Faça um bom canto de leitura para as crianças?

16 de março de 2019
Veja como criar um canto de leitura para as crianças, para que elas possam passar o seu tempo ali confortavelmente, e deixar a imaginação correr solta.

Um canto de leitura para crianças é um espaço projetado para conforto, criatividade, reflexão e imaginação. E diferentemente do que você pensa, não é necessário ter mobília de luxo, mas reunir os elementos necessários para convidar a criança a ler tranquilamente por algum tempo. O importante é promover o hábito da leitura.

Características de um canto de leitura para crianças

Um bom canto de leitura para crianças tem que ter iluminação apropriada. Idealmente, coloque-o perto de uma fonte de luz natural (geralmente uma janela) e coloque um abajur auxiliar com uma lâmpada que emita luz branca. Quanto à lâmpada principal na sala, esta pode ser de luz amarela, que é a mais comum.

Agora, essa lâmpada deve ser colocada no lugar onde o leitor estará: pode ser uma mesa, escrivaninha, ou até mesmo uma poltrona. O importante é que a lâmpada ilumine o livro de cima para baixo, para que a criança não precise forçar os olhos, especialmente à noite. Afinal, a iluminação é o que permite que o pequeno aproveite a atividade.

Características de um canto de leitura para crianças

Independentemente da largura da sala, é essencial colocar uma prateleira. Não é necessário preenchê-la completamente, especialmente se as crianças estiverem dando os primeiros passos na leitura. De fato, recomenda-se deixá-la o mais livre possível, para que o pequeno seja encorajado a adicionar os livros de sua preferência.

A prateleira pode ser uma peça de mobília separada, ou uma série de prateleiras. A verdade é que este é um elemento que chamará a atenção de quem entrar neste espaço. Por isso vale a pena fazer um esforço para torná-lo bonito e criativo.

Leia também: Educar não é criar, mas sim ajudar as crianças a criarem a si mesmas.

Livros que pode escolher para o canto de leitura

Em relação à seleção inicial de livros, recomendamos que você esteja bem informado sobre as propostas mais adequadas de acordo com a idade da criança. Além disso, não se apresse em comprar as últimas novidades do momento: os bestsellers mais vendidos não devem compor 90% ou 100% das leituras. Seja variado, procure uma edição infantil de um clássico, incluindo livros com ilustrações, histórias e romances de um gênero que desperte sua curiosidade: aventura, fantasia ou ficção científica, entre outros.

Acredite ou não, um bom canto de leitura para crianças requer pelo menos uma pequena superfície firme para se apoiar. Não há necessidade de colocar uma mesa grande, ou uma mesa de jantar para 4 pessoas. Uma pequena mesa e uma cadeira confortável será o suficiente. O objetivo desse elemento é convidar a criança, de maneira sutil, a captar por escrito o que mais chamou a atenção da leitura. Lembre-se de que ler e escrever são hábitos intimamente relacionados, e que valem a pena.

Acessórios que não deve deixar de colocar

Na mesa deve haver apenas um lápis, um caderno ou um bloco de desenho, e uma caixa de lápis de cor. Dessa forma, se a criança quiser ler na mesa, pode colocá-los de lado, sem causar nenhum obstáculo. E se, pelo contrário, ela quiser desenhar ou escrever, terá o que precisa em mãos. Não se esqueça de incluir o abajur. Para tornar esta ferramenta ainda mais conveniente, podemos comprar um portátil, para que a criança possa colocá-lo no local que melhor lhe convier.

A última característica fundamental de um bom canto de leitura para as crianças é a cadeira ou poltrona. Antes de ser bonita, uma cadeira sempre tem que ser confortável; isto é, deve permitir que o pescoço e as costas da criança repousem adequadamente, para que possam descansar durante a leitura; Também tem que ser suficientemente suave para proporcionar conforto por períodos de tempo relativamente longos. E sim, podemos adicionar uma almofada macia e um cobertor (ou ambos).

As paredes devem ser decoradas? De preferência não. A ideia não é permitir que o canto se torne um acúmulo de acessórios. Lembre-se de que você precisa deixar espaço para a mente vagar e refletir livremente. Colocar muitos estímulos visuais aqui e ali apenas sobrecarregará a criança. Por isso, é melhor evitar decorar as paredes, tanto quanto possível.

E os brinquedos?

É preferível não colocar brinquedos à vista em um canto de leitura para crianças, pois eles podem distraí-las facilmente. Embora você possa colocar uma pequena caixa ou um baú com brinquedos para que as crianças possam recriar o universo de suas leituras e se divertir. Claro, você sempre pode deixar alguns brinquedos do lado de fora, como decoração. Não vá a extremos.

Mãe e filha no canto de leitura

Os principais acessórios para o conforto

  • Puffs
  • Almofadas
  • Cobertores
  • Carpete

Pode lhe interessar: Acessórios para a sala: aprenda a fazê-los com alguns passos simples.

Em resumo, para que o canto de leitura das crianças seja perfeito, o importante é aproveitar o espaço disponível, destacar a estante, e fornecer um assento confortável. Não se apresse em decorar o espaço para de início, e revise várias fontes para avaliar várias opções, e adaptá-las ao que considera mais conveniente.

Por outro lado, se seu filho tiver idade suficiente não hesite em fazê-lo se sentir parte da criação desse espaço. Desta forma, você irá encorajá-lo a apreciá-lo desde o início.