10 dicas para cuidar de móveis de madeira

7 de agosto de 2019
Móveis de madeira devem sempre parecer brilhantes, pois fazem parte da elegância de uma casa. É importante mantê-los impecáveis para que a sua beleza permaneça.

A mobília, é essencial em sua casa se você quiser dar a ela um toque de requinte e personalidade. Para cuidar dos móveis de madeira, convidamos você a seguir estas 10 dicas que apresentamos a seguir.

1. Limpe seus móveis de madeira todos os dias

Mesmo que você não veja, seus móveis acumulam sujeira todos os dias pela poeira. Cuidar os móveis de madeira significa limpá-los todos os dias. Se você permitir que a sujeira se acumule, elas podem opacar a madeira e inclusive formar manchas. Você não vai demorar muito para limpar superfícies secas para remover a poeira do dia.

2. Para cuidar de seus móveis de madeira, proteja-os do sol e da água

Cuidar de móveis de madeira protegendo-os do sol

Isso parece óbvio, mas com o passar do tempo o sol seca a madeira e faz com que ela encolha, causando rachaduras que então estragam a mobília. A água também faz com que a madeira se deforme.

No entanto, você não deve apenas protegê-los de que não se molhem mas também, de que o lugar onde se encontram não seja muito úmido. A umidade pode causar rachaduras e deformações na madeira.

3. Afaste-os de fontes de calor

A razão é muito simples e tem a ver com o que mencionamos na seção anterior. O calor fará com que a madeira encolha e estrague.

4. Mantenha-os longe do ar condicionado

Móveis de madeira também perdem o seu brilho natural se estiverem em contato permanente com o ar. Portanto, afaste-os de qualquer lugar onde haja ar condicionado ou correntes de ar constante.

Descubra: 5 ideias para reciclar móveis de madeira

5. Use produtos de limpeza sem amônia

Limpeza de móveis com produtos sem amônia

Leia atentamente os rótulos de produtos de limpeza de madeira e certifique-se de que não contenham amoníaco. Embora seja anunciado para limpar o mobiliário de madeira, a longo prazo, a amônia irá deteriorar os móveis, tirando o brilho e cor. Recomendamos que você opte por produtos de limpeza não abrasivos.

6. Use cera em pasta para cuidar de móveis de madeira

Primeiramente, certifique-se de remover todo o pó do seu móvel antes de aplicar a cera. Em seguida, aplique-a uniformemente usando um pano ou flanela de fibra. Se você fizer isso uma vez por semana, terá móveis com a aparência original por muitos anos.

7. Mova-os com muito cuidado

Quando você tiver que movê-los, é importante cuidar dos móveis de madeira. Ao transportá-los, faça-o com muito cuidado, pois um golpe pode “machucar” a madeira e causar rachaduras. Portanto, tenha cuidado para não fazer movimentos bruscos.

Lembre-se de que é mais conveniente carregá-los do que arrastá-los. Se o móvel for muito pesado, é melhor colocar rodinhas para evitar o perigo de bater em algo e riscá-lo.

8. Não coloque recipientes quentes sobre eles

Cuidado com os arranhões na madeira

Existem descansos para apoiar os recipientes quentes na mesa de madeira, porque se você os colocar diretamente, vão causar uma mancha no seu móvel. A menos que você lixe e envernize novamente a superfície danificada, a mancha não desaparecerá.

Mesmo quando você usar um isolante térmico, o calor passará por essa fibra e fará com que a madeira inche. Além disso, a madeira também pode descolorir, deformar ou amolecer e isso a deixará com manchas muito feias.

Leia este artigo: 8 soluções para os arranhões nos móveis de madeira

9. Limpe os derramamentos ou manchas imediatamente

Se você gosta de saborear um delicioso café e colocar a xícara na sua mesa de madeira, tenha cuidado. É preferível que você coloque um pires debaixo da xícara. Da mesma forma, se você tiver um pequeno acidente e derrames de café em sua mesa, limpe-o imediatamente. Porque cuidar de móveis de madeira significa evitar derrames de líquidos que possam manchá-los.

Se algum líquido for derramado, limpe em seguida e não deixe secar. Se você deixar o líquido por muito tempo, a mancha pode penetrar na madeira, deixando uma marca desagradável que não desaparecerá.

10. Mudanças? Cuide bem de sua mobília

Quando os funcionários que estiverem fazendo a mudança moverem sua poltrona de madeira, certifique-se de que eles o façam corretamente e sob supervisão. É melhor levantar o mobiliário entre vários, dependendo do peso, em vez de arrastá-lo.

Você pode envolver grandes móveis de madeira com a ajuda de um tapete ou cobertor. Isso evitará arranhões durante a mudança.

Então, as dicas foram úteis pra você? Sendo assim, continue conosco porque temos mais sugestões para a sua casa e seu bem-estar.