Descubra como tratar uma contratura cervical

26 Novembro, 2019
As contraturas cervicais são muito frequentes e são causadas pelo estresse, posturas ruins ou fraqueza muscular, entre muitas outras causas. Deseja descobrir como evitá-las?

Uma contratura cervical é um torcicolo dolorosoEssa área é muito delicada devido aos ligamentos e músculos envolvidos para que possamos nos mover e manter a cabeça firme.

Os músculos variam da cabeça e coluna cervical à clavícula, tórax e outras estruturas, formando um total de 20 músculos que permitem o movimento. Quando ocorre uma contratura cervical, os vasos sanguíneos que fornecem sangue são comprimidos. Como resultado, a entorse ou contratura piora.

Conheça: 3 posturas de ioga para relaxar a tensão cervical

Em geral, os músculos mais afetados são o trapézio e a escápula. Os sintomas variam de dor a dificuldade em virar o pescoço para o lado. Ocasionalmente, também podem ocorrer dores de cabeça, nos ombros e até nos braços.

Sofrer de contratura cervical pode ser muito comum. No entanto, tratá-la adequadamente será fundamental para evitar agravar o problema e prolongar o desconforto.

Com a ajuda do fisioterapeuta, uma contratura cervical pode ser resolvida de maneira eficaz e segura.

Sintomas de uma contratura cervical

Mulher com sinais de contratura cervical

Não é difícil diagnosticar uma contratura cervical, pois um dos sintomas é que há dor intensa na região do pescoço. Em algumas situações, é uma dor prolongada e em outras ocorre esporadicamente. Outros elementos que podemos considerar são:

  • Inchaço
  • Pontadas intensas
  • Sensação de formigamento
  • Presença de calor na área
  • Dor muscular
  • Para mover o pescoço, também é necessário mover o tronco devido à rigidez.

Na maioria dos casos, a contratura cervical não causa problemas graves. No entanto, é importante cuidar do desconforto a tempo para evitar efeitos colaterais ainda mais dolorosos.

O médico pode sugerir certos exames se você suspeitar de uma lesão mais perigosa. Esses exames podem ser:

  • Raio X.
  • Análise do sangue.
  • Eletromiografia (EMG).
  • Ressonância magnética (RM).
  • Tomografia computadorizada.

Causas

As contraturas cervicais não têm uma única causa. Nem ocorrem apenas em uma determinada população. Por ser um trauma muscular muito comum, existem certos fatores que aumentam o risco de sofrer com esse problema. Os mais frequentes incluem:

  • Uma sobrecarga de trabalho.
  • Fraqueza muscular.
  • Uso repetitivo dos músculos.
  • Posições forçadas onde o pescoço é usado por longos períodos.
  • Exposição constante a situações estressantes.

Como tratar uma contratura cervical?

Remédio para tratar uma contratura cervical

Em geral, para tratar uma contratura cervical é indicado tomar anti-inflamatórios orais e aplicar gelo ou compressas de água fria na área afetada por curtos períodos.

Isso para reduzir o inchaço e a dor. Em casos mais graves, é necessária a reabilitação através da fisioterapia.

Se nenhum dos itens acima funcionar para tratar uma contratura cervical, recomenda-se a aplicação de injeções de corticosteroides na área. Somente em casos crônicos é válida a cirurgia

Apenas para casos leves

Se o desconforto for leve, você pode seguir os seguintes exercícios de aquecimento que o farão relaxar os músculos e aliviar o desconforto. Para realizá-los, será essencial manter as costas retas e a respiração adequada.

Antes de realizá-los, é aconselhável informar o médico. Por outro lado, existem outras medidas para promover o alívio:

  • Pare de fazer qualquer atividade física por 3 dias.
  • Aplique uma massagem suave para gerar calor e acelerar o fluxo sanguíneo.
  • Mantenha uma dieta rica em nutrientes para se recuperar mais rapidamente.

Visite este artigo: Rotina de exercícios para fortalecer a cervical

Com uma vara

A seguir, descobriremos alguns exercícios que servirão como automassagem para combater os sintomas de uma contratura cervical.

Da esquerda para a direita

  • A primeira coisa que você precisa fazer é respirar profundamente e expirar lentamente. Levante-se e coloque as costas retas.
  • Pegue imediatamente a vara e coloque-a logo atrás da nuca, segure-a suavemente com as palmas das mãos.
  • Agora, lentamente, faça um movimento de balanço com a vara sem fazer muita pressão.
  • Em seguida, comece a mover a vara ao redor do pescoço, incluindo nas laterais.
  • Você também pode inclinar a cabeça para frente e para os lados.
  • Repita o movimento por 5 minutos.

Deslize e gire

  • Mantenha a posição anterior, mas agora deslize a vara para baixo, passando por todo o pescoço.
  • À medida que desliza, gire a vara para relaxar os músculos.
  • Em seguida, faça o mesmo com a lateral.
  • Repita por 5 minutos.

Como evitar essas contraturas?

Uma má postura ao dormir pode gerar contratura cervical

  • Evite posturas onde você force a extensão do pescoço.
  • Mude a posição constantemente.
  • Aumente a atividade física.
  • Não faça movimentos repentinos.
  • Não se esqueça de fazer exercícios de aquecimento antes de qualquer atividade.
  • A cada duas horas, estique as suas costas e o pescoço.
  • Durma com a postura correta.
  • As atividades como ioga e Pilates são muito benéficas para evitar essas contraturas. 
  • Coloque em prática os exercícios de relaxamento.

Um fisioterapeuta será a pessoa ideal para ajudá-lo a lidar com o problema e resolver a situação com segurança. Certifique-se de marcar uma consulta com o profissional e siga as instruções da primeira sessão.

No entanto, também recomendamos que você faça uma automassagem com relativa frequência caso você costume sofrer contraturas cervicais regularmente.

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