Cores da primavera ideais para decorar

· 8 de janeiro de 2019
Se você está procurando renovar sua casa ou escritório, as cores da primavera te ajudarão a transformar espaços chatos em lugares coloridos e divertidos

A primavera é a estação onde a natureza se veste de alegria. Assim, as cores da primavera se tornam as protagonistas nas ruas. Esta época é perfeita para se atrever a decorar com cores divertidas e espontâneas. Isso dará um aspecto único a sua casa ou seu escritório.

As cores alusivas à primavera proporcionarão um aspecto fresco a qualquer espaço da sua casa.

Além disso, você pode combiná-los para dar cor e luz aos espaços mais desinteressantes. A primeira entrará em sua casa para dar uma reviravolta a sua decoração.

Assim, se você estiver procurando renovar os espaços de sua casa ou escritório, estas cores vão te encantar. Só deve se atrever a brincar com elas e pôr um pouco de cor, mesmo que seja em peças pequenas. O melhor é que pode adaptar ao seu gosto, da maneira que desejar.

1. Amarelo

O amarelo é uma das cores da primavera incríveis para decorar

O amarelo é a cor da alegria, da abundância e da riqueza. Por isso, torna-lo parte de sua decoração vai trazer grandes mudanças visuais. Você pode usar esta cor com pequenos elementos, em espaços grandes como a sua cozinha, sala de jantar ou escritório.

Use objetos pequenos como quadros, caixas, jarros, xícaras, lâmpadas ou figuras de porcelana. Inclusive, pode decorar com flores amarelas. O importante é que a cor salte à vista, já que proporciona luminosidade aos espaços opacos e sem vida.

Recomenda-se que não faça uso extremo desta cor porque o espaço pode ficar sobrecarregado e de mau gosto. Ainda, pode ofuscar aos demais elementos em sua casa.

Leia também: 7 ideias de decoração fáceis, bonitas e econômicas

2. Lavanda

O lavanda é uma das belas cores da primavera incríveis para decorar

A cor lavanda está relacionada à espiritualidade e é perfeita para refletir tranquilidade nos espaços. Esta cor é muito comum nas flores de primavera e apesar de ser muito chamativa pode-se usar em paredes e móveis sem problema.

Você pode usá-la em elementos como pedras decorativas ou velas para criar ambientes românticos. Você pode aproveitar em seu quarto para criar um espaço de descanso e tranquilidade.

Assim, se você é uma pessoa mais atrevida, pode usar a essência de lavanda para despertar seus sentidos e ter a experiência completa.

3. Azul pastel

O azul pastel é uma das cores de primavera mais usadas na decoração de espaços. Esta cor não perde protagonismo através dos anos. A principal razão é que é uma cor que reflete muita serenidade.

Assim, esta cor reflexo do céu, dá amplitude aos espaços fechados e pode ser usada de muitas maneiras. Você pode pintar as paredes, alternando com a cor branca, para dar um toque de cor a sua casa.

Além disso, também pode usá-la em eletrodomésticos ou elementos de cozinha, visto que combina com uma grande gama de cores. Outra opção pode ser em móveis como cadeiras ou sofás. Porém, procure sempre alternar a cor com cores como café, cinza, branco ou creme.

4. Cor-de-rosa pastel

Rosa, cor da primavera

A cor-de-rosa pastel inspira amor e proteção na casa. Porém, deve-se ter cuidado com a quantidade de elementos, para que a decoração não pareça muito feminina. Pequenos elementos como quadros, almofadas ou mantas são perfeitos.

Outra alternativa é usar elementos muito sutis como agendas, porta-retratos ou relógios de parede. Estes darão um toque de cor aos espaços e os tornará mais divertidos visualmente.

5. Chocolate

A madeira cor chocolate é perfeita para decorar a casa e o escritório. Este material é representativo da natureza, por isso evoca grandes emoções nas pessoas. Emoções positivas e de tranquilidade.

Você pode usar a madeira em pisos, móveis, caixas, molduras para janela ou elementos decorativos. Não tenha medo de usá-la em qualquer lugar de sua casa ou oficina, já que ela dará um toque de elegância e sofisticação.

Assim, para criar um ambiente mais chamativo, procure uma madeira que seja de cor clara como o chocolate. As cores escuras são mais difíceis de combinar e não se sobressaem da mesma maneira.

Veja também: O significado das cores na forma de vestir

Atreva-se a decorar com as cores da primavera

Em conclusão, atreva-se a decorar com as cores da primavera na moda e fazer pequenas mudanças que visualmente serão muito grandes. Estas alternativas são perfeitas para dar um ar novo e encantador aos seus espaços.

Em contrapartida não há porque ser caro, pequenos elementos podem te ajudar a inovar. Inclusive, pode se atrever a decorar diferentes espaços de sua casa com cada uma das cores da primavera.

  • Pawlik, J., & Fortea, C. (2007). Teoría del color. Paidós Estética.

  • Sanz, C. (2013). Psicología del Color: El color y las emociones. Escola D’art i Superior de Disseny de Vic.

  • Golden, C. J. (1999). Test de colores y palabras (Stroop). TEA Ediciones.