Escada de madeira: ideias para reciclá-la

· 5 de fevereiro de 2019
Você se surpreenderá com a infinidade de usos que podemos dar para uma escada velha. Pegue estas ideias e adicione seu toque pessoal e deixe voar sua criatividade!

Você tem uma escada que já não usa em casa? Não a jogue fora! Estes elementos, por mais deteriorados que se encontrem, te oferecem grandes utilidades para o dia a dia da casa. Dê uma olhada nas seguintes ideias para reciclar uma escada de madeira para saber o que fazer com ela.

Além disso, o melhor destas sugestões é que não deverá desembolsar muito dinheiro para fazê-las. São simples e práticas, considere fazê-las para sua casa!

Maneiras de reciclar uma escada de madeira

1. Como cachepô

Sem dúvida alguma, uma maneira clássica de reciclar uma escada de madeira é convertê-la em um local para colocar os vasos de flores. Basta colocar algumas tábuas entre os degraus da escada aberta, para armar um espaço verde em qualquer canto de sua casa.

Neste caso, não importará a altura nem tampouco o estado da escada. De qualquer jeito, se você for uma pessoa criativa, certamente encontrará uma cor que combine com os vasos, as paredes e até mesmo o verde de seu jardim.

Por outro lado, pode utilizar um dos lados da escada para fixá-la na parede e pendurar os vasos menores nela. Neste caso, pode ser que fique melhor se passar uma camada de verniz ou pintura antes de colocá-la na sala.

Recomendamos ler também: 6 elementos que podemos reciclar para decorar o jardim

Escada de madeira reciclada

2. Móvel para os momentos de leitura

Similar ao comentado no ponto anterior, a escada pode servir como uma estante perfeita para seus jornais, revistas e livros. As metodologias disponíveis são as mesmas: colocando tábuas ou suportes entre os degraus ou fixando um lado da escada.

Além disso, também pode colocar outros elementos que precise em seus momentos de relaxamento, como um abajur com pinça, o estojo de seus óculos e até mesmo alguma bebida. Pode converter sua escada em seu santuário de relaxamento.

3. Cabideiro para os quartos

Definitivamente, se você retirar as asperezas e pintar a escada de uma cor que te agrade, perfeitamente pode utilizá-la em algum quarto. Deste modo, terá um cabideiro rústico para pendurar as roupas que normalmente ficam dando voltas por toda a casa.

Certamente, não só pode limitar seu uso para roupas: também pode pendurar toalhas, lençóis e até lenços e cintos. Você já tinha pensado que uma escada velha poderia te oferecer tantos benefícios?

4. Sapateiro

Outra ideia para reciclar uma escada de madeira de modo que possa ser utilizada no quarto. Neste caso, os beneficiados serão seus sapatos.

Em resumo, somente terá que deixar a escada em condições boas, lixando as asperezas ou arrumando possíveis fissuras – se assim o desejar, claro -. Depois, coloque seus sapatos por cima e ganhe o espaço que estes te roubavam por toda a casa.

5. Estante para o banheiro

Sem dúvida alguma, uma escada rústica tem muito que oferecer para o banheiro. Pode utilizá-la para pendurar as toalhas ou para colocar frascos de perfume, loções, xampus… Tudo que desejar.

Recomendação: nestes casos, deveria conseguir alguma tinta antiumidade para passar uma ou duas camadas na escada antes de levá-la ao banheiro. Trata-se de um ambiente muito úmido que facilmente pode favorecer a aparição de mofo.

Não deixe de ler: Cores da primavera ideais para decorar

Pode reciclar uma escada de madeira para pendurar toalhas

6. Uma escada na cozinha?

Certamente que essa seria sua reação caso alguém te falasse desta maneira de reciclar uma escada de madeira. No entanto, trata-se de um elemento decorativo muito destacado, cuja funcionalidade não deixa nada a desejar.

Por exemplo, pode-se optar por uma cor que contraste com o branco das paredes; se são de outro tom, pode combiná-lo como desejar. A ideia é pendurar nela as panelas, frigideiras e demais utensílios da cozinha. Além disso, também pode usá-la para deixar os panos.

Para os mais ousados, existe uma opção ainda mais sofisticada. Consiste em pendurar uma metade da escada do teto; assim, terá uma estante que poderá colocar por cima para potencializar sua praticidade. O que acha da ideia?

Como pode ver, reciclar uma escada de madeira pode ser de grande ajuda para diversos lugares da casa. Além das opções mencionadas, também pode colocá-la no jardim para suas ferramentas, por exemplo. Já sabe, avalie as necessidades de sua casa e solucione tudo com uma escada em desuso.