5 ideias para reciclar móveis de madeira

4 de maio de 2019
Nós lhe damos algumas ideias para inspirá-lo ao transformar seus móveis de madeira antigos em verdadeiras joias.

Os móveis de madeira podem durar por muitos anos, mas eles também estragam com o tempo, e as modas mudam. No entanto, comprar novos móveis pode significar um gasto significativo de dinheiro. Talvez a reciclagem de móveis de madeira seja uma opção melhor.

A reciclagem não só beneficiará o seu bolso, mas também poderá desenvolver a sua criatividade e imaginação. Deixamos algumas ideias para inspirá-lo na hora de converter aquele antigo móvel de madeira em um totalmente novo. Você se anima para fazer artesanato?

Reciclar móveis de madeira

1. Mesa feita com caixas de verduras

Móveis reciclados de palete

Esta é uma decoração simples que dá uma imagem mais rústica. Uma boa maneira de reciclar móveis de madeira.

Uma maneira simples de reciclar aquelas caixas de madeira em que os vegetais e frutas vêm é transformá-los em uma bela mesa rústica. Você pode usá-la na sala de estar como uma mesa lateral. Você pode envernizar ou pintar da cor que melhor combina com seu quarto. Então, você pode usá-la para armazenar revistas ou colocar cobertores nela. Se desejar, pode adicionar algumas rodas. Sem dúvida, esta é uma fantástica opção econômica e decorativa.

2. Prateleiras feitas com escada de madeira

Você tem uma velha escada de madeira em casa? Não a jogue fora, porque pode usá-la como um elemento decorativo. Você só precisa abrir a escada, restaurar as áreas necessárias e adicionar algumas paradas nas pernas, para torná-las mais seguras. Após estas etapas, adicione as prateleiras de madeira entre os degraus. É preferível aparafusar as tábuas à estrutura, para que tudo fique mais firme e seguro. Depois você pode colocar alguns elementos decorativos.

Leia ademais: Como fazer 5 produtos naturais para limpar seus móveis de madeira

3. Estante com caixas de verduras

Outra maneira de dar outro uso às suas velhas caixas de vegetais, que já vimos no começo, é construir uma estante de livros ou uma biblioteca. Para isso, vamos seguir os seguintes passos:

  • Você pode pintá-las da cor desejada para que se adaptem à decoração da sua casa.
  • Em seguida, você deve parafusar várias caixas e certificar-se de que a estrutura esteja firme.

Como você pode ver, esta biblioteca é a mais simples de se construir. Depois de executar essas etapas, já pode ter seus livros e alguns itens decorativos.

4. Converta o berço em uma mesa

5 ideias para reciclar móveis de madeira: converta o berço em uma mesa

O berço é uma daquelas coisas que seus filhos não usarão mais e, ao mesmo tempo, uma excelente maneira para reciclar móveis de madeira.

As crianças crescem muito rápido e se você tiver um berço que não vai usar novamente, não o jogue fora. Você pode facilmente construir uma mesa com ele. Basta colocar uma superfície de madeira ou vidro, para suportar todas as suas coisas. Pode decorar e pintar o berço inteiro para dar um toque diferente e prender as pernas do berço para que não se mova, e para que seja muito mais seguro.

Talvez você esteja interessado: 7 erros no projeto de quartos pequenos que consomem muito espaço

5. Mesa lateral com paletes

Os paletes são suportes de maneira que servem para transportar mercadorias. Se você tem algum deles em sua casa, não o jogue fora. Poderá transformá-lo em uma mesa lateral.

  • Você precisará de uma superfície de vidro dura.
  • Você pode adicionar pernas que não destoem com a decoração da sua casa.

Muitas pessoas optam por deixar sua cor natural. Outros, apenas os envernizam. As opções são múltiplas. Escolha a que mais lhe interessar e desfrute de uma mesa lateral fácil e original.

Dicas para a reciclagem de móveis de madeira

Nós contamos os passos básicos que você precisa fazer para tornar seus móveis de madeira novos. Aprenda as melhores técnicas para deixá-los como um trabalho profissional.

  • Escolha uma boa tinta: a tinta deve ser de qualidade. Isso é essencial para alcançar o melhor acabamento. Procure por tintas de látex ou acrílicas.
  • Lixe os móveis: para obter um acabamento melhor, não hesite em lixar primeiro os móveis de madeira. Isso fará com que tenha uma aparência muito melhor. Escolha uma lixa de grossura média, assim eliminará o verniz e todas as farpas que o móvel possa ter.
  • Prepare a mobília: limpe os móveis de madeira com um pano e, se houver algum dano, tente resolvê-lo ou camuflá-lo, por exemplo, um buraco.
  • Adicione uma seladora: é um material viscoso que permite que o mobiliário não se deteriore. Além disso, se você os tiver pintado, usando uma seladora, o acabamento final será espetacular.

Em conclusão, se você quiser economizar algum dinheiro, não hesite em aproveitar tudo o que tem à sua disposição para decorar sua casa e criar prateleiras ou uma mobília funcional. Muitas vezes, nós temos ao nosso redor tudo o que precisamos. Você está pronto para testar sua criatividade?