7 erros no projeto de quartos pequenos que consomem muito espaço

· 27 de setembro de 2018
É incrível como os pequenos detalhes podem mudar radicalmente a funcionalidade de um cômodo inteiro. Te damos algumas dicas para isso.

Os cômodos pequenos também têm muito a nos oferecer em termos de conforto. Se alguém achar que não é assim, está enganado. É uma questão apenas de evitar alguns erros no projeto de quartos pequenos, para poder aproveitar todo o seu potencial. Neste artigo, vamos falar em detalhes sobre alguns deles. Assim você vai saber o que não fazer no futuro.

Para dizer a verdade, o quarto é um espaço muito íntimo e raramente frequentado por pessoas que não sejam seus proprietários. Obviamente, trata-se de um espaço muito pessoal. Vale a pena focar em sua decoração para que seja um local confortável.

Se você tem um quarto pequeno, pode ser que, buscando melhorar sua aparência, cometa alguns erros na sua decoração. Quer saber quais são os mais frequentes? Vamos contar.

Evite estes erros no projeto de quartos pequenos

Se um quarto é pequeno, por si só, a última coisa que você deve fazer é tirar ainda mais espaço, cometendo erros em seu planejamento. Para isso, tenha à mão as seguintes sugestões sobre o que nunca deve fazer:

1. Não instalar prateleiras

Como os quartos pequenos costumam contar com pouco espaço no chão, é um dever aproveitar as paredes para ganhar espaço. Nesse sentido, as prateleiras e armários suspensos podem ser uma excelente solução. Neles, você poderá colocar livros, peças de decoração e tudo para o que hoje não tem espaço.

Outra boa opção são as águas-furtadas. Elas oferecem espaço para as caixas de sapatos ou roupas que você não usa mais, ou seja, elementos que temos em nosso quarto, mas que pouco usamos.

Prateleiras para quarto infantil

2. Ignorar os espelhos

Os espelhos têm a valiosa função de refletir os raios de luz. Por isso, multiplicam o espaço de um quarto, pelo menos de forma visual. Escolha entre os modelos maiores ou até mesmo coloque vários no cômodo: você verá que terminará sendo uma ideia muito positiva.

Leia também: Técnicas para pintar a casa

3. Distribuir mal os móveis

Claro, este é um dos erros mais comuns no projeto de quartos pequenos. Além disso, pode chegar a ser um dos mais difíceis de resolver, uma vez que a solução vai depender muito das características do local e as necessidades e preferências das pessoas que o habitam.

No entanto, a primeira tarefa será escolher entre os móveis que são mais frequentemente utilizados, e descartar aqueles que só ocupam espaço. Também é importante se livrar de objetos de decoração em excesso. Se você tiver a opção de encomendar móveis sob medida, óbvio que será tudo muito mais fácil.

Uma regra geral é a de distribuir os móveis de forma que permitam uma boa circulação. Além disso, não hesite em colocá-los no centro do cômodo. Eles podem funcionar para delimitar mini-espaços dentro do próprio quarto.

4. Impedir a entrada de luz natural

Um quarto pequeno parecerá ainda menor se estiver mal iluminado. A luz solar não não pode faltar em cômodos pequenos. Para isso, você pode remover as cortinas ou usar cortinas feitas com tecidos leves, com projeto minimalista, como as romanas.

5. Ter medo das cores

A percepção de muitas pessoas é que as cores não combinam bem com cômodos pequenos. Na verdade, é justamente o contrário.

Você pode usar uma combinação de cores vivas para realçar o ambiente; chamará mais a atenção e vai ficar muito melhor. Os especialistas em design recomendam usar, no máximo, três cores; de preferência, no mesmo tom.

Veja também: 9 coisas que você deve evitar em seu quarto

6. Tapete muito pequeno

Esta é outra ideia que pode parecer contraditória, mas colocar um tapete grande no centro do quarto vai dar a impressão de ampliar o espaço. Melhor ainda se acima você colocar uma mesa de centro e um bom sofá.

Acha que são móveis demais para um lugar reduzido? Não é bem assim! Um dos maiores erros no projeto de quartos pequenos tem a ver com não saber encontrar os elementos certos para o seu interior.

Um tapete de tamanho considerável, junto com seus complementos, foca a atenção do cômodo em um ponto específico dele. Portanto, a percepção já não será a de um lugar pequeno, em que não entra nada; ao contrário, estes móveis grandes vão ajudá-lo a demarcar melhor os espaços.

Decoração de quarto pequeno
7. Localizar a cama em lugares errados

A principal função do quarto é o descanso. Portanto, o elemento central há-de ser a cama. A primeira coisa que você deve fazer é encontrar o lugar certo para ela.

Avalie todos os aspectos. Iluminação, ventilação, temperatura, possibilidade de colocação de tapetes e criados-mudos: tudo vai influenciar. De acordo com o Feng Shui, a cama deve ser colocada na diagonal, oposta à porta. Também precisa ter o espaldar amplo e, finalmente, não pode haver uma janela atrás dela.

Os erros no projeto de um quarto pequeno que discutimos aqui podem ser muito prejudiciais para o seu espaço de descanso. Evite cair em um deles para ter um lugar mais íntimo, aconchegante e agradável para você.