Ideias para aproveitar cadernos velhos

· 28 de maio de 2018
A seguir comentaremos algumas ideias para que possa aproveitar os cadernos velhos que você tem guardados pela casa e que ainda têm utilidade.

Você costuma jogar fora os cadernos velhos que tem em casa? Não sabe como aproveitar essas folhas de papel que não foram usadas? Nestes tempos de crise ecológica é muito importante procurar aproveitar ao máximo todos os materiais que ainda têm potencial para algo e podem servir para outras finalidades.

Apesar de termos nos acostumado a comprar materiais novos depois do fim do ano escolar, a tendência de reciclar está nos convidando a ser mais conscientes quando nos sobra algum papel ou, quando queremos evitar recarregar a mochila de nossos pequenos com mais cadernos do que os necessários.

De fato, esta prática é uma boa forma de economizar dinheiro e fomentar a consciência ecológica nas crianças. Não é necessário investir muito tempo e pode-se ter em conta como uma atividade familiar.

Mãos à obra! Com certeza você se encantará em saber tudo o que pode fazer para reutilizar os cadernos velhos.

Anuário escolar

Faça blocos de notas com pos cadernos velhos

Quem disse que um anuário escolar deve ser formal e adquirido somente em lojas? É certo que há apresentações muito bonitas que chamam muito a atenção. Porém, as ideias alternativas estão entrando na moda, especialmente para incentivar a reciclagem.

Os cadernos velhos de estudo, ainda quando têm algo escrito ou desenhos nas folhas, podem ser uma grande opção para fazer um simpático anuário personalizado.

Só deve distribuir as fotos do ano escolar do seu filho em cada uma das páginas. Cole-as bem e, se gostar, decore nos arredores com lápis de cor.

Recomendamos ler: 12 trabalhos manuais para decorar seus espaços

Livro de receitas

Já não é necessário comprar uma agenda para guardar as receitas que vão saindo em jornais e revistas. A criatividade permite aproveitar materiais que estão em desuso, como os cadernos velhos, para fazer livros de receitas e outras questões da casa.

As folhas escritas podem ser usadas para colar as receitas que recorta de revistas, jornais, etc. Se o caderno tiver folhas limpas, pode usá-las para anotar algo relacionado às receitas. Por exemplo: observações pessoais, variações que inventou, etc.

Livro da amizade

Aproveite para enfeitar os cadernos velhos

A maioria dos cadernos velhos ficam esquecidos nos armários de casa. Que tal se propor aos seus filhos que façam um livro da amizade? Não é caro e é uma atividade muito bonita para que compartilhe com seus amigos.

O livro pode ser feito de muitas maneiras, de acordo com nossas preferências. Pode reunir as folhas limpas de vários cadernos novos e fazer uma mini agenda personalizada (bullet journal) que inclua lembranças, planos, ideias divertidas para compartilhar, etc.

Também pode simplesmente decorar as folhas restantes dos cadernos para enche-los com assinaturas e mensagens de seus amigos mais próximos. O resultado será um compêndio de bons desejos e frases divertidas.

Leia também: Perder uma amizade pode doer tanto quanto terminar uma relação

De cadernos velhos a blocos de notas

As folhas limpas dos cadernos, ou inclusive a parte limpa das xerox que você tira, são úteis para fazer um bloco de notas para o quarto de estudos, o escritório ou a cozinha.

Corte as folhas do tamanho que preferir, empilhe uma sobre a outra e una-as com grampos em uma de suas esquinas. Use o papel para fazer anotações importantes.

De cadernos velhos a novos

Aproveitar cadernos velhos para fazer cadernos novos

Podemos transformar os cadernos velhos em novos em um abrir e fechar de olhos. Considerando a importância de reciclar o papel, existem múltiplos tutoriais disponíveis online para fazer isso.

A ideia é basicamente reunir as folhas de papel que não foram usadas em vários cadernos e, depois, colocar nelas uma pasta em bom estado ou similar.

  • Se você tem cadernos com espiral é muito mais simples. Retire a espiral, pegue as folhas limpas, organize-as e encaderne-as de novo dentro de uma capa apropriada (pode ser de outro caderno ou uma feita em casa com cartolina ou papelão).
  • Se os cadernos são costurados ou grampeados, tire as folhas limpas com cuidado e una-as com um pouco de fio ou um arame fino. O desenho da frente pode ficar por conta da sua criatividade.

Reciclar papel em casa

Ambos os lados da folha de papel estão cheios de escritos? Parece que não há modo de reutilizá-los? Se as ideias anteriores não o convencem, tente provar o seguinte método para reciclar o papel em casa:

Corte as folhas de papel em pedaços pequenos e mergulhe-as em um recipiente com água quente. Quando estiverem bem empapadas, adicione pequenas porções no liquidificador e processe até obter uma pasta homogênea e suave.

Coloque a mistura em uma moldura para escorrer os excessos de água e, quando secar, transfira para um pano de algodão. O papel que obterá como resultado não será completamente branco e nem liso, mas terá um aspecto artesanal. Pode-se colorir a mistura com algumas gotas de corante vegetal.

O papel reciclado em casa é perfeito para preparar diversos artesanatos e também é ideal para o uso das crianças menores ou para fazer anotações rápidas.

Tem outras ideias para reutilizar os cadernos? Convidamos você a pôr sua imaginação e sua destreza manual à prova para aproveitar esses cadernos velhos que ainda têm vida útil. Boa sorte!