Faça essas perguntas antes de decorar um ambiente

· 15 de março de 2019
Antes de começar a alterar um ambiente em sua casa, é essencial fazer algumas perguntas para obter os melhores resultados. Tome nota dos conselhos a seguir.

Decorar um ambiente pode ser uma tarefa divertida, com muitos benefícios. Além de ser uma forma de entretenimento, ela é boa para cuidar da casa. Há pessoas que se preocupam mais com a estética, enquanto outras não ligam tanto. Se o seu objetivo for fazer uma mudança, continue lendo este artigo.

Ébom decorar um ambiente amplo

A seguir, vamos mostrar quais as perguntas que você deve fazer antes de começar a decorar, pois uma boa organização e um objetivo claro são essenciais para começar.

Não deixe de ler: Plantas de interior para decorar seus espaços

Estas são as perguntas que você deve fazer antes de decorar um ambiente

Pode ser que você tenha um dom natural, ou seja, pode ser que decorar seja uma das suas paixões e passatempos. Se você gosta de revistas de decorações, lojas de móveis e compra compulsivamente itens decorativos, esse artigo pode ajudar você a organizar melhor suas ideias.

Qual é o propósito do ambiente?

Essa, talvez, seja uma das primeiras perguntas que devemos fazer antes de começar a decorar. Pode parecer óbvio e básico, mas, muitas vezes, não pensamos realmente nas coisas que queremos fazer com o ambiente. Após identificar a atividade principal que será realizada no local, você poderá pensar melhor nos móveis e na sua distribuição.

Caso o ambiente seja suficientemente grande, você pode montá-lo e decorá-lo de maneira que ele sirva a mais de um propósito. Por exemplo, um dormitório com um canto pensado para a prática de atividades físicas.

A luz do ambiente

É importante saber se o ambiente recebe muitas horas de sol durante o dia, pois isso vai afetar a escolha dos móveis e das cores das paredes.

Por exemplo, se o quarto for quente e recebe muita luz solar, você pode acrescentar cores frias, cortinas e persianas para que, nos meses de mais calor, o ambiente fique mais agradável.

No entanto, se o ambiente a ser decorado não recebe muita luz, considere usar cores quentes, como o amarelo, o branco, e móveis de tons pastel para proporcionar mais claridade.

Quanto tempo você vai passar no ambiente?

Não gastamos tanto dinheiro em um ambiente que não será tão aproveitado ao longo do dia. Dito isso, a quantidade de horas que você vai passar em um determinado ambiente vai ajudar a definir seu investimento. Naturalmente, você não precisa gastar muito dinheiro em um ambiente que será usado ocasionalmente, como um segundo dormitório ou uma despensa.

Confira também: Como fazer de seu quarto um ambiente saudável?

Qual é a sua cor favorita?

A ideia não é pintar o ambiente com uma cor só, pois, mesmo que você goste muito dela, acabará enjoando. O melhor é combinar sua cor favorita com uma parede de outra cor, ou com tecidos coloridos, tapetes e cortinas de diferentes estilos e cores que combinem entre si.

Você também pode brincar com os móveis, que têm formas e cores perfeitamente adaptáveis.

Qual é a ideia que você quer usar para decorar um ambiente?

É importante saber o que queremos expressar com o ambiente no momento em que alguém passa pela porta. Uma sugestão é encontrar inspiração em cidades que você já visitou ou gosta.

As estações do ano ou temas naturais também são ótimas opções. Em casa, os móveis e a distribuição serão definidos com pequenos detalhes, de maneira sutil, refletindo a sua personalidade.

O que vai acontecer na casa nos próximos meses?

É importante saber se o ambiente redecorado permanecerá da mesma maneira por muito tempo, pois investir dinheiro e esforço em algo que pode não durar não vale a pena.

Se você estiver esperando um bebê ou, se um parente vier passar um tempo na sua casa, é importante modificar e decorar um ambiente da maneira que você deseja, de maneira prática e eficaz.

O que devo escolher para decorar um ambiente?

Basta olhar para saber o que pode ser incluído no ambiente e pensar, por exemplo, em móveis que podem ser necessários, como uma poltrona, uma cômoda ou um espelho de chão.

Escolha móveis vistosos ao decorar um ambiente

Dicas básicas para decorar melhor sua casa

A seguir, vamos passar algumas dicas para que você não tenha nenhum problema na sua próxima reforma.

  • Invista em móveis e peças de qualidade. Às vezes, o barato pode sair caro. Muitos móveis econômicos cumprem sua função, mas estragam com facilidade, causando frustrações.
  • No ambiente, encontre o ponto focal e use-o como o centro das atenções.
  • Evite bloquear as entradas e saídas com móveis.
  • Acrescente mesas e pontos de luz perto das poltronas.
  • Se você tiver móveis grandes, encontre outro ponto de atenção, com outro móvel igualmente grande.
  • Coloque as cadeiras e poltronas em espaços amplos para evitar que pareça uma superfície menor do que já é.

É importante analisar se essa série de perguntas pode ajudar a decorar um ambiente determinado, já que começar a fazer mudanças sem ter um objetivo claro em mente não é uma boa ideia.

Se você deseja decorar um ambiente na sua casa, use essas perguntas para obter os melhores resultados.