7 dicas para ser mais organizado em casa

13 de dezembro de 2017
Ainda que nos sintamos confortáveis com nossa bagunça, sermos mais organizados nos pode oferecer benefícios, inclusive a nível psicológico, já que nos transmite um estado de calma e nos permite pensar melhor.

A bagunça vai muito além de deixamos as coisas jogadas num canto. Trata-se de uma “filosofia de vida”, que muitas vezes pode resultar em confusão e tensão. O que fazer para ser mais organizado?

Neste artigo, daremos a você algumas dicas para deixarmos a casa mais organizada. Esses conselhos podem afetar positivamente outros âmbitos, como, por exemplo, o trabalho.

A bagunça é uma conduta aprendida

Para algumas pessoas, ser desorganizado é uma vantagem, já que não têm que passar horas e horas arrumando. Além disso, dentro de sua desorganização, podem encontrar as coisas mais rápido.

No entanto, para poder ter a casa arrumada, nos relacionar melhor com nossa família ou até sermos mais eficientes, sempre é melhor pôr os objetos em seu lugar.

A mente precisa de ordem para poder pensar melhor. Por isso, se trabalhamos num escritório cheio de papeis, pastas e livros, será mais fácil perder o foco ou não prestar atenção ao que devemos.

Ser mais organizado em casa ou no trabalho tem muitas vantagens. É claro que é um hábito que devemos mudar e nos exigirá tempo e esforço, mas logo veremos as recompensas.

Não há nada mais lindo que chegar em nosso lar e ver que tudo está onde deve estar, que quando as visitas chegam, não temos que “esconder” a metade dos objetos num armário ou que, se nos sentamos no sofá, nossa visão não vai parar em dezenas de coisas jogadas ou empilhadas num canto.

A organização leva tempo. Isso ninguém pode negar. No entanto, depois que você se acostuma, pode ser mais organizado em qualquer âmbito. Inclusive, liberaremos as tensões e nos sentiremos menos estressados.

Conselhos para ser mais organizado

No próximo final de semana, você pode aproveitar algumas horas livres para ordenar sua casa e deixá-la como nova. É claro que você deve fazer disso um hábito, mas quando vir o quanto ficou bonita, vai querer se esforçar para não bagunçar nada.

1. Comece por um só lugar

Mãe organizando brinquedos espalhados na sala

Se você quer que seu lar fique perfeito, não pode organizar todos os ambientes ao mesmo tempo.

Comece por um espaço específico, como, por exemplo, a sala, que é a área que vamos entrar primeiro (ou a cozinha, de acordo com a disposição dos cômodos da casa).

  • Repense os objetos que estão fora de lugar e coloque-os onde corresponde.
  • Leve as coisas que são de outros ambientes a seus locais específicos. Você logo se ocupará deles quando passar para o próximo cômodo.

2. Defina um lugar para cada coisa

Na cozinha, devem estar apenas os utensílios ou comida; na biblioteca, livros e revistas; no armário, roupas e sapatos… o bom de determinar um local específico para cada objeto é que depois será mais fácil encontrá-lo.

Se precisar de um casaco, basta buscá-lo no guarda-roupa, não sobre o sofá! Isso poupará muito tempo quando estiver com pressa e não encontrar o que quer.

3. Siga uma ordem de organização

Laptop sobre mesa de trabalho bagunçada

Dentro de cada ambiente, você também pode ter um plano. Por exemplo, juntar a roupa suja numa cesta e levar para a lavadora; colocar o lixo num saco; arrumar a cama; guardar a roupa limpa no armário; organizar as estantes ou móveis etc.

Se você seguir uma ordem para cada cômodo, será muito mais fácil. Não esqueça que, para sermos mais organizados, é necessário usar uma certa estratégia. Assim, você não passará o fim de semana todo organizando.

4. Jogue fora as coisas que você não usa

Certamente você tem muitos objetos que já não te servem, que estão velhos ou que, por algum motivo, deixaram de ser necessários.

Este é um bom momento de jogá-los fora, levá-los ao conserto ou doá-los a alguma instituição.

O acúmulo é um dos desencadeantes da bagunça, já que aquilo que não tem um lugar específico termina no chão, em cima de uma cadeira ou em um canto.

5. Limpe logo depois de sujar

Quarto bagunçado

Uma das regras para um lar organizado seria: “Recolha o que você usar. Lave o que sujar, Guarde o que bagunçar”. E deve valer para todos os membros da família.

Depois que a casa estiver limpa e com tudo em seu lugar, mantê-la nesse estado pode ser o mais difícil. No entanto, tudo é questão de mudar de hábitos e compreender os benefícios da organização.

6. Use caixas ou arquivos

Muitas vezes temos objetos que não queremos jogar no lixo ou doar, porque têm um valor sentimental ou porque não se usam muito, ainda que possam um dia ser necessários.

Uma boa maneira de não deixá-los jogados por aí é comprar caixas decoradas ou usar algumas de outros objetos (como os de eletrodomésticos).

Não esqueça de rotulá-las com uma etiqueta para saber o que têm dentro.

Em seguida, você pode guardá-las debaixo da cama, no canto mais alto do guarda-roupa, na garagem ou em alguma prateleira.

7. Compre alguns móveis

Homem e mulher carregando sofá

Talvez o problema da bagunça é que não há lugares suficientes para armazenar as coisas.

Isso não quer dizer que você deve encher a casa de móveis, ou que o mobiliário seja a desculpa perfeita para continuar comprando objetos desnecessários. Mas talvez te ajude a não amontoar as coisas por falta de espaço.

Recomendados para você