As melhores plantas para cultivar em casa e seus benefícios

As plantas que são colocadas no interior dos cômodos ajudam a purificar o ar. De acordo com o Feng Shui, são sinônimo de vida, crescimento e abundância.
As melhores plantas para cultivar em casa e seus benefícios

Escrito por Yamila Papa Pintor

Última atualização: 25 maio, 2022

Sem duvida alguma, elas são lindas e nos permitem decorar a sala, a cozinha ou o quarto. Além disso, seu perfume é muito bom para tornar a sua casa mais agradável. Pensando nisso, hoje falaremos sobre as melhores plantas para cultivar em casa e seus benefícios.

No entanto, estas não são as únicas vantagens que as plantas e flores oferecem ao nosso lar. Algumas de suas vantagens têm muito a ver com o Feng Shui e os poderes por ele atribuídos a cada uma das espécies.

Principais funções das melhores plantas para cultivar em casa

A mais importante delas é gerar oxigênio, mas também absorver o dióxido de carbono, como fazem as árvores das avenidas. As plantas são colocadas no interior dos quartos ou da sala para ajudar na purificação do ar, assim como, para absorver os gases poluidores provenientes do ambiente externo.

Além disso, as plantas são boas para minimizar os ruídos internos e externos, reter a poeira e propiciar um efeito relaxante para os que vivem no local, caso sejam verdes (em qualquer tonalidade).

Outra função das plantas, em geral, é elevar a umidade do ambiente, evitando que nossas vias respiratórias fiquem ressecadas. São excelentes para refrescar o ambiente no verão, mediante a evaporação da água, e para aquecer no inverno, emitindo calor por se tratar de um ser vivo.

plantas2

As plantas podem reduzir a quantidade de bactérias e esporo de mofo do ar devido à produção de algumas substancias específicas.

E ainda aumentam a porcentagem de íons negativos, compensando os positivos (que causam enfermidades), emitidos pelos eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos.

Os cuidados que se deve ter com as plantas

A saúde das plantas está intimamente relacionada com a nossa própria saúde, já que se adoecerem, nós também podemos contrair alguma doença ou alergia.

É por isso que se aconselha cultivá-las em local com temperaturas mais baixas que aquela em que uma pessoa pode considerar como agradável.

É importante cuidar de tudo o que estiver relacionado a elas, como, por exemplo, a umidade, a iluminação, a rega, etc. E evitar colocá-las em locais de passagem de pessoas, pois o contato frequente pode danificá-las.

Tampouco, podem ser colocadas próximas a uma chaminé, ar condicionado, calefator ou aquecedor.

A luz solar natural é a que produz maiores benefícios para as plantas, por isso, estarem próximas de alguma janelas permitirá que elas cresçam mais bonitas e saudáveis.

Segundo o Feng Shui, as plantas simbolizam o crescimento, sendo reflexo dos avanços econômicos, profissionais e espirituais das pessoas. Quando estão doentes, afastam a energia, por isso, é preciso cuidar bem delas.

plantas3

As melhores plantas para se ter em casa

Se você estiver pensando em decorar a sua casa com flores e plantas, não hesite em escolher qualquer uma das seguintes opções; elas são as mais recomendadas pelos seus efeitos sobre as pessoas que vivem no ambiente:

  • Lavanda: limpa o lar das energias negativas, ajuda na meditação e relaxamento;
  • Artemísia: afasta os infortúnios e atrai boa sorte. Neutraliza o mal e ajuda a encontrar a felicidade. Pode ser colocada no quarto do bebê, para que ele possa ter um sono tranquilo durante a noite.
  • Damiana: afasta o mau humor e os maus pensamentos, e atrai boas vibrações. Dizem também que ajuda a encontrar o verdadeiro amor.
  • Planta de dólar: está ligada, como seu nome indica, à riqueza e bens materiais. Oferecendo benefícios econômicos.
  • Samambaia: é a planta indicada para quem sofreu uma desilusão amorosa, cura a melancolia e brinda consolo. Revigora pessoas doentes.
  • Jasmim: está relacionada ao amor; serve para aumentar a paixão e a sensualidade.
  • Magnólia: é utilizada há muitos anos por produzir harmonia.
  • Dinheiro-em-penca: atrai dinheiro para o lar, ajuda no aspecto financeiro e a tradição costuma dizer que deve-se pôr algumas moedas na terra do seu vaso.
  • Pau d’água: atrai boa sorte e boas vibrações, é ideal para uma casa nova. É boa para ser colocada em um local recém-inaugurado ou em um escritório.
  • Trevo: a planta mais ligada à boa sorte que existe. É necessário que tenha quatro folhas para produzir o efeito desejado.
  • Verbena: estimula os estudos e a inteligência. Evita as más influencias de pessoas negativas.

