12 trabalhos manuais para decorar seus espaços

A seguir vamos apresentar alguns trabalhos manuais para decorar os espaços da sua casa de uma maneira simples, rápida e, certamente, muito original. Confira!

Felizmente, hoje em dia não existe tanta insegurança na hora de ser criativo e se dedicar a trabalhos manuais para decorar os espaços da casa. Em especial, graças à difusão e popularização dos tutoriais disponíveis na internet.

O que é preciso é ver além do plano, aproveitar os objetos e não se limitar ao uso tradicional dos mesmos. Afinal de contas, personalizar a casa está em nossas mãos.

Claro que devemos procurar ir além da nossa zona de conforto. Isso não significa que devemos sair do orçamento, pelo contrário, podemos economizar muito mais se nos aventurarmos a procurar ideias que nos permitam aproveitar as coisas que já temos e customizá-las com pouco esforço.

A seguir, mostraremos diferentes ideias para a sua casa. Elas o ajudarão a se inspirar, dar um ar novo ao lar e, certamente, permitirão que você explore suas habilidades e deixe fluir toda a sua criatividade para assim conseguir que cada espaço do seu lar seja original e bonito.

Ideias de trabalhos manuais para decorar seus cômodos

1. Com luminárias

Luminária diferente

As luminárias, em geral, costumam criar um ambiente mais agradável nos lugares onde são colocadas. O mais simples para conseguir uma iluminação agradável e original é fazer uma luminária de papel decorado conforme seu gosto.

Recorte o papel de seda em círculos ou formando figuras geométricas, cole sobre a luminária de papel. Fique ciente de que, dependendo das cores que você escolher, irá obter uma iluminação com esses tons.

2. Decore sua cama

A cama geralmente é o centro da atenção do quarto. Atualmente estão na moda as cabeceiras de madeira. Se não quiser uma desse tipo, você pode pintar a parede para que dê vida à cabeceira.

3. Escadas antigas

Escadas para decorar a casa

Os trabalhos manuais para decorar a casa também nos permitem resgatar certos elementos que geralmente deixamos cair em desuso e colocamos num canto. Para não perder esse tipo de objetos, vamos propor que você os tire do armário onde estão ocupando espaço sem necessidade e dê a eles uma nova utilidade.

Neste caso, você pode usar aquela escada velha que não usa e restaurá-la com uma pintura em spray e verniz. Elas podem servir tanto como cabides para roupas quanto como estantes para colocar objetos decorativos de vários tipos.

4. Caixas e imagens no banheiro

Independentemente do tamanho que o nosso banheiro tenha, podemos adaptar as caixas e quadros com imagens de diferentes temas, levando em conta nosso estilo de decoração preferido. O bom desse tipo de elemento é que podemos renová-lo quantas vezes quisermos.

5. Latas e potes

Potes para decorar a casa

Reutilize as embalagens, latas e potes. De plástico, vidro, alumínio, etc. Uma ótima maneira de decorar a cozinha é reutilizando as embalagens que já não são mais úteis. Você pode usá-las para guardar os utensílios de cozinha de uma forma muito mais organizada e agradável para a visão (sem deixar de lado a praticidade): as colheres de pau, as facas mais afiadas, etc.

6. Organizadores

A decoração da sala é a mais importante, já que é nesse espaço onde recebemos nossos familiares, amigos ou conhecidos e onde passamos a maior parte do tempo.

Um organizador dará mais vida a um canto da sua sala. Nesse espaço você poderá colocar em ordem todos os seus livros, revistas, plantas pequenas e outros acessórios. O melhor é que esse tipo de móvel é muito fácil de mover, limpar, trocar de lugar; o que lhe proporciona total comodidade.

7. Fotografias e imagens

Este tipo de trabalho manual realizado com fotografia geralmente é usado para decorar muitos espaços na parte interior da nossa casa. Existe um grande número de possibilidade de trabalhos manuais para decorar com fotos, desde colagens até enquadrá-las em diferentes porta-retratos.

Lembre-se de que as fotografias são muito importantes, porque nelas revivemos diferentes momentos importantes em nossa vida, e refletem nossas preferências ou até nossa personalidade.

8. Fios

Para criar texturas com fios, você vai precisar de uma placa, pregos, martelo e tesoura. Em primeiro lugar, prenda os pregos formando uma linha vertical. Você deve ter muito cuidado para que eles fiquem sempre na mesma distância uns dos outros. Depois, use os fios coloridos passando pelos pregos até que fiquem do seu agrado.

9. Quadro negro

Quadro negro

Há muitas ideias para decorar nossas paredes com quadros negros, e atualmente encontramos diferentes cores, visto que eles não se limitam apenas aos típicos quadros negros. Você pode usá-los na cozinha para anotar receitas ou a lista de compra, no escritório para fazer um calendário ou simplesmente utilizá-lo para deixar mensagens divertidas.

10. Cabideiro de árvore

Os cabideiros não precisam ser necessariamente o típico poste com braços que se deixa em um canto. Também é possível pintar em uma das paredes e colocar uns bons ganchos para aproveitar melhor o espaço e brincar com nossa criatividade. Por exemplo, podemos pintar uma árvore. Esse é um estilo muito prático.

11. Marcador para personalizar

Dê vida à sua louça sem cor com marcadores de cores diferentes. Pinte figuras, palavras ou desenhos que você mais goste. Dê asas à sua imaginação e não tenha medo de incluir outras cores além do preto.

12. Pneus

Pneus coloridos na decoração

Uma boa opção é fazer um banco ou cadeira pequena com a ajuda de um pneu e materiais reciclados. Além de ser muito simples e rápido de confeccionar, você pode decorar os bancos com diferentes tipos de materiais de acordo com o que planejou.

Há centenas de trabalhos manuais para decorar nossa casa e criar estilos únicos. Tudo se trata de se deixar levar um pouco e ser inteligente em relação aos objetos. Ouse e consiga a casa original que você tanto deseja!

Recomendados para você