5 lindas ideias de móveis reciclados que você vai adorar

Gavetas, paletes, madeira, e até barris podem fazer uma peça perfeita de mobiliário para qualquer espaço em sua casa. Você duvida disso? Aqui deixamos algumas sugestões para inovar na decoração.

Muitas vezes temos a solução diante dos nossos olhos e não a vemos. Nós não percebemos que, em vez de jogar fora aqueles objetos não utilizados que tanto nos incomodam, podemos reciclá-los.

Para ajudar você neste processo de decoração com materiais velhos, oferecemos-lhe algumas ideias inovadoras de mobiliário reciclado. Não são nada confusas e permitirão que você economize algum dinheiro sem perder o estilo, em absoluto.

5 ideias maravilhosas de móveis reciclados

1. Estantes com caixas de frutas

Ideia de móveis reciclados: mesinha

Faça uma visita ao supermercado ou uma mercearia e peça-lhes as gavetas que sobraram. Com esses simples retângulos de madeira você pode criar uma prateleira fenomenal. Você só precisa seguir estes passos bem simples:

  1. Pegue 6 ou 9 gavetas de frutas e pinte-as na cor que você goste. Se  fizer isso de uma maneira rústica e não ficarem completamente arrumadas, muito melhor.
  2. Com duas madeiras mais compridas, se as tiver, crie duas travessas para colocá-las como encosto das prateleiras, e dê maior estabilidade ao móvel.
  3. Prenda as gavetas com os parafusos juntos e também nas travessas.
  4. Você pode adicionar rodas e alças nos lados para torná-la portátil, mas esta última etapa é opcional.

Uma última recomendação: você não precisa necessariamente fazer prateleiras de duas ou três caixas de largura por duas ou três caixas de altura. Você pode variar a altura das colunas; isso fornecerá ainda mais estilo ao seu novo móvel reciclado.

Você quer saber mais? Decoração estilo vintage: saiba como aplicá-la em sua casa

2. Mesa de café com paletes

As paletes são um convite ao trabalho, para pessoas criativas. Se você encontrar um jogado fora, em questão de minutos você encontrará um uso para ele, e o levará para casa.

Neste caso, nós lhes dizemos como fazer uma mesa bonita e simples para sua sala de estar:

  1. O primeiro passo será remover as impurezas e, se desejar, envernize ou pinte o palete.
  2. Em seguida, você deve cortar pedaços de madeira para fazer as pernas, da altura que for conveniente para você. Se conseguir pernas de ferro, parabéns. Estas fornecem um tom industrial e rústico, muito favorável.
  3. Aparafuse-as na palete. É aconselhável colocar um parafuso de madeira longo em um lado, e dois na parte superior.
  4. Coloque um vidro na parte superior, ou use madeira para preencher os espaços livres entre uma tábua e outra.

Outra alternativa é usar blocos de paletes para colocá-los entre a parte superior e o vidro. Desta forma, a mesa ficará uniforme e também mais alta.

3. Móvel para bebidas com um barrilMóveis reciclados para guardar vinhos

Um barril redesenhado para colocar suas bebidas dará um toque exclusivo a sua sala de estar. Ele combinará perfeitamente, se você tiver outros móveis de madeira, especialmente se são de tons escuros.

Para criá-lo, siga os seguintes passos:

  1. Pegue um barril sem uso, e restaure-o: lixe as imperfeições e o envernize ou pinte.
  2. Em seguida, corte um dos lados, deixando cerca de 20 ou 30 centímetros, de acordo com a altura do barril, na parte inferior e superior. Você pode deixar essa parte aberta, ou usar as madeiras que você cortou como portas, colocando dobradiças dos dois lados.
  3. Coloque uma estante de madeira no meio do móvel que servirá de divisor; isso permitirá que você aproveite melhor o seu espaço.
  4. Deixe a tampa do barril fixa, para usar para apoiar as garrafas abertas e os copos.

4. Móveis suspensos com madeira

No caso de você encontrar um canto da casa que careça de ‘algo’, deve considerar esta alternativa. Pegue um pedaço de madeira e deixe-o bem limpo e polido, e com uma camada de verniz.

Em seguida, coloque um suporte no teto com um gancho em forma de S, a partir do qual você possa amarrar as cordas com um nó firme e consistente. Estas vão cair na forma de um balanço e vão se juntar ao pedaço de madeira através de quatro furos neste. Mais uma vez, haverá quatro nós no fundo da madeira que servirão de apoio.

Lembre-se de não colocar móveis de vidro ou porcelana nesta peça de mobília. Da mesma forma, tente deixá-la em uma área da casa onde as correntes de vento não sejam abundantes; Embora extremamente vistoso, logicamente será bastante instável.

Não sabia? 5 soluções caseiras para dar brilho aos móveis e pisos de madeira

5. Sapateira com uma escada Móveis reciclados

Se você for como a maioria dos mortais e tira os sapatos das caixas, deixando  jogados por toda a casa, aqui está a solução para o seu sofrimento. Com uma velha escada e alguma madeira, que servirá de prateleira, você terá tudo resolvido.

Tal como acontece com as ideias de móveis reciclados acima, você pode usar tinta colorida, verniz, e técnicas diferentes para dar o seu toque pessoal a esta nova sapateira.

Além de ser muito simples, esta ideia será muito prática para você. Por um lado, porque é fácil de usar e você vai encontrar imediatamente qualquer sapato que esteja procurando; por outro, permitirá que você guarde ali, praticamente tudo o que quiser. Como resultado, seu quarto ficará muito maior e mais organizado.

Você já tem as ideias de móveis reciclados, só precisa planejar o que deseja, conseguir os materiais, e as mãos à obra. Alguma ajuda pode vir a calhar; além do mais, você receberá uma segunda opinião que pode dar sugestões muito valiosas. Chegou a de reutilizar!

Recomendados para você