Como reciclar garrafas de vidro para decorar seu jardim

· 24 de janeiro de 2019
Anime-se a reciclar garrafas de vidro para obter itens preciosos e originais para decorar o seu jardim, embelezando-o enquanto também cuida do meio ambiente.

O vidro está presente em muitos produtos que compramos no próprio supermercado, seja um pote de geleia, picles, um suco de frutas, ou uma garrafa de vinho. Reciclar garrafas de vidro está na moda. Veja por quê!

Se você não tiver um jardim, tome nota dessas ideias, pois poderão servir para fazer um presente para um membro da família, ou um amigo que tenha um jardim.

As garrafas de vidro vão se acumulando sem dar-nos conta e, além disso, existem muitos tamanhos diferentes. Nós lhes mostramos alguns projetos muito inovadores e interessantes que você pode fazer em seu jardim, especialmente com as garrafas de vinho. Você pode utilizá-las como elementos decorativos, para dividir o terreno, ou construir coisas com utilidade.

Ideias para reciclar garrafas de vidro para o jardim

O bom de reciclar, e dessa nova “moda”, é que podemos transformar grandes quantidades de itens do dia a dia, em novos itens e produtos muito úteis, dar-lhes uma segunda vida e oportunidade.

Além disso, esta reciclagem sempre contribui para cuidar tanto do ambiente, como do nosso bolso.

Garrafas de vinho como vasos

Ideia para reciclar garrafas de vidro para o jardim

Uma ideia original é reciclar garrafas de vidro, sejam elas de vinho ou cerveja, em vasos para nossas plantas.

Tenha em mente que elas não precisam ser plantas que cresçam muito, ou precisem de uma grande porção de terra. O ideal é criar uma área para plantar nessas garrafas, especiarias para a nossa cozinha. A hortelã, o manjericão, a salsa, ou o coentro são uma ótima opção.

  • Você pode colocar as garrafas de vidro de cabeça para baixo, de modo que o bocal sirva de dreno, e abrir a base das garrafas para introduzir as plantas.
  • Por outro lado, você pode plantar outros tipos de plantas nessas garrafas, colocando-as horizontalmente. Deitadas e abertas na lateral, é uma forma muito original para usá-las, e dá muito bons resultados.

Descubra nesse artigo: Como germinar sementes de limão para ter uma bela árvore em seu jardim

Dividir espaços

Reciclar garrafas de vidro para empilhar, pode servir para fazer uma cerca ou dividir um espaço em seu jardim. É como fazer uma espécie de fortificação baseada em garrafas. O efeito visual é muito colorido, e é relativamente simples.

Você pode criar desde uma cerca para plantar tipos mais delicados de plantas, para evitar que as pisem, até uma bela horta.

  • Comece enterrando à metade a primeira fileira de garrafas, e depois as fileiras seguintes; empilhe-as de forma organizada. O ideal é que você cole as garrafas juntas para que a estrutura não seja desmontada.
  • Para fazer essa atividade, lembre-se de que você precisa de muitas garrafas: organize-as antes de começar, porque você poderá ficar sem elas antes de conseguir terminar.

Leia também este artigo: Acessórios para a sala: aprenda a fazê-los com alguns passos simples

Lâmpadas e castiçal

Um clássico é transformar frascos vidro, garrafas ou potes, em lâmpadas ou castiçais. Por tratar-se de um material translúcido, e deixa passar a luz, dá um efeito muito bonito com a luz da chama de uma vela, ou da luz artificial.

Para criar uma lâmpada ou um castiçal, precisamos cortar com muito cuidado essas garrafas de vidro; evitando quebrá-las e, ao mesmo tempo, tentando não nos machucar.

O que você precisa?

  • Garrafa
  • Furadeira
  • Lâmpada
  • Suporte e fiação com plugue
  • Um abajur
  • Fita isolante

Agora, lhes diremos como reciclar uma garrafa de vidro para criar uma lâmpada

  • Em primeiro lugar, limpe a garrafa por dentro e por fora.
  • Depois, decida se deve ou não deixar o rótulo da garrafa. Se você deixar, terá um efeito muito mais antigo ou vintage.
  • Por outro lado, faça o orifício com a ajuda da broca na área inferior da base.
  • Posteriormente, passe o cabo pelo orifício, e conecte-o ao suporte da lâmpada com um pouco de fita isolante.
  • Finalmente, coloque o suporte no topo da garrafa, adicione a lâmpada e o abajur.

Esta lâmpada pode ser deixada no jardim ou até mesmo no interior de sua casa: você conseguirá um efeito perfeito e original.

Fazer terrários

Reciclar garrafas de vidro para fazer terrários

Os terrários são artesanatos muito simples de se fazer, e que oferecem resultados muito bons. Você só precisa preparar sua garrafa para poder adicionar em seu interior pedras preciosas, areia, conchas, ou qualquer tipo de planta pequena, etc…

Os terrários não podem ser feitos apenas com garrafas: o ideal é reciclar garrafas de vidro de diferentes tamanhos, ou até mesmo aquários de peixes. Você pode colocá-los tanto no jardim como dentro da casa, fica ideal como uma peça central da mesa de jantar!

Castiçais com garrafas de vinho

Por último, uma ideia muito boa é fazer castiçais com garrafas de vinho; é uma opção muito econômica, simples de fazer e, acima de tudo, original. Que dará ao seu jardim um toque boêmio.

Derreta uma vela e deixe que a cera caia na boca da garrafa. Depois de ter muita cera, pregue a vela que você desejar, e deixe que seque e se mantenha firme. Depois de seco, você terá seu candelabro pronto.

Em conclusão, como você viu, reciclar garrafas de vidro traz muitas oportunidades. A próxima vez que você for levá-las para a lata de lixo para reciclá-las, pense se não gostaria de fazer alguns destes belos artesanatos.