7 ideias para decorar um jardim pequeno

É possível tirar muito proveito de um jardim pequeno colocando em prática alguns truques como os que vamos descrever a seguir.

Última atualização: 01 Março, 2021

Decorar um jardim pequeno pode ser tão divertido quanto se você tivesse um grande. A questão é saber aproveitar o que se tem e buscar ideias simples, mas capazes de trazer belos resultados. Em outras palavras, tudo depende do foco.

Se você conhecer bem as características do espaço, será muito mais fácil aproveitá-lo. E embora essa possa parecer uma questão óbvia, há muitas pessoas que, ao não levar em conta as medidas do espaço, introduzem elementos inadequados que, no final, só acabam por reduzir o espaço.

Como decorar um jardim pequeno?

Se você gosta de plantas, flores e tudo o que vem da terra, você precisa ter um pequeno jardim ou horta na sua casa. Além disso, se você quiser desfrutar dos dias ensolarados a partir de agora, preste atenção e tome nota destas ideias fantásticas para dar um toque diferente ao seu jardim.

Você pode transformar esse canto que você achava que não tinha muitas opções em um jardim pequeno muito acolhedor.

  • Primeiramente, você precisa definir o estilo que deseja seguir. Existem muitos tipos de jardins, como, por exemplo, rústico, minimalista ou zen.
  • Em segundo lugar, selecione os materiais e as suas cores para criar um esquema decorativo harmonioso.

Jardins verticais

Eles são uma ótima opção quando não temos muito espaço. A ideia consiste em expandir o espaço verticalmente usando paredes ou suportes de teto.

  • Você pode usar diferentes materiais. Vigas, estacas ou prateleiras de madeira para criar escadas fixadas à parede e, sobre elas, colocar as plantas.
  • Por outro lado, você pode obter uma videira. Estas belas plantas são muito resistentes e crescem rapidamente. Além disso, elas cobrem as nossas paredes, proporcionando uma aparência muito natural, como em um espaço ao ar livre.
  • Da mesma família e procurando o mesmo efeito, você pode usar plantas trepadeiras, tais como jasmim, hera ou buganvílias. Com pequenas guias, você obterá um lindo jardim vertical sem precisar recorrer a muitos materiais.

Tipo de vegetação

Se você gosta de jardinagem, saberá que há uma enorme variedade de árvores, flores, arbustos e plantas que podemos colocar em nossa casa. As suas cores alegram e transformam um espaço pequeno em algo maravilhoso.

Para isso, temos que conhecer muito bem o tipo de vegetação que é mais conveniente de acordo com a região onde moramos. Se você ainda não sabe o que escolher, deixaremos algumas ideias.

  • Plantas trepadeiras: Conforme mencionado anteriormente, elas são perfeitas para cobrir as nossas paredes, cercas, muros ou pérgulas. O efeito visual é encantador.
  • Plantas rasteiras ou grama artificial: Se você não quer ter que regar continuamente e se preocupar com o estado do gramado, você pode adquirir a grama artificial. Ela é mais barata e tem ótimos acabamentos.
  • Árvores ornamentais: Nos viveiros, há árvores que são praticamente decorativas. O seu tratamento é simples e elas não exigem muitos cuidados especiais. Porém, é preciso ter cuidado com o tamanho da árvore se tivermos um jardim muito pequeno.
  • Cactos e suculentas: Estas plantas são muito resistentes e têm uma aparência muito marcante, que fica muito bem em diversos tipos de decoração.

É importante perguntar para profissionais ou se informar bem sobre as plantas, uma vez que muitas perdem a sua beleza durante os meses de inverno ou, ao contrário, na primavera ou no outono.

Móveis de terraço

Se você tiver espaço suficiente para colocar mesas ou cadeiras, não exagere no tamanho. Não sobrecarregue o espaço com muitos elementos, pois isso pode fazer com que o efeito de ser um local de descanso e relaxamento se perca.

O ideal é ser consciente e saber qual será a finalidade do nosso jardim. Também tenha em mente o material com o qual estes móveis foram feitos, já que, durante o verão, móveis de plástico, madeira ou aço reagem de maneiras diferentes.

Além disso, com o passar do tempo, o sol, o vento e a chuva vão danificar os móveis se eles não forem de muito boa qualidade. Procure algo de que você goste e que seja de qualidade média. Se você já tem alguns móveis de jardim antigos, você pode passar uma camada de tinta para dar um toque diferente. Combine almofadas para as cadeiras e toalhas de mesa coloridas.

Preste atenção na terra

Pode ser que você adquira um tipo de terra que não sirva para plantar a vegetação escolhida. É preciso comprar terra de boa qualidade para que flores, arbustos e plantas tenham substratos e nutrientes suficientes para se desenvolverem adequadamente.

Ao plantar, é preciso deixar um espaço prudente entre uma planta e outra, pois, embora não possamos vê-las, as raízes se expandirão rapidamente.

Uma boa iluminação

Assim como acontece nos interiores da casa, um dos aspectos mais importantes que devemos considerar para que o jardim seja mais encantador é o tipo de iluminação. Atualmente, podemos encontrar luminárias maravilhosas que decoram e iluminam o nosso jardim e que nos oferecem acabamentos incríveis.

Os elementos de luz permitirão que você aproveite esse espaço por mais tempo. Use lâmpadas de baixo consumo, luminárias de parede ou guirlandas adequadas para exteriores para iluminar os pontos desejados. Você também pode instalar refletores atrás de plantas ou arbustos para criar um efeito de profundidade.

Opção minimalista

Se você estiver procurando por um acabamento igualmente bonito, mas que não exija muito trabalho, você pode optar por uma decoração minimalista. Consiste em usar cascalho colorido, pedras de rio, pedras vulcânicas ou tábuas de madeira, entre outros, para cobrir o chão. A mudança será instantânea. Você também pode comprar vasos e plantar cactos que não precisam de muitos cuidados.

Utilize materiais reciclados

Mesmo que você não saiba, é possível que você já tenha em casa alguns materiais muito valiosos para decorar o seu jardim. Por exemplo, você pode usar potes de conserva para fazer terrários ou plantar flores.

Além disso, você também pode fazer centros de mesa com uma tigela antiga, decorar com velas ou pendurar pratos antigos nas paredes. Isso dará um toque rústico ao seu jardim pequeno. Se você tiver palets, poderá usá-los para fazer as estruturas de uma jardineira, para fazer uma mesa ou usar as tábuas para um jardim vertical.

Você não tem mais desculpa para não tentar dar vida ao seu jardim pequeno. Anime-se e coloque mãos à obra!

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
6 ideias e dicas para criar espaços de lazer na casa e no jardim

Vivemos no corre-corre todos os dias. Precisamos encontrar em nossa casa aquele espaço de lazer disponível para se desconectar do mundo e relaxar.