Minijardins urbanos para dar harmonia à sua varanda

1 de maio de 2019
Os minijardins urbanos são uma tendência urbana que, sem dúvidas, é muito agradável aos olhos. Por outro lado, nos permitem aproveitar esse pequeno espaço de nossa casa que, em geral, é muito descuidado.

Para que possa desfrutar da magia dos minijardins urbanos, a seguir te oferecemos algumas ideias fabulosas para montar e decorar sua varanda.

O que você deve ter em mente é: procurar tirar o maior proveito do espaço. Já verá como é fácil transformar este lugar em um espaço agradável para passar bons momentos.

Por outro lado, notará que pode decorar de muitas formas com materiais que não são muito difíceis de encontrar e que, alguns, inclusive, pode encontrar dentro de sua própria casa, dentro dos objetos que caíram em desuso. Agora, detalharemos quais são os benefícios de ter minijardins urbanos.

Benefícios de ter minijardins urbanos:

  • Em primeiro lugar, as plantas ajudam a respirar melhor, já que reduzem a contaminação e, por onde, purificam o ar.
  • Por outro lado, as plantas também reduzem a eletricidade estática, por isso o ambiente já não estará tão carregado.
  • Além disso, as plantas ajudam a criar um ambiente muito mais grato, que ajuda a reduzir o estresse consideravelmente. Isso quer dizer que melhoram nosso humor e aumentam nossa qualidade de vida.
  • Finalmente, também oferecem harmonia ao espaço e isso ajuda a ter uma concentração maior.

Elementos para decorar minijardins urbanos

Existem muitas formas de criar e decorar os minijardins urbanos. Tudo depende do gosto de cada um. Por exemplo, há quem prefira um estilo minimalista, enquanto que outros desfrutam de um estilo boêmio, com mais elementos e bordados.

Além de qual seja o seu estilo, o importante é ter em conta quais objetos podem nos ajudar a aproveitar melhor o espaço e torná-lo mais agradável. Alguns dos mais populares, no que diz respeito a minijardins urbanos, são os seguintes:

1. Coloque um pequeno banco

Jardim com banco de madeira

Para estilos modernos, entrou na moda os bancos com detalhes em madeira, isso faz o minijardim urbano parecer muito mais amplo e organizado.

Te recomendamos ler também: 6 formas de iluminar o jardim à noite

2. Crie uma parede vegetal

Um minijardim urbano que esteja cheio de plantas ou flores sempre é muito bonito e, principalmente, relaxante. Isso se deve ao fato de que o verde ajuda a criar um ambiente muito natural.

Assim, para montá-lo só deve procurar uma estrutura de madeira e adicionar vasos (ou plantas trepadeiras). Se recomenda distribuir várias grades ao longo da parede para suspender as diferentes plantas.

3. Elementos para relaxamento

Jardins urbanos podem ter elementos de relaxamento

Você pode se valer de diversos acessórios, tanto para decorar quanto para criar ambientes ideais para passar um tempo de relaxamento ou meditação.

Umas almofadas macias, um par de puffs, um bom sofá, mantas e vasos são alguns dos elementos que pode usar para criar um lugar especial. Te recomendamos que use diferentes tecidos, formas e tons que façam de sua varanda um lugar muito acolhedor.

4. Adicione fileiras de luzes pequenas

As “fairy lights” são pequenas fileiras de lâmpadas que estão muito na moda para decorar minijardins urbanos. Não só porque oferecem um toque mais romântico ao espaço, mas porque oferecem uma fonte de luz tênue. São muito bonitas ao cair da tarde e, claro, à noite.

Também, você pode encontrar luzes pequenas tanto de baterias quanto de plugue. Opte pela opção que te seja mais cômoda. Por outro lado, pode envolvê-las entre as plantas de sua parede vegetal ou pode colocá-las de muitas outras formas.

