Os melhores usos do papel de parede

A seguir, compartilharemos quais são os melhores usos que você pode dar ao papel de parede para decorar a sua casa. Não perca estas dicas!

Você sabe tirar proveito dos usos do papel de parede na decoração de interiores? As paredes nem sempre foram decoradas exclusivamente com tinta. Na verdade, nos séculos XVII e XVIII, ela costumava ser decorada com papel de parede.

Antigamente usava-se um certo tipo de cola para colocá-lo, por isso ele tendia a se deteriorar facilmente. No entanto, hoje em dia já temos um papel que tem o seu próprio adesivo (semelhante ao usado para forrar cadernos) e também muitas colas especializadas para fixá-lo. Por outro lado, também existe uma ampla gama de produtos para manter o papel em boas condições e evitar que desbote ou rasgue.

Se você gostaria de decorar algum espaço interior com um papel de parede agradável, então nós lhe daremos algumas opções. Eles serão muito úteis tanto se você quiser decorar todo o espaço, de maneira uniforme, quanto se quiser decorar apenas uma parede com este tipo de papel e o restante com tinta. Anime-se e consiga sua decoração ideal!

O que deve ser levado em conta ao colocar o papel de parede?

  1. Para começar, você deve levar em conta o espaço do cômodo. Caso você tenha um espaço pequeno, é preciso tentar escolher um design que não seja sobrecarregado, pois isso fará com que tudo pareça menor.
  2. Escolha um tema claro. Por exemplo, se a sua decoração for chique, você pode escolher flores, arcos, corações e elementos alusivos a este estilo. Porém, caso opte por um estilo barroco, é melhor escolher desenhos ornamentais bem detalhados.
  3. As cores são muito importantes. Existem estampas que têm um fundo unicolor e ornamentos em branco, preto, prata, bronze ou ouro. É preciso saber escolher. Por exemplo, se não tivermos tons metálicos em nossa sala, podemos colocar um papel de parede que tenha. Desta forma, vamos destacar ainda mais o espaço e tudo ficará muito mais harmonioso e completo.
  4. Se você colocar um papel de parede com um desenho específico, deve incluir na decoração vários elementos unicolores e também com um desenho similar ao papel de parede. Desta forma, os diferentes elementos conseguirão se combinar com facilidade.
  5. Se você costuma ficar entediado rapidamente com a decoração de seu interior, é melhor colocar o papel de parede em uma única parede. Desta forma, será mais fácil renová-lo ou removê-lo completamente.
  6. O custo dependerá das características do papel de parede em si; se ele tem ou não relevo, o tipo de estampa (mais ou menos elaborada), forma de instalação (autoadesivo, vinilizado, etc).

Ideias de usos do papel de parede em cada cômodo da casa

Usos do papel de parede

O papel de parede pode vir com desenhos já estabelecidos ou, se você quiser, pode enviar para imprimir os que preferir, contanto que você forneça ao projetista uma fotografia ou uma imagem em alta resolução. A ideia é que você se sinta confortável ao incorporá-lo na decoração de sua casa.

Quartos

Formas de usar o papel de parede no quarto

O quarto é o lugar mais importante da casa, pois é nele que você tira seu tempo para descansar e se afastar dos problemas da vida cotidiana. Você pode usar tons claros para proporcionar uma sensação de harmonia, paz e tranquilidade.

Se preferir, você pode usar alguns desenhos com flores e galhos para proporcionar um estilo mais country. Por outro lado, você pode colocar um papel de parede de tijolos, para gerar uma sensação de cabana.

Quarto das crianças

Papel de parede no quarto das crianças

As crianças são o futuro da casa, então você tem que aprender a adaptar os espaços para que elas possam se desenvolver com facilidade. É preciso ter criatividade, sagacidade e, acima de tudo, muita astúcia quando se trata de tirar proveito do espaço e colocar sua imaginação em prática. As crianças vão adorar que você decore o quarto delas com toques de cor, portanto, o papel de parede deve ter temas que as agradem.

hall

Papel de parede para decorar

O hall é a parte interior da casa que percebemos à primeira vista, logo quando entramos. Neste cômodo, temos que tentar otimizar o espaço e dar a sensação de amplitude sem sobrecarregá-lo. Para isso, podemos optar por um papel de parede que tenha cores claras, de preferência de estilo minimalista. As flores com traços finos e simples são garantia de sucesso.

Leia também: 5 maneiras diferentes de fazer flores de materiais diferentes para decorar

Sala de estar

Papel de parede na sala de estar

A sala é importante porque é o espaço onde recebemos as visitas ou organizamos reuniões familiares. Neste cômodo, você pode dar um toque mais elegante para capturar melhor a atenção. Use tons claros ou escuros. Você também pode adicionar algumas estampas com ramificações. Você decide se quer algo mais casual ou clássico.

Sala de jantar

Papel de parede na sala de jantar

A hora do jantar é primordial e não há nada melhor do que se sentir confortável com o espaço enquanto desfruta da refeição. Você pode usar desenhos em tons pastéis e formas para decorar a sala de jantar. Você pode até colocar um papel com uma paisagem para dar um toque ainda melhor.

Cozinha

Parede texturizada na cozinha

A cozinha é um dos espaços mais habitados, considerando que, só para dar uma olhadinha na geladeira, entramos nesse cômodo várias vezes ao dia. Recomendamos que você dê um toque vintage e rústico para a cozinha com papéis de parede com temas de pedra ou tijolo.

Banheiro

Papel de parede no banheiro

O papel de parede serve para decorar de acordo com o gosto de cada pessoa. Aqui, o banheiro pode ser decorado com ramos de flores ou cores claras, tudo dependerá do seu gosto.

Estampas personalizadas

Papel de parede para decorar a casa

Hoje em dia existem empresas ou agências publicitárias responsáveis ​​pela impressão de grandes murais a preços acessíveis. E por que não? Você pode procurar uma maneira de dar uma aparência melhor à sua casa com os desenhos que mais lhe agradam, sejam eles sobre a natureza ou de seu videogame favorito.

Com a ajuda da criatividade, podemos demonstrar que nossas ideias não têm limites, mas cabe a nós explorá-las para dar um aspecto melhor ao ambiente em que vivemos. Como mencionamos anteriormente, atualmente há uma infinidade de maneiras de se adaptar e decorar, temos apenas que estar prontos para aplicá-las aos espaços da maneira que mais nos agrada.

Recomendados para você