Como escolher o tapete perfeito para sua casa?

· 16 de março de 2019
Para escolher o tapete perfeito para sua casa você deve levar em conta fatores como qualidade, design, e tamanho. A falta desses detalhes pode levar tomar uma decisão imprudente.

Escolher o tapete perfeito para a sua casa não é uma tarefa fácil. Embora muitas variedades estejam disponíveis hoje, certas preocupações quase sempre surgem antes da compra.

O tapete é um elemento decorativo que ainda é válido como um complemento para adicionar elegância à casa. Embora tenha sido deixado de lado há algum tempo atrás, hoje é novamente uma tendência, tanto para as salas de estar como para os quartos.

Dicas para escolher o tapete perfeito para sua casa

Tapete perfeito para sua casa

Definitivamente, se você estiver tentando escolher o tapete perfeito para a sua casa, é bom que  procure algumas informações antes de tomar uma decisão de compra. A ideia é que esse elemento atenda a todas as características necessárias para tornar a sua casa mais acolhedora e elegante, ao mesmo tempo.

Além disso, além de seu design e cor, é bom considerar o material com o qual os tapetes são fabricados, sua capacidade de resistir às manchas, e quão bem eles se combinam com outros itens de decoração domésticos. Ainda tem dúvidas? Nós compartilhamos algumas dicas para esclarecê-las.

Leia também: 6 coisas que você pode fazer para melhorar a qualidade do ar da sua casa

Escolha um tamanho apropriado

Quando você compra um tapete, descobrirá que estes estão disponíveis em vários formatos e tamanhos. Os fabricantes não apenas pensam na diversidade de gostos, mas nos diferentes espaços em que são usados.

Por esta razão, se o que está procurando é que eles se adaptem bem ao seu quarto ou sala, você deve tentar escolher um tamanho apropriado. Se não tiver cuidado com as proporções, você pode ter bordas antiestéticas, ou sentir que algo ainda está faltando.

Por outro lado, para ter mais segurança no momento da compra é melhor fazer algumas medições preliminares do local. Assim, estimando mais ou menos o espaço que vai ocupar, você vai garantir que eles se encaixem perfeitamente ao lugar.

Opte pela qualidade e bom estilo

Um tapete cujos tecidos são de alta qualidade traz muito estilo à casa. Apesar de seus preços serem um pouco caros, se os compararmos com variedades comuns, são muito mais elegantes e finos.

Escolha um tamanho apropriado do tapete perfeito para sua casa

Sem dúvida alguma, os tapetes mais populares no mercado são aqueles que vêm de países muçulmanos e orientais. Nessas regiões, as melhores técnicas de tecelagem foram desenvolvidas ao longo da história, e ainda são o principal centro de produção.

Alguns dos tapetes que você pode escolher para sua casa são:

  • Persas: são caracterizados por suas cores brilhantes e desenhos florais e curvilíneos.
  • Paquistaneses: têm desenhos geométricos, e seus tons são mais neutros.
  • Caucasianos: usam o algodão como matéria-prima, e são muito mais macios.
  • Índicos: são feitos de lã de ovelha e seda, seguindo o estilo hindu.
  • Afegãos: são elaborados em seda, com desenhos em curvas, linhas dinâmicas, e tons avermelhados.
  • Nepaleses: são pequenos, e têm desenhos lineares que combinam cores neutras e quentes.

Leve seus materiais em consideração

Os tecidos dos diferentes tipos de tapetes são diferentes, e cada um tem o seu charme. Estes podem variar dependendo da sua origem e, claro, da sua qualidade. Embora atualmente existam dezenas de materiais usados ​​em sua fabricação, os mais destacados são os seguintes:

Naturais: algodão ou lã

Se você está tentando escolher um tapete perfeito para sua sala ou quarto, os materiais naturais são a melhor opção. Esses tecidos, embora requeiram um pouco de cuidado e manutenção, são muito elegantes e chamativos.

Sintéticos: PVC, vinil, náilon, ou polietileno

Os tapetes que são feitos com este tipo de materiais são geralmente usados ​​em espaços ao ar livre ou cozinhas. Sua limpeza e conservação são muito mais simples, pois os materiais quase não absorvem a sujeira, e são resistentes à água.

Veja também: 7 truques simples para limpar os lugares mais inacessíveis em sua casa

Escolha uma boa textura no tapete perfeito

Se a textura do tapete é boa ou não, dependerá de onde ele será colocado. Se o local escolhido for a cozinha, é melhor escolher uma textura cuja superfície seja ligeiramente lisa, e resistente a líquidos.

Certamente, para os terraços é aconselhável comprar um tecido que possa ajudar a limpar os sapatos, antes de entrar novamente na casa. Além disso, aqueles que são de texturas suaves e materiais naturais, vão muito bem nos espaços interiores.

Algumas texturas interessantes são:

  • Pelos (sintético)
  • Franjas
  • Lisas
  • Com relevos e bordados
  • De retalhos

Você já tomou uma decisão? Siga estas dicas simples e escolha um tapete que atenda todas as suas expectativas. Mesmo que demore um pouco para verificar suas características, é melhor que você faça isso para evitar um mau investimento.

 

  • Eroski Consumer. (2002). El amoniaco, un limpiador excepcional.

  • Anonymous. (2008). Alfombras y Fieltros Iberia Selects Epicor Enterprise Resource Planning Solution to Improve Its Process Efficiency. Business Wire.

  • Martínez-Cañellas, A. (1979). Psicología del color. Plástica/Dinámica. https://doi.org/10.1007/978-3-642-22371-6_14