6 formas de iluminar o jardim à noite

· 30 de março de 2019
Já pensou em potencializar o uso de seu jardim nas noites de verão? Com essas diferentes maneiras de iluminá-lo você poderá explorar totalmente sua decoração e funcionalidade.
Se você tiver um bonito pátio, certamente vai querer saber como melhorar a decoração que escolheu para ele. Nesse sentido, as luzes são quase tudo. Nós lhes dizemos as melhores maneiras de iluminar seu jardim durante a noite.

Todas as suas plantas, os móveis, e detalhes que você inclui para decorar o seu jardim serão amplamente favorecidos por boa iluminação. Caso contrário, os investimentos que fizer serão inúteis se o que você escolher não puder se tornar o centro da cena.

Se você seguir estas dicas para iluminar o jardim, as noites de verão terão outra cor quando  decidir passar o tempo em casa.

6 maneiras de iluminar o jardim à noite

1.- Luzes potentes

As luminárias tradicionais podem ser muito convenientes para grandes espaços. Nestes casos, é melhor instalar lâmpadas LED; Além de serem mais potentes, consomem menos energia, e sua vida útil é maior.

Você pode usá-las em luminárias de rua, em luzes fixadas nas paredes e degraus, e também para as sempre luxuosas lâmpadas de piso do jardim. Com elas você garantirá uma boa iluminação geral, e terá segurança garantida no seu pátio.

Tenha cuidado: não exagere na iluminação. O olho humano adapta suas retinas para ver à noite, especialmente em lugares abertos. Se você exagerar com a potência das luzes, conseguirá um efeito totalmente oposto ao desejado.

 Luzes de arraiá para iluminar o jardim à noite

2.- Luzes com alimentação solar

Sua principal vantagem, é claro, é que eles economizam energia e também nos livram de lidar com cabos e plugues. Essas luminárias possuem painéis solares que retiram a energia dos raios solares, a reservam, e a usam para iluminar durante a noite.

Elas são extremamente úteis, já que não requerem quase nenhuma manutenção; exceto quando elas quebram, ou quando a poeira se acumula nos painéis. E estão disponíveis em todas as apresentações de lâmpadas convencionais: de piso, de postes ou parede, entre outras.

Se você gosta de optar por alternativas ecológicas e quer ter um pátio na moda, não hesite em instalar este tipo de luzes para iluminar o seu jardim à noite.

3.- Luzes nas paredes

Estes projetam sua iluminação nas paredes e são muito eficazes para facilitar a orientação, e delimitar a estrutura dos espaços. Se você tiver móveis ou uma piscina no jardim, elas ficarão ótimas junto às paredes.

Da mesma forma, usar tons verdes para iluminar plantas e palmeiras – específicas, não todas – também fica muito bem. Essas luzes são discretas; E lhe darão a possibilidade de olhar para um objeto, canto ou caminho, sem a necessidade de apontá-los diretamente.

Não só servem para destacar esses elementos, mas a parede em si mudará sua aparência com o uso de tais lâmpadas. A cor escolhida não perderá sua beleza na escuridão da noite, graças à colocação de luzes nelas.

4.- Tartaruguinhas

Estas são amplamente utilizadas para destacar caminhos ou iluminar as plantas. Elas são altamente recomendadas para se colocar sob as árvores, ou ao lado da piscina.

Quanto à cor, é sempre melhor apelar para as cores quentes, que são aquelas que destacam as qualidades da natureza.

É melhor reservá-las para lugares específicos, e não as espalhar por todo o jardim. São altamente recomendadas para as escadas e bordas das piscinas, por exemplo. Também é bom colocá-las em um jardim com pedras ou no piso do deck.

Leia também:4 ideias para transformar uma parede em um jardim vertical

5.- Vasos luminosos

Atualmente são usados ​​cada vez mais. São vasos convencionais, mas com uma luz tênue colocada em seu interior.

À noite, esses elementos brilharão – em todos os aspectos – por sua conta própria. Sem mencionar, claro, se você colocar nele uma bonita planta, que realce com o efeito das luzes.

Não deixe de ler: Como modernizar o banheiro de forma econômica e fácil

 Luzes de arraiá para iluminar o jardim à noite

6.- Luzes de arraiá

Consiste em colocar lâmpadas penduradas em cordas, como se fossem guirlandas. É outro estilo muito na moda ultimamente. Inclusive em muitas praças de alimentação e bares, podemos apreciar esse tipo de iluminação.

Elas são excelentes para ocasiões especiais, pois fornecem uma iluminação geral muito boa, sem sacrificar a beleza e a originalidade.

Como você pode ver, há muitas maneiras de iluminar o jardim à noite. Escolha a apropriada, de acordo com o seu espaço e orçamento, e dê à sua casa mais um espaço do qual possa se orgulhar.