O significado das cores na forma de vestir

22 de maio de 2018
A seguir comentaremos o significado das cores nas roupas e como este simples aspecto pode dizer muito sobre nós mesmos. 

O significado das cores repercute muitos mais em nossas ações cotidianas do que acreditamos. Todos nós associamos cada cor e tom a determinados sentimentos e conceitos.

A psicologia das cores

A psicologia das cores se encarrega de investigar como as cores nos afetam, já que estas podem mudar nossa percepção, alterar nossos sentidos e emoções. As cores têm o poder de melhorar nossa memória e atenção. As cores influenciam muito a ideia ou imagem que temos de um determinado espaço ou elemento.

A psicologia da cor é um campo de estudo em contínuo desenvolvimento. No entanto, conhecer a fundo o significado das cores pode nos ajudar, por exemplo, a não errar em uma ocasião especial.

É importante reconhecer seu estado anímico ou o efeito que queremos conseguir todos os dias para determinar qual cor é mais conveniente na hora de se vestir!

Use as cores a seu favor

Mulher com roupa colorida

Mesmo que pareça estranho, as pessoas não só se comunicam verbalmente, mas também indiretamente na forma de se vestir e nas cores que utilizam. Transmitimos com isso emoções e representamos realmente o que somos.

O significado das cores

As cores influenciam as emoções e o estado mental. Também interagem com nossa memória, despertam os sentimentos e orientam a razão.

  • Amarelo: É a cor do sol, da luz e da alegria, do otimismo, da sabedoria, da inteligência, da agilidade mental e do sucesso.
  • Vermelho: Representa o fogo, a excitação, paixão, cativa, atrai, prende e emociona.
  • Azul céu: Serenidade e frieza, limpeza, amizade, lealdade, relaxa a mente e busca tranquilidade. Vestir a cor azul nos faz sentir muito mais seguros e confiantes.
  • Verde: Frescor, liberdade, cura, esperança, bem-estar e serenidade, tudo de positivo se associa ao verde, assim como a felicidade. Com a cor verde se avança, se progride e consegue-se ser mais positivo.
  • Branco: Pureza, inocência, luz e paz. A cor branca nos ajuda a clarear tudo que parece escuro e a elevar o que está deprimido.
  • Rosa: É uma cor amável e associada à candura e à feminilidade.
  • Cinza: Resignação, velhice e sobriedade. Também nos lembra a “matéria cinzenta” ou a elegância na moda.
  • Dourado: Riqueza, glamour, brilho, sabedoria e opulência.
  • Prata: Nobreza, distinção e dinheiro.
  • Laranja: Estabilidade, crescimento, desenvolvimento, expansão e tranquilidade. Associa-se com a primavera e a natureza. A cor laranja é energia pura.
  • Roxo: Mudanças, renovação, espiritualismo, mediação e concentração. A cor roxa ou púrpura é a cor que transmuta as energias negativas.
  • Preto: Sedução, poder, luxo, força, mistério, tristeza e luto. O preto nem sempre é uma cor negativa. Além de ser uma cor maravilhosa para vestir e combinar com qualquer outro tipo de cor.
  • Marrom: Preguiça, relaxamento, feiura. Mesmo que seu significado não seja tão bom, o marrom é uma cor que tem uma grande presença ao nosso redor e desperta várias associações.

As cores também nos afetam ao tomar as decisões mais comuns e simples. Desde que nascemos temos uma cor favorita. Quase todos os objetos estão disponíveis em várias cores! Isso é uma grande vantagem!

Saiba que nem sempre a cor que seja nossa favorita irá servir para qualquer roupa ou objeto; devemos ser conscientes de que ela nem sempre ficará bem em tudo.

Cores no guarda-roupa

O contexto é fundamental para interpretar e escolher as cores. Imagine ver um candidato para um cargo de advogado com um traje verde fluorescente; poderia parecer estranho, ainda que sempre possamos tentar inovar e experimentar combinações de cores extravagantes.

Combine as cores de acordo com suas preferências, mas tente manter uma certa harmonia. Por exemplo, o marrom, o dourado, o amarelo e o laranja representam o outono. No entanto, se o marrom for combinado com o cinza e o preto, se converte em um código conservador e expressa muito pouco.

Existem cores que são mais resistentes à sujeira, outras mais adequadas para o calor, e algumas são perfeitas se quisermos passar despercebidos.

As regras mnemônicas incentivam nosso aprendizado e melhoram nossa memóriaUtilize a psicologia da cor para ressaltar o mais importante que tenha que dizer e associe um significado para cada cor.

É importante determinar qual imagem queremos transmitir, principalmente se temos um negócio. Com a ajuda de um designer que tenha sempre presente os conceitos e o que queremos ressaltar de nossa empresa, podemos conseguir algo maravilhoso. Devemos fazer uma análise preliminar para poder alcançar o objetivo que queremos.

Recomendados para você