Algumas bases do feng shui para harmonizar a sua casa

21 de fevereiro de 2017
Graças ao feng shui, com pequenas mudanças podemos fazer com que a energia de nossa casa flua melhor, o que a tornará muito mais agradável e acolhedora.

É possível que você tenha ouvido falar do feng shui ou que algum conhecido tenha lhe dado alguns conselhos com base em seus princípios para melhorar o equilíbrio de sua casa.

Algumas propostas são difíceis de aplicar nos apartamentos pequenos ou em casa antigas. Porém, outras dicas podem ser aplicadas com facilidade para que consigamos melhorias muito significativas.

Descubra neste artigo como o feng shui pode ajudar a tornar sua casa mais harmoniosa, agradável e acolhedora com algumas mudanças muito simples e práticas.

O que é o feng shui?

O feng shui é um antigo método filosófico chinês baseado na melhoria de nosso entorno (a casa, o escritório, etc) a partir de conhecimentos ancestrais, com o objetivo de melhorar a harmonia e o equilíbrio das pessoas que o habitam.

Para conseguir isso deveremos ter em conta:

  • A distribuição dos móveis
  • A iluminação
  • A ventilação
  • A cor das paredes
  • Os espelhos e elementos decorativos
  • Também alguns fatores mais difíceis de mudar, como a localização do edifício.

A seguir, detalhamos algumas das chaves do feng shui para harmonizar um espaço de forma simples e conseguir grandes benefícios para o nosso bem-estar.

A porta de entrada

A porta de entrada da casa tem uma importância vital, já que seu simbolismo é fundamental na hora de darmos as boas vindas todos os dias, assim como para receber nossos convidados.

Deve ser uma porta grande, robusta e clara, que possa ser aberta completamente, e que nos leve por um caminho sem obstáculos até o primeiro ambiente da casa.

porta-entrada-casa

A luz é energia

Em nossa casa deve haver luz, seja natural ou elétrica, para conseguir uma ambientação quente e agradável. Sempre optaremos pela luz natural e por janelas grandes.

Quando não for possível, podemos escolher lâmpadas, velas e outros elementos luminosos.

Pelo contrário, a noite devemos evitar qualquer tipo de luz no quarto, por menor que seja, já que pode interferir em nosso descanso.

Os banheiros

Os banheiros devem ter uma localização discreta. Ou seja, nunca devem ser visíveis na área de entrada da casa, na cozinha ou na sala.

Para isso é preciso estudar bem a localização das portas e inclusive o ângulo de abertura. Também podemos contar com a ajuda de biombos ou cortinas para escondê-los quando seu acesso for direto a partir de um cômodo principal.

Outro detalhe destacado pelo feng shui é a tampa do vaso, que sempre deve estar abaixada. Mais do que uma questão estética, trata-se de um fluxo de energia que poderia nos causar perdas financeiras.

banheiro

A cozinha da abundância

A cozinha é um ponto da casa muito importante, já que simboliza a riqueza e a abundância da família.

A transformação dos alimentos por meio da água e do fogo se converte em um processo de alquimia imprescindível para uma boa saúde.

Portanto, o fogão deve estar longe da geladeira para estabelecer uma distância entre estes elementos opostos.

Além disso, evitaremos que a pessoa que cozinha fique de costas para a porta de entrada da cozinha.

Por último, adicionaremos elementos de madeira e frutas frescas ou flores naturais para dar um toque vivo e de cor à cozinha.

Um descanso harmônico

O quarto é o cômodo destinado à intimidade e ao descansoe não deveria ter nenhuma outra função. Não é recomendável destinar este cômodo a nenhum tipo de trabalho, já que isso poderia desequilibrar o espaço.

À seguir, destacamos as chaves para um quarto saudável segundo o feng shui:

  • Escolha tecidos e materiais naturais, assim como cores em tons pastéis e suaves. Você pode incluir algum detalhe de cores mais vivas tais como, por exemplo, o vermelho, mas deve ser em pequena quantidade.
  • Outra questão muito importante do quarto é a orientação da cama. A cabeceira deve apontar para o norte ou o leste.
  • É preciso evitar os espelhos que refletem a cama.
  • Apesar de serem lugares muito práticos para guardar coisas nos quartos pequenos, não se deve ter objetos debaixo da cama e menos ainda na cabeceira, já que dificultam o descanso noturno.
Recomendados para você