5. Trepadeiras

Jardim urbano com flores e madeira

As trepadeiras são plantas que crescem progressivamente sobre uma superfície e a cobrem por completo. Pode aproveitá-las para preencher uma parede, criar um arco ou fazer que cresçam ao redor de um tronco para fazer um acessório natural e dar um toque diferente ao espaço.

6. Redes

As redes são elementos que caem muito bem para os minijardins urbanos e que poderia desfrutar quando tem uma varanda mais espaçosa. O truque está em escolher uma rede que seja feita de materiais que sejam cômodos, bonitos mas também resistentes à intempérie.

7. Flores

Jardim urbano com flores

Sem dúvida algum, as flores são elementos naturais que oferece muita cor e vitalidade aos minijardins urbanos. Podem ser combinadas de diferentes cores e criar soluções elaboradas como desejamos. Podem ser o centro do espaço ou colocar como um acessório a mais.

8. Pendentes

Você pode dispor de vasos de tamanhos diferentes com plantas e flores, colocando-os sobre um suporte vertical na parede. Estes se apoiam em uma base onde além disso há mais complementos como vasos, faróis e velas pequenas. A chave está em colocar poucos para não carregar em excesso o ambiente.

9. Grama artificial

Minijardins urbanos com grama artificial

Você pode forrar seu minijardim urbano com um pouco de grama artificial. Vai te ajudar a dar um toque mais natural ao espaço e te convidará ao relaxamento.

10. Guarda-chuva

É indispensável ter uma região de sombra em qualquer minijardim urbano. Não precisa de um espaço grande para acoplar este espaço com uma boa sombrinha. Sua varanda parecerá muito sofisticada.

Veja também: Como reciclar garrafas de vidro para decorar seu jardim

Ideias para minijardins urbanos: espaços a seu gosto

Minijardins urbanos com almofadas

Crie um assoalho com um ar rústico que combine perfeitamente com suas plantas. Coloque uma lona ou toldo na varanda e assim conseguirá a privacidade que seja na hora de fazer esporte, ler ou simplesmente tomar um pouco de sol.

Crie uma varanda romântica

Acople uma mesa com uma jarra de flores e um centro de mesa que considere perfeito para a ocasião e adicione alguns candelabros de metal com velasOutra opção seria adaptar um sofá, com luzes penduradas para gerar um ambiente romântico e mais de acordo com a ocasião.

Uma varanda colorida e alegre

Minijardins urbanos com mobília

Decore sua varanda escolhendo poucos complementos, mas que chamem a atenção, principalmente das pessoas que te visitam. Coloque um tapete aconchegante e uma mesa auxiliar.

Dê vida às esquinas de sua varanda

Crie uma boa região onde desjejue, almoce ou jante. Se sua varanda está situada em um dos apartamentos mais altos do seu prédio, te gera uma excelente vista onde tudo ficará mais lindo. Aproveite este espaço e a vista para ler um bom livro.

  • Mendoza, E. (2017). Diseño de Interiores. Manual de Diseño de Interiores.
  • Raitelli, M. (2006). Diseño de la Iluminacion de Interiores. Manual de Iluminación Eficiente – Seminario de Iluminación Eficiente.
  • Bojórquez, G., Gómez-Azpeitia, G., Cueto, R. G.-, Luna, A., & Gallegos, R. (2007). Confort Térmico : Espacios Exteriores e Interiores. In XXXI SEMANA NACIONAL DE ENERGÍA SOLAR.
  • Tumini, I. (2010). Estrategias para reducción del efecto isla de calor en los espacios urbanos. Estudio aplicado al caso de Madrid. Congreso Internacional Sobre Edificación Sostenible SB10mad. https://doi.org/10.1016/j.jsb.2017.07.006
  • Pérez Jaimes, A. E. (2004). Diseño interior: solución integral a los espacios. (Spanish). INTERIOR DESIGN: INTEGRAL SOLUTION FOR SPACES. (English).