5 dicas para combater seu medo à solidão

Analise o que lhe causa esse medo à solidão, porque é provável que existam alguns problemas do passado que você deve resolver para se sentir bem consigo mesmo.

Há uma diferença clara entre estar sozinho e se sentir sozinho. Ambos envolvem sentimentos muito particulares, que têm a ver com como lidar com cada situação.

O medo da solidão é um medo comum que deve ser combatido o mais rápido possível para que você não caia em um estado depressivo. O mais importante é definir cada estado de espírito e, assim, planejar uma estratégia para mitigá-lo.

Estar sozinho é não ter companhia, e pode ser devido a uma simples decisão pessoal, quando o adulto se sente bem consigo mesmo, ou pode ser um estado involuntário, o que gera o sentimento de solidão.

A solidão é definida como a falta de contato com os outros. É um medo adquirido desde muito jovem, desde bebê, já que a nossa sobrevivência dependia de cuidados externos. O mais razoável é nos livrarmos desse medo à medida que amadurecemos.

No entanto, em muitos casos, a família desempenha um papel muito influente quando as funções de apoio não são cumpridas ou as metas de superação não são fortalecidas.

  • Então, na infância, você vem carregando uma sensação de abandono, de estar desprotegido. Dessa forma, um tipo de vácuo existencial é criado.
  • Quando adulto, você busca incansavelmente o apoio dos outros, assim como a sua aceitação na sociedade, acreditando que isso o fará mais feliz.

Nesse momento, você precisa desenvolver ferramentas que ajudem a superar essas deficiências e corrigir os sentimentos de solidão. Então, mãos à obra e siga estas dicas práticas que o ajudarão a superar seus medos mais profundos.

Dicas para combater o medo da solidão

1. Dedicar tempo a si mesmo

Mulher preocupada porque não espera ninguém para comer com ela

A melhor maneira de combater esse sentimento é tirar um tempo para você. Nesse momento, determine de uma vez por todas que você vem primeiro, com segurança e confiança. Isso vai ajudá-lo inequivocamente a combater a solidão.

É uma hora do dia em que você vai se dedicar exclusivamente a si mesmo, para se mimar e cuidar, de qualquer maneira possível.

Limpe sua mente, relaxe e passe alguns minutos se enchendo de pensamentos positivos e agradáveis.

2. Descubra por que você se sente solitário

Racionalize por que você se sente sozinho e enfrente com todo o seu ser cada imagem e ideia que você tiver em relação à solidão.

Desta forma, você verá que muitos de seus medos não têm fundamento. A partir daí, crie imagens agradáveis ​​de si mesmo, aproveitando a solidão, em vez de sofrer com isso.

3. Deixe o passado para trás

Mulher triste com medo à solidão

Coloque na cabeça de uma vez por todas que o passado é algo que não retornará. Você tem que se acostumar com a ideia de que o que foi vivido deve ser deixado para trás. Abra-se para a sensação de curar as feridas, esquecer e perdoar de coração.

Leve em conta que se o passado foi uma coisa boa, e você vive se lembrando, ele se tornará uma memória nostálgica em vez de feliz. E, se tiver sido algo ruim, não vale a pena reviver esses momentos.

4. Você não precisa estar com alguém

Desista da necessidade de estar acompanhado para ser feliz. Quando você está desesperadamente procurando por alguma companhia, é provável que você atraia problemas, pessoas tóxicas e desapontamentos, e nada disso vale a pena.

Ao renunciar a essa necessidade, você está quebrando as amarras do medo da solidão.

  • Quando você está ciente de que pode viver sozinho, você verá de uma maneira tangível como sua autoestima aumentará.
  • Conheça o seu valor próprio e desfrute plenamente de uma vida sem medos e temoresVocê é mais livre e, portanto, mais feliz.

5. Alimentação

Ao estar sozinho pode cozinhar o que quiser

Embora exista uma incidência direta entre o que comemos e a sensação de estar satisfeito e consolado, não procure a comida como um substituto da companhia.

As pessoas com sentimentos de solidão precisam comer alimentos quentes, como sopas e chocolates, mas sem abusar.

Diante de tudo o que foi exposto, você verá que a solidão é um estado que realmente deve ser valorizado por cada ser humano. É saudável ficar sozinho para que você possa estabelecer um contato profundo com você mesmo, assim como com seus pensamentos e sentimentos.

Ao ficar sozinho, você estabelece e avalia suas próprias metas e objetivos, e começa a se aceitar como é. Você saberá o que realmente quer mudar e não deixará de fazer alguma coisa porque os outros lhe dirão o contrário.

Recomendados para você