10 conselhos para ser feliz

· 17 de junho de 2014
A felicidade é uma escolha. Escolha ser feliz porque você merece.

A vida é feita para ser experimentada com alegria. Frequentemente acreditamos que não merecemos ter uma boa vida e sermos felizes. Entretanto, a felicidade é uma escolha. Não é algo que nos acontece sem que tenhamos nenhuma decisão nem influência. Conheça 10 conselhos para ser feliz.

Para poder alcançar a felicidade, deve haver um reconhecimento de que o que pensamos e fazemos influência sobre esta condição, e modificar todas as ações e pensamentos que estejam contra a nossa própria felicidade.

1. Tenha prazer para ser feliz

Encontre prazer aonde quer que você vá; sendo as circunstâncias negativas ou positivas, crie prazer. Comece e termine com agradar a você mesmo. Seja um receptor mais ágil de todo o prazer que a vida tem para oferecer.

2. Brinque para ser feliz

Pense em um pátio de recreio, onde o som da risada pode ser ouvido. Busque a alegria com os demais, faça com que eles participem da brincadeira.

Inclusive, ofereça amavelmente um elogio ou faça com que seus filhos se sujem no barro… Brinque!!!!

3. Esqueça o drama para ser feliz

Não faça um drama de tudo o que acontece na vida. Pare de colocar a atenção em tudo o que é ruim, do que pode te compadecer ou conseguir simpatia.

Deixe também de dar tanto aos demais, no lugar de dar a você mesmo. Antes de mais nada, preencha seus próprios vazios.

Deixe de ler todo o drama dos meios de comunicação que não tem nada a ver com você. Não há nada mais que possa te ajudar com o drama do que detê-lo. O drama baseado no medo não traz felicidade.

4. Encontre a tranquilidade para ser feliz

Encontre a tranquilidade para ser feliz

Sente-se para absorver a tranquilidade. No começo você pode se sentir incomodado, mas quanto mais faz, mais se conecta com você mesmo.

E, quanto mais conectado estiver, menos necessitado se sentirá, porque a tranquilidade que pode te dar a paz que se almeja é vital para alcançar a felicidade.

5. Aceite-se assim como você é para ser feliz

Aceitar a si mesmo é a chave principal para alcançar a felicidade. Quando a pessoa realmente consegue que todos os seus defeitos sejam um presente, faz com que alcançar a felicidade seja mais fácil.

A autoaceitação conduz a uma felicidade que muitas pessoas nunca chegam a experimentar. Se aceitar tal e como é também é um passo crucial para amar as outras pessoas, porque se você não quiser a você mesmo é impossível querer o outro.

Leia também: 7 emoções “tóxicas” que nos impedem de alcançar a felicidade

6. Deixe de sair em busca por aprovação para ser feliz

Ninguém tem que aprovar ou validar o que você faz ou como faz as coisas. A felicidade vem da busca de sua paixão ou sentimento de felicidade interior.

É a partir desse lugar – no seu interior – que você começa a entender o que o agrada. E o que muitas vezes o bloqueia é buscar a aprovação dos demais.

Muitas pessoas vivem sua vida sobre a base de outras e nunca experimentam a verdadeira felicidade.

7. Não bloqueie a dor para ser feliz

Quando se detém ou se evita a dor, também se evita a felicidade. Todas as quantidades de emoção devem ser iguais em sua totalidade.

Se você bloqueia uma emoção, bloqueia todas as emoções, por isso, a experiência é apagada ou inclusive deprimente… Não se esconda da dor, permita-se senti-la.

8. Você é digno de ser feliz, acredite!

Às vezes as pessoas apenas estão esperando outra desgraça. Se preocupam caso se sintam muito felizes, porque acreditam que os duendes da miséria logo se lembrarão de sua má sorte na vida.

Se você for uma dessas pessoas que tem fobia da felicidade, como se tivesse que lutar contra os titãs e o sofrimento na vida antes de se considerar digno de ser feliz, lembre-se de que você é digno agora, agora mesmo. Tal como você é!

9. Seja uma pessoa ativa para ser feliz

Seja ativo para ser feliz

Literalmente, faça algo físico. Cuide do jardim, faça exercício, quer dizer, faça algo que te estimule fisicamente. O prazer e a felicidade abundam quando você está comprometido fisicamente.

Se você já estiver fazendo exercícios, é um bom momento para se desfazer de algumas velhas crenças sobre a felicidade, essas que te fazem voltar a dr sentir deprimido e/ou arrependido.

Descubra: Deprimido? Veja o que acontece em seu cérebro

Ganhe clareza, purifique estes maus pensamentos e comece a se mexer.

10. Esqueça o resultado

O apego para que as coisas tenham que ser de determinada maneira ou esperar o momento para a felicidade chegar, pode impedir que você a alcance. Você pode sentir que seu momento atual deve ditar seu nível de felicidade.

Você pode pensar que precisa conquistar o destino, alcançar a meta para merecer a felicidade. Nunca se chega ao destino quando se está esperando ser feliz. Continua sendo difícil de alcançar.

A felicidade não é uma meta, é o caminho ao resultado. O estresse e a decepção se baseiam nas expectativas; revise quantas delas são realistas e quais não são, pergunte-se por que você se apega a elas. Assim, você se permitirá ser feliz.