4 projetos de hortas caseiras

· 4 de julho de 2018
Aqui apresentamos alguns projetos de hortas caseiras, fáceis e simples de realizar. Vá em frente e os resultados irão surpreendê-lo.

As hortas caseiras são uma boa opção quando se procura poupar dinheiro e comer de forma mais saudável. De fato, quando se planta em casa são usados menos fertilizantes. Portanto, conseguimos obter verduras e legumes mais saudáveis.

Existem diferentes maneiras de projetar hortas caseiras. Antes de tomar uma decisão, você precisa considerar o clima, a quantidade de luz solar e o tipo de solo.

Esses fatores podem afetar o crescimento dos legumes e verduras que você cultiva. Também determinará quais você pode cultivar e quais você não pode.

1. Hortas caseiras no jardim?

Horta caseira feita em um jardim

As hortas caseiras podem ser instaladas no jardim, em uma janela de cozinha ou na varanda, ou em outros espaços interiores.

Deve notar que o local deve ser funcional para poder manipulá-lo facilmente. Além disso, adiciona muito ao nível estético.

Separar um espaço do terreno para a sua horta para cultivar legumes e verduras é o ideal, mas nem todos têm um jardim à sua disposição. No entanto, nem tudo está perdido, há sempre pelo menos um pequeno espaço dentro da casa que pode ser usado.

No caso de hortas caseiras no jardim, a extensão e profundidade do solo do jardim ajudará o crescimento da planta, ao contrário de outros vasos com espaço mais limitado. Permite cultivar ervas aromáticas, vegetais e tubérculos.

Para começar, você deve escolher uma seção quadrada ou retangular do jardim em que você instalará sua horta. Certifique-se de limpar completamente o solo de raízes, grama e qualquer outra planta. Separe o espaço de plantação por fileiras.

Em cada fileira, cultive um tipo de vegetal ou legume deixando, no mínimo, 15 centímetros de separação entre cada um. Você deve saber quais legumes e verduras você pode incluir de acordo com o clima, as sombras e a luz do sol do seu jardim.

Lembre-se que a maioria dos legumes e verduras precisa para receber a luz do sol a maior parte do dia para sobreviver. Outros, como espinafre, alface e salsa precisam de menos de 4 horas de sol por dia.

Veja também: Aprenda a montar um jardim suspenso

2. Hortas caseiras em vasos

Horta caseira feita de cáctus

Se você não tem espaço em seu jardim ou simplesmente não tem jardim em sua casa, você pode fazer sua horta com vasos. Os vasos podem ser colocados dentro ou fora de sua casa.

Se você os colocar dentro de casa, certifique-se que ficam perto de uma janela onde recebem a luz do sol. As hortas caseiras com vasos permitem que você colha a planta facilmente. Portanto, diz-se que eles são uma opção muito versátil e confortável.

O tamanho dos vasos dependerá das plantas que você quer cultivar e do espaço destinado à horta. Os vasos menores são excelentes para ervas aromáticas, como manjericão, hortelã, salsa e menta.

Vasos médios são ideais para alface e repolho. Por outro lado, vasos ligeiramente maiores são usados ​​para cultivar pimentos e tomates. Uma das desvantagens deste tipo de hortas caseiras é que você não será capaz de cultivar tubérculos como:

  • Cebolas
  • Alho-poró
  • Batatas
  • Cenouras
  • Beterraba
  • Entre outros

Esses vegetais precisam de solos maiores para estender suas raízes e crescer adequadamente. Um vaso não lhe dá espaço para se desenvolver, então, se crescerem, serão miniaturas.

Leia também: Crie sua própria horta de plantas aromáticas

3. Hortas caseiras na vertical

Horta caseira feita em vasos pendurados

Hortas caseiras em vasos suspensos são a solução quando você tem pouco espaço em sua casa. Esses vasos podem ser pendurados perto de uma janela, dentro ou fora da casa. O importante é que suas plantas recebam luz solar suficiente.

Você pode comprar os vasos suspensos em viveiros ou construí-los você mesmo. Para isso, você pode pegar os vasos comuns e adicionar uma corrente ou corda de metal.

Não são apenas muito funcionais, mas também muito originais como elementos decorativos. Por exemplo, em cada uma das correntes dos vasos podem ser colocados diferentes vegetais e ervas para dar mais suntuosidade e atratividade.

Você também pode colocar as correntes de vasos em diferentes alturas para que seu jardim pareça variado e engenhoso. Você deve cuidar da irrigação do seu jardim. Regar com muita água fará com que os vasos drenem o excesso por baixo.

Este excedente cairá no vaso seguinte ou no chão. Além de trazer um problema de limpeza, seus vegetais irão murchar por receber mais água do que a necessária. Usar um pulverizador é a melhor opção para regar plantas.

4. Hortas caseiras modulares

Horta caseira feita em uma gaveta de madeira

Construir uma prateleira de madeira é outra maneira de projetar sua horta, especialmente se você tiver pouco espaço em casa. Esta prateleira pode estar localizada fora de sua casa, presa a uma parede que recebe luz do sol. Construa de 3 ou 4 níveis de acordo com as suas necessidades.

Em cada nível você pode colocar pequenos vasos com suas plantas. Este design é ideal para a colheita de plantas aromáticas e medicinais, tais como:

  • Salsa
  • Hortelã
  • Alecrim
  • Tomilho
  • Manjericão
  • Hortelã-verde
  • Entre outras

Geralmente essas plantas precisam de apenas 4 horas de luz solar direta por dia para crescer. Considerando que as prateleiras possam dar alguma sombra, estas culturas se adaptam perfeitamente ao design de um jardim modular.

Como você pode ver, o espaço em sua casa não impedirá que você tenha uma colheita de vegetais e legumes saudáveis ​​e frescos. Há muitas maneiras de projetar hortas caseiras. Você só precisa de um pouco de criatividade e engenho na hora de colocar as mãos à obra.