O que mais o Feng Shui diz sobre as plantas?

Segundo a filosofia oriental, as plantas são sinônimo de vida, crescimento e abundancia. Elas criam um ambiente mais favorável no lar ou no local de trabalho. Procure seguir estas dicas do Feng Shui com relação às plantas:

  • As plantas verdes simbolizam paz e harmonia; e as que possuem tronco, prosperidade e saúde.
  • As flores devem ser colocadas no quarto, sobretudo as de cores vermelhas, para aumentar a paixão, as rosas para a fidelidade e as brancas para acabar com as brigas.
  • As que têm folhas pontudas ou os cactos devem ser colocadas na área externa ou próximo as janelas para proteger a casa.

plantas5

  • O cactos está relacionado ao êxito e com o reconhecimento no trabalho; são ideais para decorar escritórios ou locais de trabalho. Também absorvem as radiações dos aparelhos de TV ou computadores.
  • As plantas de folhas redondas são recomendadas para o interior das casas, por que simbolizam o dinheiro; as de folhas grossas (suculentas) favorecem a harmonia; os papiros e palmeiras atraem boa sorte e as folhas lanceoladas, atraem energia positiva.
  • As plantas colocadas junto à porta de entrada retêm a energia positiva dentro do ambiente.
  • Aconselha-se pôr as plantas em varandas e janelas para afugentar as energias negativas e atrair animais, como pássaros e borboletas, portadores de boas vibrações.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Berg, G., Mahnert, A., & Moissl-Eichinger, C. (2014, January 29). Beneficial effects of plant-associated microbes on indoor microbiomes and human health? Frontiers in Microbiology, 185
    journal.frontiersin.org/article/10.3389/fmicb.2014.00015/full
  • Girman, J. R., Phillips, T., & Levin, H. (2009). Critical review: How well do house plants perform as indoor cleaners? Retrieved from
    buildingecology.com/articles/critical-review-how-well-do-house-plants-perform-as-indoor-air-cleaners/
  • Kamioka, H., Tsutani, K., Yamada, M., Park, H., Okuizumi, H., Honda, T. & Mutoh, Y. (2014, October). Effectiveness of horticultural therapy: A systematic review of randomized controlled trials. Complementary Therapies in Medicine, 22(5), 930-943
    sciencedirect.com/science/article/pii/S096522991400137X
  • Lee, M., Lee, J., Park, B.-J., & Miyazaki, Y. (2015). Interaction with indoor plants may reduce psychological and physiological stress by suppressing autonomic nervous system activity in young adults: a randomized crossover study. Journal of Physiological Anthropology, 34(1), 21. http://doi.org/10.1186/s40101-015-0060-8
  • Hall, Ch. and Dickson, M. Economic, Environmental, and Health/Well-Being Benefi ts
    Associated with Green Industry Products and Services: A Review  https://aggie-horticulture.tamu.edu/faculty/hall/publications/JEH%2029(2)%2096-103.pdf
  •  Hua Yang Feng Shui y Espacio. Tesis Doctoral. Facultad de Bellas Artes. Universidad Complutense de Madrid https://eprints.ucm.es/49602/1/T40408.pdf
  • Castillón Daniel Ángela, Xifré Diaz N. Programa de jardinería para adultos mayores institucionalizados con deterioro cognitivo: Gardening program for institutionalized elderly adults with cognitive decline. TOG (A Coruña) [Internet]. 30 de mayo de 2019 [citado 30 de marzo de 2022];16(29):118-22. Disponible en: https://www.revistatog.es/ojs/index.php/tog/article/view/19

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.