Estimulação sensorial: os sentidos que nos dão prazer sexual

· 2 de junho de 2018
Embora tenhamos foco na estimulação pelo toque, a verdade é que o resto dos sentidos também são determinantes quando se trata de aumentar o grau de excitação.

A estimulação sensorial é aquela que, através dos sentidos, nos permite desfrutar de uma grande variedade de sensações durante as relações sexuais.

É uma ferramenta importante para quebrar a rotina sexual, conhecer nosso parceiro e, é claro, desfrutar de relações sexuais mais agradáveis.

Embora faça parte de todos os tipos de contato sexual, muitos desconhecem que seu efeito pode ser aprimorado com algumas técnicas e elementos específicos.

É por isso que, além de rever esses sentidos, queremos compartilhar vários truques para estimulá-los e aumentar sua sensibilidade.

Não perca!

O que é a estimulação sensorial?

Mulher e homem se divertindo na cama

São as sensações que podemos perceber através do gosto, do cheiro, da visão e de qualquer outro sentido, que elevam nosso grau de excitação sexual.

Podem variar de acordo com as preferências de cada pessoa, e você pode tirar proveito delas tanto nas preliminares quanto durante as relações sexuais.

Embora sejam imperceptíveis para alguns, provavelmente por causa da rotina em que o sexo tende a cair, elas são de grande influência para atingir a plenitude ou o clímax.

Quais sentidos nos dão prazer e como estimulá-los?

Todos os sentidos do nosso organismo participam, de alguma forma, das sensações que experimentamos durante as relações sexuais.

No entanto, devido ao descuido ou falta de conhecimento, nem sempre conseguimos estimulá-los correta e satisfatoriamente.

Toque

Prazer sexual do casal

O prazer sensorial oferecido pelo toque tem um forte vínculo com a excitação sexual e a capacidade de atingir o orgasmo.

É um dos sentidos mais importantes, uma vez que a pele é o nosso maior órgão.

Como estimulá-lo?

  • A maneira mais básica de aumentar a sensibilidade do toque é através de massagens ou carícias.
  • Para sair da rotina é bom tentar incluir elementos adicionais, com diferentes temperaturas ou texturas, por exemplo.

Cheiro

Perceber certos aromas antes e durante o sexo pode aumentar as sensações que aumentam o prazer e a satisfação sexual. Este tipo de prazer está intimamente relacionado com os feromônios.

Como estimulá-lo?

  • A aplicação de alguns perfumes na pele pode ser atraente para o casal.
  • Alguns óleos essenciais utilizados na aromaterapia também são benéficos (lavanda, alcaçuz ou limão, entre outros).

Ouvido

Casal se divertindo na cama

O prazer auditivo enriquece significativamente a experiência sensorial no sexo, especialmente quando a pessoa gosta de sussurros no ouvido ou gemidos.

Tem um relacionamento forte com a parafilia, isto é, a excitação sexual que é atingida quando outra ou outras pessoas ouvem os ruídos relacionados à prática do sexo.

Como estimulá-lo?

  • Sussurre fantasias ou palavras “sujas” na orelha do parceiro.
  • Não contenha os gemidos.
  • Ouça músicas eróticas.

Paladar

O paladar é um dos sentidos que ajudam a explorar mais intimamente o corpo do casal. É necessário para estimular os órgãos genitais na prática de sexo oral, o que indica que é o aliado principal para alcançar sua eficácia.

A boca, especialmente a língua, aumenta o nível de excitação tanto da própria pessoa quanto da outra. Esta estimulação, por sua vez, engloba o prazer de desfrutar os sabores que provêm de fluidos corporais.

Como estimulá-lo?

  • Embora o gosto da área íntima e dos fluidos seja suficiente para muitos, outros preferem ir mais longe, por exemplo, usando óleos ou preservativos aromatizados.
  • Você pode usar alguns alimentos, como chocolate ou chantilly, desde que não arrisquem sua saúde.

Visão

Casal iniciando relação sexual

A excitação do contato visual prevalece sobretudo no gênero masculino. É um tipo de estimulação com o qual os casais capturam e expressam emoções dentro de um plano erótico.

Permite inovar constantemente as relações sexuais, pois isso inclui todos os tipos de fantasias.

Como estimulá-lo?

  • Observe as reações da outra pessoa enquanto recebe estímulos.
  • Olhe para o parceiro durante a relação sexual.
  • Use trajes, lingerie, maquiagem, couro, e todos os tipos de elementos que podem construir uma fantasia erótica.

Qual sentido lhe dá maior prazer? Independentemente do tipo de estímulo, a emoção e o prazer que os sentidos provocam podem variar em cada um, de acordo com seus gostos.

É importante conhecer nosso parceiro para saber quais são suas preferências, com qual sentido eles têm mais sensibilidade, e quais ações os enlouquecem.

Saber aproveitar esse tipo de prazer pode, sem dúvida, melhorar o sexo e ajudar a atingir o orgasmo. Aproveite!