7 tipos de decoração para ter uma casa livre de estresse

Quer ter uma casa livre de estresse para se sentir sempre confortável e à vontade? Siga estes conselhos e comece a desfrutar de uma casa tranquila. 

Sem dúvidas, ter uma casa livre de estresse trará vários benefícios para a sua vida. Nossa casa é nosso local no mundo, o cantinho onde temos nossas coisas pessoais e onde passamos momentos que devem ser os mais relaxados e amenos possíveis.

Por isso, morar em um espaço limpo, tranquilo e organizado faz com que sua saúde melhore, já que o descanso se vê favorecido e o humor se renova. A seguir, apresentamos 7 ideias de decoração para ter uma casa sem estresse.

1.- Ordem e limpeza para ter uma casa livre de estresse

A primeira coisa que devemos levar em consideração para criar um ambiente agradável é organizar cada coisas em seu lugar, não colecionar objetos desnecessários nem tampouco deixá-los espalhados em qualquer lugar. Entrar em uma casa e ver tudo sujo e em desordem gera mal-estar e incômodo.

Além disso, devemos tentar limpar diariamente, aspirar o piso e lavar a louça. Por mais que a casa tenha uma decoração caríssima e bonita, deve estar limpa e em ordem para que não só possa brilhar, como também possa gerar sensações de calma e de prazer que afastem o estresse.

Saiba mais nesse artigo: Em meio ao estresse, relaxe

2.- Integrar plantas na decoração

Colocar plantas dentro de casa trará harmonia para a mesma. Para muitas culturas as plantas simbolizam o crescimento e a abundância. Integrá-las a decoração não só ajudará a embelezar o lugar, como também te fará desfrutar delas, ao cuidá-las e isso reduzirá seus níveis de estresse.

3.- Deixar espaços livres

Uma casa livre de estresse deve estar bem organizada

Para obter uma casa livre de estresse é imprescindível organizar os ambientes de acordo com os móveis que desejamos colocar, mas sem carregá-los. O fato de encher os ambientes de móveis e objetos faz com que não se possa circular com comodidade. É recomendado fazer limpezas com frequência e eliminar tudo que não se utilize ou que não se encontre em condições.

4.- Luz para ter uma casa livre de estresse

Sempre se aconselha a ter janelas grandes, já que a luz natural é um grande estimulante do humor. Se a vista é um ambiente natural, muito melhor. Mas, como nem sempre se pode obter isso, a solução é colocar abajures de mesa ou de pé com uma iluminação suave tratando de criar um efeito de luz natural.

5.- Cores para decorar

Está comprovado que a gama de cores que escolher para decorar sua casa influencia no estado de humor. Várias cores ajudam a relaxar o corpo, aliviar a pressão e conseguir recuperar a tranquilidade perdida. Desfrute de ambientes equilibrados e serenos utilizando as cores para decorar as paredes:

  • Amarelo ou dourado claro, enche de energia e ajuda a desenvolver a mente.
  • Verde, conecta com a natureza e todos os seus benefícios.
  • Rosa claro, ajuda a relaxar e a conciliar o sono.
  • Laranja claro, tem propriedades terapêuticas.
  • Azul, é uma cor relaxante. Nos torna mais produtivos e ajuda a concentração.

Saiba mais sobre o tema aqui: Estresse, um grande risco à saúde

6.- Aromatizar

Devemos utilizar este sentido para conseguir um maior relaxamento dentro de casa. Tente conseguir um aroma suave e sutil; para isso, podemos recorrer a incensos, flores ou velas aromáticas. Estas últimas, além disso, proporcionam uma iluminação tênue especial para conseguir momentos de relaxamento. Os aromas mais recomendados são:

  • Jasmim.
  • Rosas.
  • Cítricos.
  • Lavanda.
Uma casa livre de estresse pode ter velas

7.- Adicionar mesas redondas

Se devemos renovar a mesa para a sala de jantar, o recomendado é que seja redonda. Isso nos permite uma melhor comunicação entre os integrantes da família, já que é mais fácil olhar para todos. Poder falar com todas as pessoas ajuda a nos relacionarmos melhor, compreender o outro e se colocar em seu lugar para assim gerar uma casa livre de estresse.

Com essas simples dicas você pode mudar sua casa e transformá-la em um local prazeroso que te ajude a enfrentar a vida por outra perspectiva. Coloque-as em prática e não se arrependerá.

Recomendados para você