Iluminar espaços escuros sem eletricidade: 5 dicas!

19 de junho de 2019
A necessidade de economizar eletricidade aumentou nos últimos anos. Por essa razão, é conveniente aprender alguns truques para iluminar os espaços escuros sem usar energia elétrica.

Nesta oportunidade, compilamos uma série de dicas que lhe ensinarão a iluminar espaços escuros sem a necessidade de usar lâmpadas ou outras instalações de luz artificial. Com alguns aspectos básicos da decoração, você pode obter esse efeito mesmo que as fontes de luz natural sejam limitadas. Coloque em prática!

Dicas para iluminar espaços escuros sem usar energia elétrica

Garantir a iluminação de todos os espaços da casa é essencial para manter um ambiente calmo e confortável. No entanto, iluminar espaços escuros pode ser tedioso e, muitas vezes, caro. Felizmente, existem alguns truques para iluminar essas áreas da casa sem ter que recorrer à energia elétrica. Anote!

  1. Escolha cores claras

Decoração com cores claras

Um dos melhores truques para iluminar espaços fechados é usar cores claras, como branco ou cores pastéis. Essas tonalidades causam um efeito de luminosidade e amplitude nos cômodos; especialmente quando o tamanho deles é reduzido. Por outro lado, os tons escuros, se usados nesses locais, farão com que eles pareçam menores e com menos luz.

Portanto, é aconselhável que as paredes e os móveis tenham uma cor claraClaro, para não exagerar, você pode adicionar um pouco de cor através de acessórios ou móveis pequenos: almofadas, mesas baixas, tapetes e itens semelhantes.

Talvez você se interesse: 10 maneiras de desperdiçar energia elétrica sem perceber

  1. Coloque espelhos para iluminar espaços escuros

Os espelhos são ideais para aumentar a projeção de luz natural em espaços com pouca iluminação. Além disso, este elemento é um dos melhores acessórios para dar mais harmonia ao decorar. Por isso, o ideal é escolher um grande, com uma moldura de cor clara.

Se você está procurando um estilo diferente, você pode brincar com os desenhos. Isto é, em vez de colocar um único espelho grande, escolha fazer uma composição com vários pequenos espelhos. Você também pode localizar dois espelhos em áreas estratégicas. A coisa mais importante é que eles dão mais sensação de espaço e iluminação.

  1. Coloque portas de vidro

Você já pensou na troca de portas como uma solução para iluminar espaços escuros? Embora possa ser um pouco mais tedioso e caro, é perfeito para aqueles lugares onde as fontes de luz natural são mínimas. As portas de vidro permitem a passagem da luz das salas externas.

Em outras palavras, elas cumprem a função de uma janela, embora não haja nenhuma. A melhor parte é que existem várias alternativas: em vidro normal ou em vidro translúcidoComo o último pode ser um pouco mais caro, uma solução é usar uma cortina para que nada seja visto através do vidro.

  1. Opte por pisos resplandecentes

Pisos de madeira

Os pisos brilhantes estão na moda e são a escolha perfeita para iluminar espaços escuros em casa. Assim como as paredes e os móveis, opte por cores brancas e pastéis. Além disso, para maior clareza, é melhor escolher os materiais brilhantes.

Leia também: As melhores dicas para proteger os pisos de madeira

  1. Iluminar espaços escuros com uma claraboia

Você está comprometido em cuidar do meio ambiente e, portanto, está buscando soluções para evitar o uso máximo de eletricidade? Então tome nota desta ideia. Para iluminar espaços escuros em sua casa, você pode considerar a instalação de uma claraboia.

Trata-se nada mais e nada menos que um tipo de janela que é instalada no teto; o que facilita a passagem da luz natural. Na verdade, fornece tanta iluminação que não é necessário usar lâmpadas a maior parte do dia.

Em resumo…

Existem vários métodos disponíveis para iluminar espaços fechados e reduzir a necessidade de usar energia elétrica. Embora alguns exijam mais esforço do que outros, eles geralmente são úteis para obter aquele ar de claridade que essas áreas não possuem. O que acha de colocar essas dicas em prática? Se você conhece outros truques, não hesite em compartilhá-los conosco.