Como o Feng Shui pode contribuir com a vida humana

· 10 de junho de 2018
A chave para que o Feng stos sempre na medida certa, sem nos excedermos, já que também podem ter efeitos improdutivos em nossas emoções.

O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa. Na antiguidade, era praticada para encontrar um lugar para situar as casas e até as tumbas.

  • O objetivo era que pudessem estar resguardadas das inundações, das tormentas e de qualquer mal que pudesse afetá-las, inclusive das ondas de calor descomunal.
  • Com o passar dos anos, os chineses foram incluindo esta técnica para organizar o interior e o exterior de suas casas.

 

Em que se baseia a técnica do Feng Shui

Ordem é um dos elementos do Feng Shui

A fundadora da escola ocidental, Terah Collins, é especialista na técnica do Feng Shui. O aponta explicitamente como um “estudo que trata da organização de nosso entorno para melhorar nossa qualidade de vida“.

Por isso, este artigo foca em ressaltar as contribuições que o Feng Shui pode trazer para as nossas vidas, entendendo que a sabedoria milenar das culturas orientais pode ser aproveitada a nosso favor, com custos menores do que imaginamos.

Todas as coisas que nos rodeiam, especialmente em nossa casa, têm um efeito de forma positiva ou negativa em nossas vidas. Com a implantação das técnicas do Feng Shui podemos conseguir o equilíbrio adequado para manter uma vida saudável.

Que coisas o Feng Shui com os seus elementos oferece para uma vida saudável?

A primeira coisa que devemos saber é que, segundo a técnica do Feng Shui, todas as pessoas são compostas por cinco elementos: o metal, o fogo, a madeira, a água e a terra.

Cada elemento tem seu significado especial e cada um deles deve estar presente em nosso entorno da maneira adequada.

O metal

É um elemento que tem a capacidade de aprimorar a sagacidade mental, a concentração e a independência em uma pessoa.

  • Pode integrá-lo dentro de sua casa de uma forma muito simples, já que pode estar presente em objetos de cimento, nos azulejos, nos tampões de mármore…

Também pode incluí-lo em quadros e esculturas criadas com qualquer tipo de metal, em forma de arco, circulares e em tons de cores pastéis e branco.

  • Tenha cuidado de não colocá-lo em excesso, já que poderia desenvolver a teimosia ou a falta de compromisso ou de trabalho em equipe.

O fogo

O fogo é um dos elementos do Feng Shui

O Feng Shui nos ensina que este elemento tem a capacidade de impulsionar qualidades como a liderança, e incentivar as relações emocionais de uma maneira saudável.

  • O elemento fogo pode ser incluído de uma forma sutil na iluminação de sua casa. Também com quadros que mostrem pessoas ou amanheceres, dentre outros.

Também, com acessórios de couro, com mascotes, com tons de cor laranja, castanho, vermelho ou rosados.

  • Também não é recomendável colocá-lo em excesso. Se for assim poderia incitar a impaciência, as condutas impulsivas e agressivas, além de emoções frias nas pessoas.

A madeira

Este elemento em nossas vidas tem a capacidade de promover a intuição, o espairecimento, a criatividade e a flexibilidade.

  • Podemos incluí-la em móveis, na tapeçaria, nas cortinas, em quadros de paisagens, em plantas e flores de interior e em tons de cores azuis ou verdes, coisas que estejam relacionadas com a madeira.
  • É preciso procurar o equilíbrio perfeito, já que se for encontrado em muita quantidade, pode fazer com que o peso das responsabilidades se sinta mais forte.
  • Pelo contrário, se sua presença é escassa, pode ser um obstáculo para o fluxo de criatividade e das intuições.

Leia também: Como fazer 5 produtos naturais para limpar seus móveis de madeira

A água

A água é um dos elementos do Feng Shui

Este é um elemento que oferece relaxamento, espiritualidade, inspiração.

  • Pode incluí-la em fontes de água, com vidros, espelhos, cristais ou com quadros que a representem.
  • Agora, se é usada em excesso pode reduzir a produtividade e incitar a dispersão.
  • Se, pelo contrário, houver escassez de sua presença, pode causar estresse, angústia, competência entre os habitantes da casa.

A terra

Este é um elemento com a habilidade de aumentar a sensualidade, a ordem, a força física, a estabilidade.

  • É um elemento fácil de incluir, já que se encontra presente em telhas e ladrilhos. Também em objetos de argila, nas formas retangulares ou quadradas, em tons de cor ocre, amarelo e marrom.
  • Deve ser introduzida com precaução, já que sua presença em excesso gera uma atmosfera retraída ou conservadora.
  • Ainda, sua ausência pode incentivar a insegurança e o caos.