As pessoas negativas te afetam? Aprenda a se defender!

· 13 de dezembro de 2018
Além de se proteger da sua personalidade tóxica, é importante fazer com que estas pessoas entendam que para ser feliz é fundamental ter uma visão mais otimista das coisas.

Temos certeza de que você também conhece alguém que sempre está de mau humor e tem a capacidade de contagiar a todos que a rodeiam. São pessoas negativas que têm pouca tolerância à frustração.

Elas estão acostumadas a responder com protestos e comportamentos negativos a qualquer coisa que acontece e que não corresponda exatamente às suas expectativas. Mas, então, como podemos nos defender delas?

Qual é a razão para o contínuo mau humor de algumas pessoas negativas?

Existem pessoas que vivem em um contínuo pessimismo, e uma negatividade que afeta não só a elas mesmas como também influenciam os outros.

Os especialistas dizem que, na verdade, o que existe por trás destas pessoas é uma contínua irritabilidade e insatisfação com elas mesmas.

No fundo, estas pessoas são vítimas de si mesmas porque passam o dia sofrendo pela decepção com a realidade que vivem.

Pode ser que às vezes não cheguem à uma verdadeira depressão, mas apresentam baixa autoestima que camuflam com a apatia e o desprezo.

Como uma couraça com espinhas, embora falte somente uma gota no copo, elas sempre o veem vazio, são desconfiadas e incapazes de aproveitar das coisas boas que as rodeia.

Além disso, têm uma especial capacidade de transmitir a sua negatividade aos outros.

É comum que encontremos com frases como “para que você vai fazer isso se não vai dar certo”, ou “não vale a pena tentar, você não é bom nisso”, e apesar de tentarmos não dar bola, de alguma maneira nos afeta e nos desanima, principalmente nos seguintes casos:

  • Se a pessoa negativa for um familiar próximo: pai, mãe, esposa, marido, etc.
  • Se a pessoa negativa tiver certo poder sobre nós: como é o caso de nosso chefe no trabalho.

Neste caso, ao ser uma figura que tem influência em nossa vida e que vemos com relativa frequência, podem gerar um impacto em nós. Nos incomoda, nos afeta e no obriga a ter que nos defendermos deles diariamente.

Explicaremos a seguir como você pode lidar com pessoas assim.

A solução para nos defender do negativismo

1. Coloque limites

colocar_limites

Leve em conta que se essas pessoas negativas são muito próximas do seu círculo pessoal, mais cedo ou mais tarde acabarão tendo influência sobre nós, mesmo que seja pela insistência e nos dias que no pegam desprevenidos.

Temos que ir com cuidado, pois esses comportamentos, afirmações e comentários podem tentar contra a nossa autoestima. Nos machucam por dentro, e temos que colocar limites raciocinando cada negatividade:

“Para que você vai fazer esse concurso se só entram os que são indicados?”, “Vou fazer o concurso porque acho que tenho capacidade”.

“Como você pode estar interessada/o nesse homem/mulher se ele é muito bonito/a para você?”, “Me interesso na pessoa que eu quiser porque eu valho o mesmo que qualquer outra pessoa e porque também tenho direito de ser feliz”.

Quer dizer, com calma e equilíbrio, devemos colocar limites a essas pessoas que com suas afirmações, sempre tentam nos fazer mal.

2. Mostrar que são eles que têm um problema

Pessoas_positivas

Isto é algo mais difícil. Porém, atrás de uma pessoa negativa sempre está o derrotismo e a escassa virtude em aproveitar das coisas positivas da vida, em fantasiar, em ter esperança.

Mostre a elas que estão erradas e que você não é como eles. Sorria perante ao seus comentários negativos e comente algo como “só as pessoas positivas conseguem as coisas. Somente as pessoas positivas apreciam o que vale a vida”.

Por trás destas pessoas está a desconfiança, às vezes até a inveja. É sempre bom fazer com que elas vejam que a sua visão da realidade só lhe trará problemas. É assim que você deve vê-las, como pessoas infelizes. Não deixe que tenham poder sobre você.

Leia também: O ciúme e a inveja afetam a saúde

3. Atue de forma assertiva

ser_feliz

Não existe nada melhor que a assertividade para nos defender de quem tenta nos causar danos e de quem quer nos manipular. Você deve saber a todo instante o quer para si mesmo, e o que deseja é simplesmente ser feliz, viver a sua vida e mostrar que é capaz de qualquer coisa a que se propõe.

Descubra: 10 conselhos para ser feliz

Não serve de nada que essas pessoas negativas te digam “que você não vale nada, que não é capaz, que as coisas vão dar errado”. A vida é aprender e experimentar, e pode ser que em alguma situação você cometa um erro.

Mas depois você se levantará e tentará de novo, conseguindo o que se propôs a fazer. Você deve ser assertivo e dizer em voz alta o que quer, sem medo.

Deve colocar limites e demonstrar que não tem medo. São as pessoas negativas quem têm medo, e não você.

Por isso, é fundamental que aprendamos a abrir o nosso guarda-chuva particular para nos protegermos destas personalidades tão comum.

Se estiver ao nosso alcance, também vale a pena ajudá-las, fazer com que elas vejam que para ser feliz é preciso ter uma visão mais otimista das coisas.

É necessário aumentar a nossa autoestima e pensar que todos nós temos o direito à felicidade e que esta em nossas mãos alcançá-la. Não tenha dúvida!