6 dicas para decorar quartos pequenos

· 2 de agosto de 2018
Para decorar quartos pequenos, é necessário se esforçar um pouco mais. Lembre-se de que é muito importante levar em consideração aspectos como as cores e o estilo. 

A tarefa de decorar quartos pequenos pode se converter em um desafio. Não saber como otimizar o espaço, nem quais são os complementos mais apropriados, pode nos causar uma terrível dor de cabeça.

É muito importante considerar que devemos escolher cores e elementos que não deixem o lugar saturado. Se aprendermos a distribuir bem os móveis e escolhermos bons artigos decorativos, podemos dar um toque bem elegante e moderno.

Ainda não tem ideia de como fazer isso? Se está a ponto de colocar as mãos à obra, mas não sabe por onde começar, não perca as seguintes dicas. Mesmo que você possa fazer tudo de acordo com seus gostos pessoaisestes simples conselhos farão com que a tarefa seja muito mais simples.

Coloque-os em prática!

As melhores dicas para decorar quartos pequenos

Nos apartamentos e casas modernas geralmente existe uma distribuição geral com menos metros quadrados do que as espaçosas casas antigas. As dimensões dos quartos também foram afetadas, e muitos não sabem como decorá-los.

Este local da casa deve ter um ambiente harmonioso, ideal para o bem-estar e o descanso. Fazer uma má escolha de acessórios ou não saber aproveitar favoravelmente cada metro pode torná-lo desorganizado, apesar dos nossos esforços.

Leia também: Como decorar o quarto para descansar melhor?

Dicas para decorar seu quarto

Felizmente, existem muitas ideias e conselhos fáceis que podem ser aplicados para que o lugar fique o mais confortável possível. Está pronto para começar a decorar quartos pequenos? Você só precisará de disposição e de muita criatividade.

1. Optar por um design minimalista

“Menos sempre é mais”. Esta frase, sem dúvidas, servirá para quem gosta do estilo minimalista. O tema da decoração não tem que ser complexo caso você goste de coisas simples. Com um pouco de criatividade e poucos acessórios, o quarto pode ficar com um ar elegante, mas relaxado.

Recomendações:

  • Escolha cores claras e elementos de boa qualidade que deixem o quarto elegante.
  • Use a roupa de cama com um bom contraste em relação à cor das paredes.
  • Procure escolher móveis de cores neutros e abajures brancos.

2. Aproveitar a luz natural

A luz natural é uma das melhores aliadas para decorar quartos pequenos. Esta, juntamente com a pintura das paredes, dá um efeito de amplitude que pode ser bem agradável. Os espaços iluminados nos proporcionam uma sensação de limpeza e relaxamento, ideal para descansar.

Não perca: Os melhores usos do papel de parede

Mulher abrindo persianas

Recomendações:

  • Evite obstruir a luz natural com cortinas muito grossas ou pesadas.
  • Se for possível, abra as janelas do quarto durante o dia.

3. Escolher a cor branca para pintar

A cor branca é o melhor complemento para a luz natural. Sua aplicação nos espaços de interiores, principalmente os pequenos, gera um efeito de frescor, luminosidade e amplitude. Esta cor se relaciona com a limpeza e com a tranquilidade, por isso tornará o lugar muito mais harmonioso.

Recomendações:

  • Pinte as paredes do quarto com uma tinta branca.
  • Se deseja adicionar um pouco de cor, opte por usar cortinas e móveis com tons que se destaquem.

4. Buscar ideias criativas de armazenamento

A bagunça pode ser fatal quando os quartos têm um espaço muito reduzido. Por isso, é importante investir um pouco de tempo e criatividade na gestão de espaços de armazenamento inteligentes. Estes permitem organizar os objetos e roupas para que tudo fique no seu lugar.

Recomendações:

  • Se você não conta com um armário, ou se ele é muito pequeno, pode buscar uma área livre para criar uma estação de armazenagem. Coloque estantes pequenas ou use uma cortina corrediça para esconder o que há por trás.
  • Além disso, se preferir, opte por camas com gavetas ou crie seus próprios gaveteiros para colocar sob a cama.

5. Aproveitar cada canto

Os fabricantes de móveis e acessórios para a casa são conscientes de que os espaços das casas modernas estão se reduzindo. Por este motivo, hoje em dia existem muitos elementos que se adaptam perfeitamente em cada um dos cantos do quarto.

Decorar o banheiro

Recomendações:

  • Escolha móveis modulares, pois são feitos na medida dos lados e esquinas.
  • Use sua criatividade e crie suas próprias estantes nos lugares menos aproveitados.

6. Colocar espelhos

Seja qual for o tamanho do quarto, os espelhos não devem faltar. No entanto, ao decorar quartos pequenos, eles cumprem uma função muito especial. Colocá-los em um local estratégico permite fazer com que o espaço pareça mais amplo e organizado.

Recomendações:

  • Escolha armário com portas de espelho para otimizar o espaço.
  • Use espelhos com moldura para colocá-los em uma das paredes.

Como você pode notar, não precisamos complicar para adicionar muito estilo ao decorar quartos pequenos. Meça os metros do lugar, pinte com cores claras e distribua seus elementos decorativos sem chegar a saturar as paredes ou os móveis.