5 razões pelas quais você deve rir mais

Você sabia que quando você ri não só melhora seu humor, mas também fortalece seu sistema imunológico e reduz a produção de hormônios do estresse?

Quase todo mundo gosta de uma pessoa que ri, que é feliz e cheia de vitalidade. Pois o riso é o melhor remédio para tudo.

Pode curar a tristeza, a ansiedade e a depressão, aliviar a dor, o desconforto e até combater doenças graves.

Rir nos torna mais sociáveis, vemos o mundo de uma perspectiva diferente e nos dá a coragem de enfrentar o que quer que seja. O sorriso é totalmente recomendado para a saúde e o bem-estar de uma pessoa.

Os efeitos dele beneficiam o corpo. Existem muitos estudos que provam que, quando se ri, o córtex cerebral libera impulsos elétricos negativos. Isso realmente ajuda os pacientes com doenças como o câncer.

O cérebro realiza um processo químico importante no organismo: a liberação de endorfinas. Esta substância narcótica (que na realidade é um hormônio) é semelhante à morfina, e combate dores intensas.

As endorfinas são conhecidas como hormônios da felicidade.

Esses neurotransmissores são responsáveis ​​pelos momentos mais agradáveis ​​de nossas vidas: eles são produzidos quando fazemos sexo, nos exercitamos, comemos chocolate e especialmente quando rimos.

Sabendo disso, é necessário que você conheça algumas razões pelas quais você deve rir um pouco mais. Se você se considera uma pessoa séria que ri ou sorri muito pouco, este artigo é perfeito para você.

Dê uma olhada.

5 razões para rir mais

1. Fortalece o sistema imunológico

Células do sistema imunológico de pessoa rindo

Como dizem por aí, o riso é a cura de todos os males. Diminui os hormônios do estresse, melhora a circulação e o consumo de oxigênio. Por liberar toda essa carga negativa, o sistema imunológico torna-se mais forte.

  • Os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo que combate bactérias importantes e infecções no sistema respiratório, são aumentados.
  • As células NK e os glóbulos brancos também respondem positivamente quando rimos. Estes são responsáveis ​​por combater infecções atacando diretamente os vírus, melhorando nosso sistema imunológico.

Você quer saber mais? Fortaleça seu sistema imunológico de forma natural com cogumelo ostra

2. Dá vitalidade aos órgãos

  • O riso promove o fluxo sanguíneo, diminui os hormônios do estresse e enche o corpo com energia. Ele energiza o coração, o cérebro e os pulmões, fazendo com que esses órgãos funcionem muito melhor.
  • É um dos melhores tratamentos para doenças cardíacas. Também está associado a uma melhor pressão arterial e boa circulação, e o corpo tem um aumento na atividade aeróbica.

3. Melhora sua memória

Cérebro

Por diminuir os níveis de cortisol (hormônio do estresse), a memória é reforçada. Rir aumenta a produção de endorfinas e dopamina, dando ao cérebro uma sensação de prazer e bem-estar.

  • A atividade neural muda alterando as ondas cerebrais, tornando a memória mais rápida e forte. A retenção de informações é facilitada no momento da risada.
  • O riso funciona exatamente como a meditação, e aumenta os níveis de ondas cerebrais alfa. Quando você ri o cérebro o traduz como um estímulo agradável, relaxando seu corpo e tendo um efeito similar aos benefícios da meditação.

4. Relaxa e estica os músculos

Rir tem uma relação direta com a liberação da tensão acumulada nos músculos do corpo. Por isso, a sensação de relaxamento que você sente não só envolve seus músculos faciais, mas também o resto do corpo.

  • O riso é o melhor remédio para combater qualquer tipo de estresse, incluindo aquele acumulado no trabalho.
  • Lembre-se de que quando você ri o cérebro emite hormônios que produzem prazer no corpo, isto é, elimina qualquer tipo de tensão, seja muscular ou psíquica.

Não sabia? Linguagem corporal: 7 chaves para melhorar sua segurança e convencer os outros

5. Torna-nos mais positivos

Mulher rindo

Muitas pessoas todos os dias enfrentam depressão, tristeza e ansiedade. É extremamente difícil sair desses estados de ânimo. Nem todos nós enfrentamos isso da mesma maneira.

  • O riso é o melhor remédio contra isso, podemos ver coisas de outro ponto de vista, tira nosso pessimismo e aumenta nossa autoestima e confiança.

Isso nos torna mais positivos, ajuda-nos a manter nossos pontos fortes, aumenta nosso senso de humor e, se estivermos em uma situação ruim, isso nos ajuda a lidar com emoções negativas.

Por estes e muitos outros motivos você deve considerar que a risada é a solução para todos os seus males. É uma das coisas mais prazerosas que existe. E a melhor de tudo isso: é inteiramente grátis!

Recomendados para você