito saudável!

Favorece a saúde do coração

Nosso simples remédio com alho-poró irá permitir cuidar da sua saúde cardiovascular. Porque seu consumo regular favorece a liberação de ácido nítrico (NO) nas paredes dos vasos sanguíneos.

Graças a isso, melhoramos a circulação do sangue e lutamos contra a formação de coágulos.

Alho-poró para depurar o organismo

Esse vegetal é composto por um grande percentual de água, é diurético e nos ajuda a eliminar toxinas. De fato, é muito conhecido por seu alto poder depurativo. Vale a pena ter isso em mente.

Leia também: Como preparar uma dieta para depurar seu corpo

Como preparar nosso remédio com alho-poró

Infusão de alho-poró

Ingredientes

  • 3 alhos-poró
  • 1 litro de água
  • O suco de 1 limão

Preparo

  • Para nosso remédio depurativo e emagrecedor vamos precisar de 3 alhos-poró bem grandes e limpos e um limão. Se alguma vez você já preparou o remédio depurativo de alcachofra, cabe dizer que este é muito parecido.
  • O primeiro passo é encher nossa panela com o litro de água e aquecê-lo. Uma vez que estiver fervendo, acrescente os 3 alhos-poró para que possam começar a cozinhar.
  • Uma vez prontos, basta retirá-los da água e ficar com o líquido obtido do cozimento.
  • Levaremos nossa água de alho-poró a uma garrafa de vidro, onde iremos adicionar o suco de limão.
  • Por sua parte, o alho-poró cozido pode servir para preparar, por exemplo, uma deliciosa sopa para o jantar.

Leia também: 4 projetos de hortas caseiras

Como tomar meu remédio com alho-poró

  • Iremos tomar uma primeira xícara em jejum, logo após levantarmos pela manhã. É recomendável que bebamos o chá bem morno. Desta forma, aceleramos o metabolismo e potencializamos as virtudes depurativas desta bebida natural.
  • A segunda xícara deve ser tomada 15 minutos antes da refeição principal do dia.
  • Lembre-se de tomar outra xícara no final da tarde e, finalmente, uma última 15 minutos antes do jantar.

Você pode seguir este remédio depurativo e emagrecedor durante 10 dias seguidos. É recomendável acompanhá-lo de uma dieta baixa em gorduras e fazer algum tipo de exercício. Os resultados são notáveis, e a sua saúde só vai agradecer.

Gostou deste artigo? Sendo assim, não deixe de seguir nossas dicas para sua saúde e bem-estar.

Rullán, G. J. F. (2012). Características de la planta. Estación Experimental Agricola de La Universidad de Puerto Rico. https://doi.org/10.1039/c4cs00001c

Bernaert, N., De Paepe, D., Bouten, C., De Clercq, H., Stewart, D., Van Bockstaele, E., … Van Droogenbroeck, B. (2012). Antioxidant capacity, total phenolic and ascorbate content as a function of the genetic diversity of leek (Allium ampeloprasum var. porrum). Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2012.02.159