4 exercícios simples para aliviar a dor cervical

Ter má postura, estresse ou fazer um mau movimento pode causar dor cervical. Com estes exercícios, você pode sentir alívio quase imediato. Confira como é simples aliviar a dor cervical. 

A dor cervical é muito comum e desconfortável. Se você quer aliviá-las, deixamos algumas recomendações para que você consiga fazê-lo. Será tão simples como seguir esses exercícios que você pode fazer em casa. Tome nota deles!

A dor cervical pode apresentar diferentes graus de intensidade, tornando-se um verdadeiro incômodo até ao ponto em que não consegue suportar a dor.

É um mal-estar que está localizado na área cervical, isto é, na parte de trás do pescoço. A sensação é como ter uma dor latejante que se intensifica à medida que o tempo passa. Tudo isso faz com que acabemos por não descansar adequadamente.

Causas da dor cervical

Uma contratura cervical pode gerar dores de cabeça

Se você tem dor cervical e está se perguntando por que a possui, tome nota dessas causas e descubra qual corresponde aos seus motivos. Então, você pode tentar detê-los o mais rápido possível.

  1. Má postura. As más posturas podem se dar por vários motivos, incluindo por ter simplesmente o seu computador mal instalado.
  2. Estresse. O estresse, quer seja no trabalho, a pressão ou problemas pessoais, acaba gerando dor cervical.
  3. Como resultado de um movimento ruim. Se fizermos um movimento súbito ou um exercício de forma errada, também podemos ter dor cervical. Essas dores são cada vez mais frequentes devido à postura constante que adotamos quando usamos o celular ou o computador.

Veja também: problemas de saúde causados pelo uso do celular

Exercícios para aliviar a dor cervical

1. Rotação cervical

Mulher fazendo exercícios simples para aliviar a dor cervical

Aproveite sempre que puder para fazer este exercício. Para isso, o melhor é que se sente em uma posição correta, de tal forma que suas costas permaneçam retas e apoiadas no encosto.

Quanto aos braços, a melhor opção é ficarem nos lados, relaxados e suportados nas pernas. Traga o queixo para um dos seus ombros e vire a cabeça para um lado e para o outro. Faça várias repetições, pelo menos 5 vezes por lado.

2. Flexão lateral

As flexões laterais servem para dar maior suporte às costas. Para fazê-las, você terá que apoiar-se em uma cadeira ou poltrona, tentando trazer sua orelha até ao ombro.

Para fazer este movimento você terá que colocar sua mão na cabeça e você pode fazê-lo sem problemas, sem forçar o movimento. Repita este exercício com cada lado.

3. Mover para trás e para frente

Mulher com dor cervival

Os movimentos para trás e para frente também servirão para eliminar contraturas. Para fazê-lo corretamente você terá que colocar seu pescoço para trás, focando seu olhar em direção ao teto.

feito isso, e de forma suave, você terá que retornar à sua posição inicial e trazer o pescoço para baixo, tentando olhar para o chão.

Para executar este exercício corretamente, você deve relaxar o maxilar fazendo respirações lentas, e evitando dobrar mais a postura.

Você quer saber mais? 4 sinais de uma má circulação sanguínea

4. Tente relaxar os ombros ao máximo

Com os ombros, você terá que fazer movimentos circulares, de tal forma que você vai girando para fora ou para trás e também para a frente. Ao fazê-lo, não dobre suas costas e repita a série aproximadamente 10 vezes.

Desta forma, seus ombros serão liberados da tensão exercida e você poderá aliviar a carga.

Outras recomendações importantes

Massagens ajuda a aliviar a dor cervical

Além destes exercícios que servirão para fazer alongamentos que lhe permitirão ter sua cervical no melhor estado possível, existem outras opções para liberar tensão e relaxar os músculos. Por exemplo, uma boa alternativa é a Ioga.

Faça-se massagens. Nem sempre temos a opção de ir a um massagista profissional, mas se pudermos fazer massagens, será muito mais eficaz. Se você tem a opção de ir a um fisioterapeuta, melhor, mas se não puder, tente fazê-lo sozinho, pressionando a zona de tensão e massageando lentamente.

Aplique compressas quentes na área afetada ou aqueça com o próprio secador de cabelo.

Evite sobrecarregar os ombros com mais peso do que você deve transportar. Para isso, evite transportar sacos, bolsas, cargas pesadas, etc. No caso de você ter que pegar em peso, use a força das pernas e não das costas.

Recomendados para você