O significado das cores na forma de vestir

A seguir comentaremos o significado das cores nas roupas e como este simples aspecto pode dizer muito sobre nós mesmos. Não perca!
O significado das cores na forma de vestir

Última atualização: 21 Fevereiro, 2021

O significado das cores repercute muitos mais em nossas ações cotidianas do que acreditamos. Portanto, embora o ignoremos, nossa forma de vestir pode ter um significado de acordo com as cores que usamos. Quer saber mais sobre isso?

A psicologia das cores

A psicologia das cores

De acordo com uma postagem na Frontiers in Psychology, as cores fascinam os acadêmicos há milênios. Por isso, conhecemos a psicologia da cor, na qual as cores estão ligadas às respostas emocionais.

Em outras palavras, ela é responsável por investigar como as cores nos afetam, uma vez que podem mudar nossa percepção, alterar os sentidos e as emoções. Acredita-se que as cores têm o poder de melhorar a memória e a atenção.

Além disso, aparentemente, as cores influenciam muito a ideia ou imagem que temos de um determinado espaço ou elemento. Mesmo por causa das respostas emocionais que eles nos causam, também afetam nossa maneira de vestir.

Use as cores a seu favor

A maioria das pessoas se preocupa com as roupas que está vestindo. Segundo estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, isso seria explicado pela influência que o modo de vestir exerce sobre a identidade social percebida e indicada. Na verdade, também está relacionado ao sucesso romântico e aos resultados no trabalho.

Por outro lado, a escolha das cores no vestir pode estar associada ao estado de ânimo. Embora não haja evidências que possam confirmar completamente, acredita-se que a tendência de preferir algumas cores a outras tem a ver com a personalidade. Vamos ver mais sobre isso.

O significado das cores

As investigações mostraram que as cores influenciam suas emoções e estado de ânimo. Elas também interagem com a memória, despertam sentimentos e orientam a razão.

  • Amarelo: é a cor do sol, da luz e da alegria, do otimismo, da sabedoria, da inteligência, da agilidade mental e do sucesso.
  • Vermelho: representa o fogo, a excitação, paixão, cativa, atrai, prende e emociona.
  • Azul céu: serenidade e frieza, limpeza, amizade, lealdade, relaxa a mente e busca tranquilidade. Vestir a cor azul nos faz sentir muito mais seguros e confiantes.
  • Verde: frescor, liberdade, cura, esperança, bem-estar e serenidade, tudo de positivo se associa ao verde, assim como a felicidade. Com a cor verde se avança, se progride e consegue-se ser mais positivo.
  • Branco: pureza, inocência, luz e paz. A cor branca nos ajuda a clarear tudo que parece escuro e a elevar o que está deprimido.
  • Rosa: é uma cor amável e associada à candura e à feminilidade.
  • Cinza: resignação, velhice e sobriedade. Também nos lembra a “matéria cinzenta” ou a elegância na moda.
  • Dourado: riqueza, glamour, brilho, sabedoria e opulência.
  • Prata: nobreza, distinção e dinheiro.
  • Laranja: estabilidade, crescimento, desenvolvimento, expansão e tranquilidade. Associa-se com a primavera e a natureza. A cor laranja é energia pura.
  • Roxo: mudanças, renovação, espiritualismo, mediação e concentração. A cor roxa ou púrpura é a cor que transmuta as energias negativas.
  • Preto: sedução, poder, luxo, força, mistério, tristeza e luto. O preto nem sempre é uma cor negativa. Além de ser uma cor maravilhosa para vestir e combinar com qualquer outro tipo de cor.
  • Marrom: preguiça, relaxamento, feiura. Mesmo que seu significado não seja tão bom, o marrom é uma cor que tem uma grande presença ao nosso redor e desperta várias associações.

Aplicando esta psicologia

As cores também nos afetam quando tomamos as decisões mais comuns e simples. Desde que nascemos, temos uma cor favorita. Quase todos os objetos estão disponíveis em várias cores, o que é uma grande vantagem!

Lembre-se de que nem sempre a cor que você tem como favorita será usada para qualquer peça de roupa ou objeto, devemos ficar atentos que nem sempre combinará com tudo.

Aplicando esta psicologia

O contexto é essencial para interpretar e escolher as cores. Imagine ver um candidato a um cargo político em um terno verde fluorescente; pode ser ilógico para nós. Embora possamos sempre tentar inovar e experimentar combinações de cores extravagantes e ousadas.

Combine as cores de acordo com as suas preferências, mas tente manter alguma harmonia. Por exemplo, marrom, dourado, amarelo e laranja representam o outono. No entanto, se o marrom for combinado com o cinza e o preto, torna-se um código conservador e expressa muito pouco.

Existem cores que são mais resistentes à sujeira, outras mais adequadas ao calor e algumas são perfeitas se quisermos passar despercebidas.

Melhore suas regras mnemônicas de memória para promover o aprendizado. Use a psicologia das cores para destacar a coisa mais importante que você tem a dizer e associar um significado a cada cor.

Pode interessar a você...
Como as cores afetam seu corpo e sua mente
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como as cores afetam seu corpo e sua mente

As cores desempenham um papel importantíssimo em nosso dia a dia, e influenciam as atividades que realizamos. Quer saber como? Continue lendo.



  • Elliot AJ. Color and psychological functioning: a review of theoretical and empirical work. Front Psychol. 2015;6:368. Published 2015 Apr 2. doi:10.3389/fpsyg.2015.00368
  • Whitfield, T. W., & Wiltshire, T. J. (1990). Color psychology: a critical review. Genetic, Social, and General Psychology Monographs.
  • Berger, J., & Heath, C. (2008). Who Drives Divergence? Identity Signaling, Outgroup Dissimilarity, and the Abandonment of Cultural Tastes. Journal of Personality and Social Psychology. https://doi.org/10.1037/0022-3514.95.3.593
  • Gray K, Schmitt P, Strohminger N, Kassam KS. The science of style: in fashion, colors should match only moderately. PLoS One. 2014;9(7):e102772. Published 2014 Jul 17. doi:10.1371/journal.pone.0102772