4 ideias para transformar uma parede em um jardim vertical

19 de julho de 2018
Se você for um amante da vegetação e da natureza, mas não quer colocar mais vasos em casa, inspire-se nestes jardins verticais, que são verdadeiras obras de arte que você vai adorar.
Ter um jardim vertical pode dar um toque pessoal à nossa casa. Não precisamos pensar que a vegetação só pode estar em nosso terraço ou jardim; também podemos ter contato direto com a natureza na sala ou na cozinha da nossa casa.

Não há limites de espaço quando nos referimos à vegetação e à natureza; há sempre um bom cantinho ou buraco para colocar uma planta ou um vaso com ervas aromáticas. As plantas são vida e criam ótimos ambientes em casa.

Queremos mostrar algumas ideias que você pode realizar para construir ou criar um jardim vertical em qualquer parede de sua casa, ou seja, transformar a parede em um verdadeiro jardim.

Com alguma criatividade, conseguiremos ótimos efeitos visuais. Nós vamos contar o que você pode fazer de forma fácil e segura.

Confira os Benefícios de ter plantas em casa

Transformar uma parede em um jardim vertical é muito simples

Se você estiver cansado de seus vasos ou de sempre ver suas plantas à distância em seu jardim, aprenda a fazer ou se inspire nesses jardins verticais para decorar a sua casa.

Você pode contar com a ajuda de itens do dia a dia, como caixas de madeira, garrafas plásticas ou potes de vidro. Estes são materiais muito simples de se obter, econômicos e que podem ser facilmente transformados para servir de base para as nossas plantas.

Jardim vertical

Jardim vertical em sua cozinha

Uma das opções mais práticas é fazer um desses jardins verticais em nossa cozinha, aproveitando qualquer canto pequeno onde caibam alguns vasos para plantar ervas aromáticas ou pequenas plantas que nos darão frutos.

Sempre dentro dos espaços da sua cozinha, você pode usar uma parede para levantar um jardim vertical onde poderá plantar tudo o que quiser. De morangos a alface; não há limites.

Você pode construir os recipientes com materiais reciclados ou, se não, você pode comprar alguns vasos prontos para serem colocados em uma parede.

Jardim vertical na fachada da casa

Você pode usar a própria fachada da casa para transformá-la em um jardim vertical. Pense em que tipo de vegetação você plantará, porque você terá que levar em conta a incidência dos raios solares e vento.

Além disso, você precisa procurar materiais adequados para evitar vazamentos nas paredes da casa, porque não queremos que a água penetre nelas por causa do nosso jardim. Uma ideia para evitar isso é comprar ou colocar vasos de madeira ou latas de alumínio e cobri-los com uma tela de lona impermeável.

Transforme uma parede dentro da sua casa

Se você quiser dar um toque original e colorido à parede de sua casa, aconselhamos que você coloque um jardim vertical em sua sala de estar. Os jardins verticais não precisam ocupar muito espaço, pois dependerão da parte da parede que você deseja cobrir.

Com eles, você criará espaços em terceira dimensão. Eles também adicionam um toque estético e divertido a qualquer parede que escolhermos. Da mesma forma, você irá melhorar a qualidade do ar em sua casa e você não terá que mover vasos para limpar todos os cantos. Os jardins verticais são uma maneira de ganhar espaço e limpeza.

As plantas extraem o dióxido de carbono e são capazes de absorver poluentes, tais como o formaldeído, que é utilizado em alguns corantes têxteis para pintar tapetes e são usados em resinas de solo.

Você também pode adicionar jardins verticais para separar os espaços. Se você tiver uma parede no meio do ambiente ou uma coluna, você pode cobri-las com plantas para que ajude a separar esses espaços visualmente.

Outra maneira de colocar essas plantas verticais é usar uma escada de madeira. Você pode deixá-la encostada na parede para que você não precise furar ou fazer qualquer trabalho.

Conheça As melhores plantas para cultivar em casa e seus benefícios

Jardim vertical em uma estante

Plantas no escritório ou local de estudo

A vegetação tem um efeito muito bom no ser humano; as plantas, arbustos e árvores nos acalmam e nos fornecem propriedades benéficas sem que percebamos. Foi estudado que a vegetação pode melhorar nossa mente e é benéfica para o nosso cérebro.

Ele usa muita energia durante o dia e precisa de uma pausa durante a noite para desconectar e recuperar a força. A fadiga mental pode ser regenerada em casa se tivermos um espaço adequado para isso. Não só o quarto é importante, mas também o local de estudo e de trabalho da casa.

Faça um jardim vertical na sala onde você costuma passar mais horas de concentração. Com isso, você alcançará melhores resultados com menos fadiga. Sua produtividade aumentará e, além disso, você conseguirá um ótimo toque decorativo.

Os jardins que são colocados verticalmente precisam de menos cuidados. Queremos dizer que não corremos o risco de ter uma praga nas folhas. Isso acontece porque os insetos têm mais dificuldade em alcançar as flores, as raízes ou a terra.

Como você pode ver, não há limites sobre a vegetação em uma casa, então nós esperamos que você tenha se inspirado a fazer e montar seus próprios jardins verticais; você não tem mais desculpa para não transformar uma parede em uma bela paisagem.

Recomendados para você