5 elementos decorativos para ter um lar mais aconchegante

09 Março, 2020
Se você deseja ter um lar mais aconchegante, não pode perder este artigo: conheça os melhores elementos decorativos para alcançar esse objetivo.
 

Se você quiser ter um lar aconchegante, não pode perder as dicas de decoração que compartilharemos a seguir. Com alguns elementos específicos na decoração da sua casa, você pode transformá-la em um lugar muito acolhedor.

Descubra a seguir quais elementos decorativos podem ajudar a obter o estilo desejado para a sua casa. Lembre-se de que o seu lar deve ser o seu refúgio e o lugar para receber os seus convidados. Confira algumas ideias:

Dicas de decoração para um lar aconchegante

1. Almofadas

Almofadas coloridas
As almofadas nos convidam para o descanso. Misture e combine cores diferentes ou use retalhos de tecidos para criar novas peças.

As almofadas ajudam a transformar uma casa em um lar aconchegante. Parece uma bobagem, mas é verdade: as almofadas fazem com que nos sintamos mais confortáveis e bem-vindos. Portanto, não hesite em incorporá-las à sua decoração.

Você pode colocar almofadas de tamanhos diferentes nas poltronas e até usar a técnica de patchwork para elaborá-las, aproveitando retalhos ou roupas velhas que você tiver em casa.

Outra boa ideia? Você pode criar almofadas muito grandes com estampas coloridas e chamativas e empilhá-las em um cantinho da sua sala de estar. Então, quando você tiver muitos convidados, convide-os a usá-las para sentar. Aliás, você pode até fazer um jantar japonês e comer na mesinha de centro da sala.

 

Se você tiver filhos, pode criar um cantinho de leitura com o colchão do berço ou outro que não use mais e colocar almofadas coloridas sobre ele. Assim, as crianças vão se sentir mais à vontade para apreciar suas histórias favoritas.

2. Iluminação

Um elemento decorativo de grande importância quando se trata de conseguir um lar aconchegante é a iluminação. Escolha cortinas que deixem a luz natural entrar e que possam ser abertas completamente. Além disso, é importante que você escolha bem as lâmpadas e os abajures da sua casa.

Muitas vezes cometemos o erro de não dar importância às luzes e à iluminação da nossa casa. Entretanto, isso é fundamental para dar aconchego a um ambiente. Ao comprar lâmpadas, escolha aquelas com luz quente.

Quanto aos abajures, escolha os de pé para leitura e coloque-os ao lado da poltrona. Você também pode brincar com as luzes para iluminar setores específicos, como uma estante de livros ou uma pintura.

Que tal incorporar uma lâmpada de luz regulável na sala? Uma luminária de lava ou velas? Essas opções que oferecem uma luz tênue são perfeitas para dar aconchego e intimidade a uma casa à noite.

Leia também: 5 luminárias decorativas super originais

3. Madeira

Elementos de madeira para a decoração
Móveis de madeira e cores quentes são outro truque para obter um ambiente aconchegante.
 

O uso da madeira é um dos recursos mais comuns para obter um lar acolhedor. Piso de madeira, rodapés altos em madeira natural ou pintada, móveis de madeira rústica, etc. Tudo isso contribui para dar à sala o aconchego que você está buscando.

Você também pode brincar um pouco com as cores. Todos aqueles tons derivados do marrom, cor de laranja e amarelo darão ao ambiente um estilo envolvente. Além disso, o vime, utilizado em móveis ou em cestas, também reforçará essa sensação.

4. Tapetes

Os tapetes também nos ajudam a alcançar o objetivo deste artigo. Você pode escolhê-los em cores neutras, mas recomendamos fazê-lo em tons mais intensos. Preste uma atenção especial a onde você os colocará: embaixo da poltrona, em um cantinho de leitura ou ao lado da cama. A ideia é convidar ao relaxamento.

Quer mais dicas? Então não deixe de ler: Como escolher o tapete perfeito para sua casa?

5. Mantas para um lar aconchegante

Elementos decorativos para ter um lar aconchegante
Mantas combinadas com as cores das almofadas e outros elementos decorativos certamente convidarão ao descanso e ao relaxamento.

As mantas e os cobertores são outro bom truque ao decorar um cômodo. Você pode dobrá-los ao lado da poltrona ou deixá-los pendurados. Ficarão sensacionais! Quem não gostaria de se sentar na sua poltrona favorita com almofadas e cobertores?

 

Como no primeiro item deste artigo, recomendamos brincar com cores, texturas (tecido ou imitação de couro) e estampas. Dê asas à sua imaginação e dê um toque de cor à sua sala com mantas e cobertores.

Você já tem em mente quais mudanças pode fazer para tornar sua casa ainda mais aconchegante? Então, combine nossas ideias com fotografias, quadros e tudo que quiser para conseguir um estilo acolhedor. O seu estilo!

  • Mendoza, E. (2017). Diseño de Interiores. Manual de Diseño de Interiores.
  • Pérez Jaimes, A. E. (2004). Diseño interior: solución integral a los espacios. (Spanish). INTERIOR DESIGN: INTEGRAL SOLUTION FOR SPACES. (English).
  • Migoya, P. (2010). El color en el diseño de interiores. Proyecto de Interiores.