5 truques para disfarçar arranhões na madeira

2 de agosto de 2018
Os arranhões na madeira podem acontecer com todos nós que temos alguns móveis desse material em casa. O que podemos fazer nesses casos?

Com o passar do tempo, o ritmo dos moradores deixa marcas por todos os cantos da casa. Os móveis, as portas e o piso de madeira são os mais propensos a sofrer lesões, dentre as quais se destacam os arranhões. No entanto, a boa notícia é que os arranhões na madeira podem ser disfarçados. Neste artigo nós falaremos como.

Quando compramos móveis de madeira ou alugamos um apartamento com piso em parquet, a emoção é tal que não consideramos ou subestimamos os perigos que isso acarreta. 

Naturalmente, não estamos falando sobre o perigo para as pessoas, mas sobre a exposição da madeira a riscos ou pancadas que deixam marcas. Portanto, é extremamente necessário que tenhamos conhecimento de certas técnicas caseiras – e das nem tão caseiras – para disfarçar os arranhões na madeira. Aqui nós falaremos sobre cinco truques que podem ajudá-lo.

Truques para disfarçar os arranhões na madeira

1. Use cera

Entre os usos variados que podem ser dados à cera, um deles é cobrir riscos, rachaduras e outras marcas em móveis de madeira. Usá-lo é simples: primeiro, esfregue a mobília com cera. Você também pode usar a cera dura para preencher os espaços. Depois, você pode polir com uma esponja ou pano e pronto! O arranhão deve desaparecer.

Conheça também essas 8 soluções para os arranhões nos móveis de madeira

Mulher passando um pano para disfarçar arranhões na madeira

2. Use café moído e óleo

Devemos misturar uma colher de chá de café moído com um pouco de óleo, de preferência vegetal, mas serve qualquer um que você tiver em casa. Duas colheres de sopa de óleo devem ser suficientes.

Posteriormente, mexa até conseguir uma mistura escura – como se estivesse fazendo um café. Aplique a mistura em um pano levemente úmido e passe na madeira; deixe agir por 3 horas. O último passo é limpar os móveis com qualquer produto que você costuma usar.

3. Solução para os pisos

Os pisos de madeira ou parquet são frequentemente arranhados pelas cadeiras ou móveis que colocamos ou movemos sobre eles. Felizmente, é possível fazer com que muitos deles desapareçam sem muitos problemas. Você quer saber como fazer isso?

Para arranhões suaves, com pouca profundidade, é possível usar marcadores. Estes devem ser de cores diferentes para que possamos disfarçar os riscos sem problemas.

Por outro lado, com os arranhões mais profundos, aqueles que rasgam um pouco do material, devemos ter mais cuidado. Primeiro, devemos aplicar um pouco de água no arranhão e deixar agir por 24 horas. Deve ser só um pouco de água, já que o propósito é que a umidade faça a madeira subir.

O segundo passo é usar uma cera para reparar esses pisos. Obviamente, a cor deve a mais próxima possível da cor do piso. Com um secador de cabelo, você precisa aquecer a cera para aplicá-la mais tarde, com uma espátula de plástico, no piso. Com um pano, finalmente, elimine o excesso, pois trata-se apenas de cobrir o arranhão.

4. Use o ferro de passar

Você sabia que um eletrodoméstico totalmente cotidiano como o ferro de passar pode ajudar a esconder arranhões na madeira? É isso mesmo. Para começar, você deve umedecer um pano e colocá-lo no arranhão que deseja reparar.

Enquanto isso, aqueça o ferro até atingir uma temperatura próxima ao máximo. Em seguida, esfregue o pano com movimentos circulares por cerca de 10 segundos. Se secar, você pode umedecê-lo mais um pouco e continuar até terminar.

Qual é o efeito que conseguimos com esse truque? Simples: a umidade e calor farão com que a madeira inche. Assim, semelhante ao que aconteceu com o parquet no conselho anterior, o arranhão será curado de baixo para a superfície.

Embora seja verdade que o risco não poderá ser resolvido 100% dependendo da sua profundidade, este truque permitirá que você o deixe menos visível. À primeira vista, você nem perceberá que ele está ali.

Confira essas 8 soluções caseiras para limpar a madeira

Líquidos que ajudam a disfarçar arranhões na madeira

5. Aplique pasta de dentes e óleo

Sim, curiosamente, essa combinação pode ajudar a disfarçar arranhões na madeira. Você deve apenas umedecer a pasta de dentes com um pouco de óleo vegetal e esfregar sobre as marcas. Depois, deixe agir até secar e retire o excesso com um pano levemente úmido.

Como recomendação final, faremos duas observações. A primeira é colocar adesivos de proteção sob as cadeiras e outros móveis para não arranharmos o chão ao movê-los.

Além disso, sugerimos que você seja muito cuidadoso se tiver móveis de madeira em sua casa. Tente tomar cuidado com a água, o sol e a umidade. Claro, também tome precauções extremas ao movê-los de lugar dentro da casa, e muito mais se você fizer uma mudança de residência.

Recomendados para você