Benefícios para a saúde de ter um animal de estimação

Ter um animal de estimação em casa pode trazer benefícios tanto física quanto psicologicamente, pois nos ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico e a promover a secreção de oxitocina.
Benefícios para a saúde de ter um animal de estimação
Leidy Mora Molina

Revisado e aprovado por a enfermeira Leidy Mora Molina.

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 14 dezembro, 2022

Caso tenha um animal de estimação em casa, você deve saber que ele beneficia sua saúde. Nós falaremos neste artigo sobre os benefícios de ter um animal de estimação em casa. Garantimos que há muito mais do que você poderia imaginar!

Benefícios para a saúde de ter um animal de estimação

1. Benefícios terapêuticos

Mulher no hospital com animal de estimação

Especialistas em saúde realizaram pesquisas que sugerem que os animais de estimação têm um impacto favorável no comportamento de crianças com condições especiais de socialização. Além disso, ajuda elas a se concentrarem e focarem no que precisam.

Ou seja, se em casa há uma criança com a síndrome de Asperger ou condições semelhantes, ter um animal de estimação a ajudará muito.

Está provado que os animais de companhia são de grande ajuda para lidar com problemas emocionais, tais como: traumas, dificuldades no manejo da raiva ou estresse.

Até mesmo foi provado que os animais de estimação são de grande ajuda para pessoas que passaram por eventos altamente traumáticos, como guerras ou ataques físicos de qualquer tipo.

2. Aumentam a imunidade

Como os animais têm certos germes e as pessoas próximas a eles serem expostas a esses micro-organismos diariamente a um nível saudável, o sistema imunológico dessas pessoas é fortalecido. Assim, elas tendem a ficar muito menos doentes do que aquelas que não se relacionam com os animais regularmente.

Isso significa que, ao contrário do que se acredita, as crianças expostas à companhia de um animal de estimação têm menor probabilidade de desenvolver condições alérgicas durante toda a vida.

3. Aumentam a positividade

Moça com animais de estimação

Quando expostos à energia de um animal de estimação amoroso, as pessoas se tornam muito mais otimistas com o presente e o futuro.

Em adição, elas se sentem animadas e com uma ligação muito forte, graças ao simples fato de que, ao estarem perto de um animal de estimação, o corpo de uma pessoa secreta oxitocina: o hormônio que cria relacionamentos afetivos.

4. Eles detectam baixos níveis de açúcar

No caso dos cães, foi revelado através de vários estudos científicos que muitos deles são capazes de reconhecer se os níveis de insulina de seus donos caíram significativamente.

Assim, ao detectar mudanças, eles as transmitem através de mudanças em seu comportamento. Se você sofre de diabetes, ter um cão irá mantê-lo alerta e pode até salvar a sua vida.

5. Eles mantêm você em forma

Homem fazendo esporta com seu animal de estimação

Quando uma pessoa está comprometida a ter um animal de estimação, ela é encorajada a criar hábitos que a deixam muito mais ativa do que se não tivesse um animal.

Um cão em casa todos os dias vai querer dar um pequeno passeio na rua. Isto implica que seu dono deve acompanhá-lo e ele estará obtendo um benefício para sua saúde, já que será impossível para o dono de um cão manter um estilo de vida sedentário.

6. Sua vida social é mais ativa

É sabido que as pessoas que têm animais de estimação estão relacionadas a outras pessoas que também têm mascotes. Seja na hora de levá-los para passear, quando compartilham opiniões sobre comida ou quando vão ao veterinário, entre muitas outras ocasiões.

Com um animal de estimação ao seu lado, você não se sente mais solitário.

7. Seu coração será mais saudável

Mulher com animal de estimação

Ao ficarem em contato, tanto o animal quanto o dono se sentem muito mais relaxados. Isto reduz acentuadamente a pressão arterial e a frequência cardíaca; esse simples fato dará mais vida ao seu coração.

Além disso, aqueles que têm animais de estimação geralmente controlam melhor o seu nível de colesterol, por isso, em caso de sofrer uma parada cardíaca, eles são mais propensos a sobreviver.

8. Pode ajudar uma pessoa com convulsões

Existem grupos que estão convencidos de que os cães podem ser treinados para reconhecer mudanças significativas em pessoas com epilepsia. Assim, eles poderiam detectar uma possível convulsão, mesmo antes de acontecer.

Enquanto isso não é completamente comprovado, é verdade que um animal de estimação é um apoio incondicional para uma pessoa com essa condição.

9. Ajuda com a sua ansiedade

Homem com animal de estimação

Ao ficar perto de um animal de estimação, a pessoa tem melhores chances de controlar possíveis ataques de ansiedade e permanecem estáveis ​​por muito mais tempo em comparação com pessoas que não têm mascotes ao seu redor.

Ter um animal de estimação em casa, sem dúvida, melhora a vida de todos os membros da família. Eles são especialmente recomendados no caso de crianças, e se elas tiverem alguma condição especial, seu animal de estimação aprenderá a ser de grande ajuda.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Bolstad CJ, Porter B, Brown CJ, Kennedy RE, Nadorff MR. The Relation Between Pet Ownership, Anxiety, and Depressive Symptoms in Late Life: Propensity Score Matched Analyses. Anthrozoos. 2021;34(5):671-684.
  • Cherniack EP, Cherniack AR. Assessing the benefits and risks of owning a pet. CMAJ. 2015 Jul 14;187(10):715-716.
  • Cherniack EP, Cherniack AR. The benefit of pets and animal-assisted therapy to the health of older individuals. Curr Gerontol Geriatr Res. 2014;2014:623203.
  • Gadomski A, Scribani MB, Tallman N, Krupa N, Jenkins P, Wissow LS. Impact of pet dog or cat exposure during childhood on mental illness during adolescence: a cohort study. BMC Pediatr. 2022 Oct 5;22(1):572.
  • Hesselmar B, Hicke-Roberts A, Lundell AC, Adlerberth I, Rudin A, Saalman R, Wennergren G, Wold AE. Pet-keeping in early life reduces the risk of allergy in a dose-dependent fashion. PLoS One. 2018 Dec 19;13(12):e0208472.
  • Jhun I, Phipatanakul W. Early exposure to dogs and farm animals reduces risk of childhood asthma. Evid Based Med. 2016 Apr;21(2):80.
  • Machová K, Procházková R, Vadroňová M, Součková M, Prouzová E. Effect of Dog Presence on Stress Levels in Students under Psychological Strain: A Pilot Study. Int J Environ Res Public Health. 2020 Mar 28;17(7):2286.
  • Prokop, P., & Tunnicliffe, S. D. (2010). Effects of having pets at home on children’s attitudes toward popular and unpopular animals. Anthrozoos.
  • Paul, E. S. (2000). Empathy with animals and with humans: Are they linked? Anthrozoos.
  • Hurley, K. B., Kovack-Lesh, K. A., & Oakes, L. M. (2010). The influence of pets on infants’ processing of cat and dog images. Infant Behavior and Development.
  • Scoresby KJ, Strand EB, Ng Z, Brown KC, Stilz CR, Strobel K, Barroso CS, Souza M. Pet Ownership and Quality of Life: A Systematic Review of the Literature. Vet Sci. 2021 Dec 16;8(12):332.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.