4 dicas imprescindíveis para cuidar dos óculos

Se os óculos apertam ou ficam muito largos, é conveniente ir em uma ótica para que arrumem e que não tentemos fazer isso sozinhos em casa, já que corremos o risco de quebrá-los.

Cada dia que passa é maior o número de pessoas que usam óculos de grau. Muitos culpam à exposição constante às telas de computadores, e até pode ser uma das causas, sem dúvida.

Você sabia que não cuidar dos óculos pode ser também uma das causas dos problemas de visão? Sim, você está lendo certo. Manter as lentes limpas e sem arranhões nos ajudará a vermos melhor e focalizarmos onde se deve.

Cuidar dos óculos = Visão ótima

Mulher com óculos

Não significa que, ao usar óculos, a miopia ou o astigmatismo sejam revertidos, entretanto, irão evitar que sigam avançando.

Também é importante mantê-los centrados e ajustados (que não caiam quando movimentarmos a cabeça, por exemplo) para assegurar uma qualidade máxima da visão, além de prolongar a vida útil das lentes.

Se a graduação não aumentar e os óculos estiverem em boas condições, não é necessário trocá-los a cada ano quando vamos à consulta com o oculista. Por outro lado, não ajuda muito ter um modelo novo se não o limparmos ou não cuidarmos para que as lentes não arranhem.

Em virtude de que quase todos os óculos são feitos com um material orgânico, leve e delicado, é preciso ser muito cuidadoso com eles.

Com que limpar os óculos?

Mulher usando óculos cuidados

Essa é a primeira perguntar que vale a pena responder. Na ótica, você poderá encontrar uma grande variedade de marcas de limpadores líquidos, em sprays ou em borrifadores, para levar na bolsa, deixar no escritório ou na mesa de cabeceira. No entanto, podem ser algo caros.

Por isso, uma boa ideia é utilizar água e sabão neutro (se for líquido, melhor). Os passos para realizar esse tipo de limpeza são:

  1.  Coloque os óculos sob a água da torneira.
  2.  Deixe que a água molhe as lentes com pouca pressão.
  3.  Aplique um pouco de sabão nas pontas dos dedos.
  4.  Esfregue suavemente os dois lados das lentes.
  5.  Enxágue com água limpa sob a torneira.
  6.  Seque com papel higiênico ou pano descartável.
  7.  Certifique-se de que todas as partes metálicas fiquem bem secas.

E o que fazer quando não houver água disponível? Nesse caso, poderá optar por:

  • Pano de microfibra.
  • Os já mencionados sprays.
  • Toalhas umedecidas.
  • Dispositivos específicos de limpeza ultrassônica.

Como limpar corretamente os óculos?

Homem cuidando dos õculos e limpando-os

Caso estivermos na rua ou não podermos ir até o banheiro para limpar os óculos que acabaram de sujar, podemos optar pelo pano (recomendamos mantê-lo guardado no estojo). Assim como acontece ao secá-los logo após serem lavados com água, é fundamental segurar bem as lentes para evitar que quebrem ou desajustem das hastes. 

Se você segurar um lado e limpar o oposto (algo muito comum), a ponte recebe muita pressão e pode quebrar ao meio. No caso de você usar óculos sem armação ou sem aro aparente, as lentes podem estilhaçar.

Para completar o processo de limpeza das lentes, é necessário retirar a sujeira da armação, especialmente das partes que ficam em contato com a pele e o cabelo. Como por exemplo, na ponte que fica apoiada no nariz e nas extremidades das hastes que ficam atrás das orelhas.

Principalmente quando fizer calor ou em regiões que transpirarmos muito, essas áreas são as que mais sujam. Para poder remover toda a sujeira aderida, precisaremos de água e sabão. Algumas pessoas optam por secar usando um secador de cabelo, de modo que as dobradiças e os parafusos não enferrujem ou articulem com dificuldade.

Como colocar e tirar os óculos?

Mulher com óculos bem cuidados

A colocação incorreta dos óculos pode fazer com que as hastes, pouco a pouco, vão se desajustando, forçando o material e, inclusive, podem cair no chão se não tomarmos cuidado. Sempre temos que usar ambas as mãos para tirar e colocar os óculos. 

Se o fizermos somente com uma mão, estaremos forçando a dobradiça do lado oposto. Isso faz com que a próxima vez que o usemos eles não estejam bem ajustados ou até mesmo podem vir a quebrar.

Acessórios para os óculos

São 3 os objetos que não devemos deixar de lado para que nos acompanhem quando usarmos óculos:

Estojo

Cuide bem dos óculos guardando-os no estojo

Deve ser rígido e do tamanho adequado para as lentes. Caso cair no chão, sentarmos em cima ou estiver pressionado com outras coisas na bolsa, não haverá problemas.

Correntes ou cordas

É provável que estes acessórios sejam usados pelos mais velhos e não agrade muito os mais jovens. Porém, podem ajudar no caso em que os usemos unicamente para ler (ou seja, sem tê-los continuamente postos).

No entanto, também pode ser algo perigoso andar com os óculos pendurados em seu peito, pois você pode batê-los ou prendê-los com qualquer coisa.

Panos de limpeza

Não servem somente para remover a sujeira, servem também para envolver os óculos quando os levamos no estojo.

Dicas adicionais para cuidar dos óculos

Mulher com óculos bem cuidados

Além da limpeza e do transporte, há mais alguns conselhos que podem ajudar a cuidar de seus óculos (sejam de grau ou de sol):

  • Não os coloque de ponta cabeça em sua mesa do escritório, nem em outra superfície.
  • Evite a exposição excessiva ao calor como, por exemplo, no carro.
  • Não use a roupa para limpar as lentes (sobre tudo os jeans, tecidos de lã ou malha).
  • De meses em meses seria bom levar as lentes a uma ótica para uma limpeza profunda.
  • Se as hastes estão muito apertadas, convém que as ajeite em uma ótica.
Categorias: Curiosidades Tags:
Recomendados para você