Decoração vintage com móveis reciclados

30 de abril de 2018
Descubra a seguir no que consiste a decoração vintage de objetos reciclados para que você possa aproveitar ao máximo o potencial do que tem em casa em desuso.

A decoração vintage com móveis reciclados está na moda. As pessoas aproveitam objetos antigos e os reciclam. Desta forma, é possível converter um descarte antigo em algo útil e pelo qual pode se economizar bastante dinheiro.

O que é reciclagem?

Reciclar é reaproveitar materiais que iam ser descartados ou que estão em desuso para conseguir uma peça nova.

Vantagens:

  • Prolongar a vida útil do objeto.
  • Utilização de menos matéria prima.
  • Diminuição da quantidade de lixo.
  • Evita esgotar os recursos naturais do planeta.

O que é vintage?

A palavra vem do francês, vingt (vinte) e age (anos). Este termo era utilizado especialmente para se referir aos objetos da década dos anos vinte. Atualmente, este conceito está relacionado aos objetos que inspiram nostalgia e sensibilidade.

Por isso, a reciclagem de objetos antigos nos permite recriar essa sensação em um móvel específico.

A seguir, trazemos algumas ideias para criar objetos e conseguir um espaço (ou vários) com uma decoração vintage com móveis reciclados:

Dicas de móveis reciclados para uma decoração vintage

1. Malas antigas

Malas antigas para uma decoração vintage

Se você tem malas velhas, pode criar mesas de cabeceiras espetaculares. Por serem rígidas e geralmente de couro, você pode lustrá-las bem e colocar uma encima da outra. Muito melhor se forem de diferentes tamanhos e cores.

Em cima você pode colocar uma luminária e algumas fotos. O resultado será um aconchegante e único

Leia também: 5 lindas ideias de móveis reciclados que você vai adorar

2. Armários

Os móveis antigos têm a característica de serem de ótima qualidade. Se forem de madeira, esta costuma ser densa. Embora tenham saído de moda por seu aspecto, esses móveis são peças únicas, resistentes e duradouras. Para aproveitá-los, podemos reciclá-los através de diferentes técnicas.

Geralmente costuma-se pintar a madeira com efeito envelhecido em cores diferentes da original. Por exemplo, se a madeira do móvel era marrom, para dar um aspecto mais moderno, pode-se aplicar uma cor mostarda, água-marinha, laranja, etc.

As cores claras e os tons pastéis são outra opção muito atrativa para os móveis de uma decoração vintage. Além disso, as cores claras fazem com que os móveis pareçam mais espaçosos e versáteis.

3. Máquinas de costura, um clássico em móveis reciclados na decoração vintage

Máquinas de costura para uma decoração vintage

As máquinas de costura antigas têm pés de ferro trabalhados. Você pode pintá-los de alguma cor ocre ou tonalidade dourada, ou mesmo aplicar algum produto tonalizador que impeça sua oxidação. 

Por terem uma parte de madeira com uma caixa, você pode pintar ou envernizar. A parte superior plana pode ser usada para colocar livros, fotos, enfeites… ambos os lados têm gavetas pequenas muito úteis para guardar coisas.

4. Cadeiras antigas

Você pode transformar uma cadeira esquecida e em desuso em uma pequena poltrona individual de leitura. Por serem maiores do que as cadeiras que temos agora, costumam ser consideravelmente mais confortáveis.

Se tiverem pés de madeira, você pode envernizá-los e estofar o resto com algum tecido liso de cor ocre ou pastel. Para finalizar, você pode colocar uma almofada branca com rendas.

O importante é que, uma vez que reciclemos nossas peças, as incorporemos ao resto da decoração. Dessa forma, é importante lhes dar uso e desfrutar delas. Não há porque deixá-las em um canto sem usar.

5. Molduras de fotos

Molduras de fotos na decoração vintage

Antigamente, costumava-se colocar as fotos em molduras grandes e muito bem ornamentadas. Em geral, essas fotografias eram pregadas na parede.

Para aproveitá-las e lhes dar um novo ar, você pode tirar a armação (tendo previamente removido a fotografia para evitar danificá-la), lixá-la suavemente, e uma vez removido o pó, você pode pintar da cor da sua preferência.

Há pessoas que aproveitam essas molduras para espelhos ao invés de fotografias, outros para pinturas modernas ou posters. Tudo depende do gosto e da sala de cada um.

6. Baús antigos

Os baús antigos são peças muito apreciadas dentro da categoria de móveis reciclados na decoração vintage. Por quê? Porque são muito fáceis de adaptar e reutilizar.

Se seu aspecto atual não nos convence, uma boa ideia é limpá-lo e poli-los com um bom polidor de madeira para que fiquem como novos.

Outra opção é colocar por cima uma manta bonita, de alguma cor viva, que faça contraste com a cor da madeira e que proporcione um toque mais jovial.

7. Carretéis de cabos

Decoração vintage com carreteis de cabos

Antes, os cabos eram enrolados em grandes carretéis de madeira. Se você conseguir um, pode transformá-lo em uma mesinha de jardim muito simpática e original.

Primeiro, você deve lixá-lo bem, já que, em geral, tem farpas de madeira. Depois, você pode pintá-lo com base verde, por exemplo. Na parte superior você pode colocar flores de várias cores.

No centro há um furo não muito grande, você pode tampá-lo colocando um vaso com flores ou com um minijardim.

Pode te interessar: 5 maneiras diferentes de fazer flores de materiais diferentes para decorar

8. Uma porta

Ás vezes, mudamos as portas da casa e não sabemos o que fazer com as antigas. Não precisamos descartá-las, muitas vezes, elas podem ser reutilizadas e convertidas em uma mesinha, ou em uma mesa para a sala de jantar.

A única coisa que você precisa fazer é retirar os elementos metálicos, cortá-las o quanto desejarmos, lixá-las e poli-las. Depois, pintá-las com alguma cor incomum e adicionar as peças de nossa preferência.

As portas são maciças, algo que pode ser aproveitado para obter um móvel de grande estabilidade e durabilidade. Lembre-se de que os móveis reciclados nos permitem explorar diferentes alternativas e técnicas.

Não é necessário ficarem perfeitos. Muitas vezes, é necessário que fiquem um pouco imperfeitos para que pareçam modernos e frescos.

  • Eeckhout, P. (2003). Diseño arquitectónico, patrones de ocupación y formas de poder en Pachacamac, Costa central del Perú. Revista Española de Antropología Americana. https://doi.org/-.

  • Barlach, L., & Santos, L. P. dos. (2015). A INOVAÇÃO CONFRONTADA COM AS TENDÊNCIAS VINTAGE E RETRÔ: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DA LINHA BRANCA. Review of Administration and Innovation – RAI. https://doi.org/10.11606/rai.v12i2.100341.

  • Nutsch, W. (1996). Tecnología de la madera y del mueble.