Dicas para saber se alguém mente

· 26 de fevereiro de 2018
Em muitos interrogatórios policiais usam-se métodos para detectar mentiras. Para reconhecer mentirosos, precisamos seguir os conselhos que mostraremos a seguir.

Seria muito bom ter um detector de mentiras portátil e usá-lo com quem quiséssemos. Ou mesmo que existisse uma reação física como a de Pinóquio, que o nariz crescesse cada vez que fosse contada uma mentira.

No entanto, não temos nenhuma das duas opções à disposição. Contamos sim com nossos sentidos e intuições para saber se alguém mente. E, logicamente, com nossa atenção. Saiba como reconhecer mentirosos no seguinte artigo.

Conselhos para saber se alguém mente

Mesmo que possa parecer estranho, a mentira é algo muito comum nos seres humanos. Até mesmo quando alguém mente, pode não de propósito.

Claro que também estão presentes aqueles que o fazem descaradamente e nessas ocasiões não é tão fácil perceber. Mas, para começar podemos ajudar analisando os seguintes sinais de que não se está dizendo a verdade:

1. Muitas palavras

Amigos conversando

As pessoas que mentem muitas vezes falam com pressa e dão mais detalhes do que o necessário para conseguir seu objetivo de serem convincentes.

Essa “verborragia” pode vir acompanhada por gestos excessivos e frases do tipo “estou te dizendo a verdade” ou “estou sendo completamente sincero com você neste momento”.

Leia também: 8 mentiras que as pessoas felizes se negam a acreditar

2. Micro expressões

Tratam-se daquelas expressões faciais que podem ser imperceptíveis se não prestarmos atenção suficiente. Aparecem e desaparecem em um segundo.

Quando alguém mente pode levantar as sobrancelhas, marcar as linhas da testa ou fazer um movimento repetitivo com os lábios.

3. Incongruências

Se formos honestos, contamos a mesma história uma e outra vez sem mudar nem uma vírgula. No entanto, quando mentimos podemos usar outras frases totalmente opostas entre si. Por exemplo, dizer que chovia e depois que saiu um sol radiante é um sinal de mentira.

Também pode haver sinal de incongruência entre as palavras e as expressões faciais ou corporais. Se estão dizendo algo triste, mas existe um sorriso nos lábios ou vice-versa, talvez não estejam contando a verdade.

4. Tocar nariz e boca

Pessoa mentindo para outra

Este é um dos sinais mais comuns quando alguém mente. É uma reação inconsciente que pode indicar “tampo a boca pelas mentiras que digo” ou “não quero que vejam meus lábios enquanto escondo informação”.

No caso de tocar compulsivamente o nariz, mais além de um resfriado ou alergia, pode ser devido ao aumento de adrenalina nos capilares nasais devido à ansiedade ou ao estresse que mentir traz.

5. Atitude infantil

Falar com um tom mais agudo, como se fosse uma criança ou um personagem brando, deveria nos colocar em alerta. 

Algumas pessoas viveram em lugares onde as mentiras eram aceitas e perdoadas, sempre e quando se tratassem de algo “lindo”. As crianças pequenas podem nos parecer adoráveis quando dizem mentiras com relação a uma travessura, mas devemos ter muito cuidado se esta técnica é usada por parte de um adulto.

6. Movimento dos olhos

Mulher mentindo para homem

Outra das maneiras de determinar se alguém mente é observar seu olhar. Por um lado é normal que mova os olhos de um lado para o outro com desespero. Mas atenção! Isso não é o mesmo que olhar para cima tentando se lembrar de algo, que ver como as pupilas vão da direita para a esquerda a toda velocidade. Este último hábito pode ser sinônimo de mentira.

Por outro lado, os mentirosos também costumam evitar o contato visual com seu interlocutor ou mesmo focam a visão em um objeto específico atrás da pessoa que o está escutando. Deveríamos ter cuidado neste caso, porque muitos especialistas em mentir praticaram e aprenderam como olhar nos olhos para que os consideremos sinceros.

7. Respiração

O estresse de mentir pode provocar mudanças na forma de respirar, principalmente se a pessoa se sente culpada por suas palavras ou está falando sob pressão.

Também pode ser que seja difícil engolir saliva ou que pigarre devido ao que tem na boca e a garganta seque. Pode ser que lamba os lábios, que seu peito esteja agitado, que respire pelo nariz ou dê grandes inspirações de ar.

8. Voz

Homem dizendo mentiras

Preste muita atenção às mudanças vocais da pessoa que está falando. A voz pode ser um perfeito indicador de mentiras ou verdades. Talvez comece a conversa mais devagar ou depressa do que o normal, que seu tom seja agudo ou que as palavras “tremam” ao serem pronunciadas.

Outra forma de detectar que alguém mente é escutá-la gaguejar ou balbuciar.

Veja também: Por que nos convertemos em vítima quando somos o protagonista?

9. Suor

É normal que quando alguém está em uma situação incômoda transpire mais do que o habitual. Talvez diga “faz muito calor aqui” mesmo que o ar condicionado esteja ligado ou seja inverno.

Medir a transpiração é um dos parâmetros analisados em um detector de mentiras ou polígrafo. Se a pessoa tiver as mãos molhadas de transpiração ou a roupa úmida, talvez seja porque não está sendo sincera com você.

10. Respostas emocionais

Pessoas tentando descobrir quem mente

A reação e sincronização das respostas podem ajudar se queremos descobrir a alguém que mente. Por exemplo, se perguntamos algo e imediatamente responde, existem muitas chances de que não esteja dizendo a verdade. Talvez a tenha ensaiado ou praticado a resposta.

Preste atenção também se a pessoa quiser se defender continuamente, se desvia as perguntas respondendo algo que não tem nada a ver ou como muda seu corpo ante certas palavras ou frases. Cuidado se usa as mesmas palavras que você para responder ou se responde com outra pergunta.