Como ensinar seu filho a cuidar do meio ambiente

· 20 de outubro de 2018
Ensinar seu filho a cuidar do meio ambiente é vital, pois o futuro depende das ações que tomamos agora para cuidar do nosso planeta.

Por alguns séculos, o ser humano alterou os ciclos naturais do planeta Terra. A nossa geração está notando as consequências. Agora, nossos filhos são a chave para mudar o mundo. No entanto, como você pode ensinar seu filho a cuidar do meio ambiente?

A importância de cuidar do meio ambiente

Para ter uma boa qualidade de vida, é preciso cuidar do meio ambiente, isto é o conjunto de tudo o que nos rodeia: seres vivos, como animais e plantas; assim como a matéria inerte, como a água, o ar, o solo e outros elementos sem vida.

O planeta por si mesmo tem a capacidade de suportar os impactos que os seres humanos e organismos produzem a cada minuto. No entanto, ao abusar dos recursos naturais, alteramos esse equilíbrio.

Reciclar ajuda a cuidar do meio ambiente

Como resultado, a poluição afeta a água, o ar, os oceanos, o solo e até mesmo o clima. Ao longo dos anos, vimos que a devastação ambiental causa desastres em todo o mundo: chuvas torrenciais, secas severas, perda de colheitas e crises alimentares.

Tudo isso nos afeta, direta ou indiretamente. É por isso que é fundamental estar ciente do impacto que causamos no planeta. E, melhor ainda, como família e sociedade, devemos agir para neutralizar todo o dano que foi causado.

Não deixe de ler: Dia da Terra: nossa casa, nossa responsabilidade e a herança de nossos filhos

Como ensinar seu filho a cuidar do meio ambiente

Ensinar seu filho a cuidar do meio ambiente pode parecer complicado, mas não é. As crianças geralmente sentem curiosidade sobre tudo. Elas adoram descobrir coisas novas, e é aí que podemos introduzir o interesse pela natureza.

No entanto, não estamos sozinhos na realização desta tarefa. Existem várias instituições que visam educar e incentivar as crianças e seus pais a cuidar do meio ambiente.

Um exemplo disso é a Associação Mundial de Educadores Infantis (AMEI-WAECE). Em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Associação compartilhou uma série de recomendações básicas para incentivar as crianças a amar a natureza. Aqui compartilhamos algumas delas.

Deixe seu filho se conectar com a natureza

Esse passo é fundamental porque, como você pode pedir a ele que cuide da natureza se ele não souber ou não puder aproveitá-la? Portanto, tente ensinar seu filho a cuidar do meio ambiente através da experiência.

Passeie ou acampe para ele conhecer a vegetação, os animais, as árvores, os rios e as lagoas, as noites estreladas… Procure lugares onde o seu filho possa interagir de forma próxima com a natureza. Desta forma, você permitirá que ele sinta a experiência de fazer parte do equilíbrio que existe no mundo natural.

Sensibilidade em relação aos problemas ambientais

Uma vez que seu filho saiba o quanto é agradável estar em contato com a natureza, ele poderá estabelecer a diferença que existe em relação à cidade.

Plantar árvores é uma boa forma de cuidar do meio ambiente

Embora a cidade traga muitos benefícios, a falta de áreas verdes, assim como a questão da poluição e do lixo, ainda são objeto de inúmeros problemas.

Você pode aproveitar essa situação para sensibilizar seu filho. Além disso, mostre as consequências de jogar lixo na rua, não separar o lixo em casa, águas residuais ou energia elétrica, entre outras questões.

Confira essas 19 maneiras criativas de reciclar embalagens de lata

Visite museus

Uma maneira divertida de aprender mais sobre os animais e as plantas é através dos museus de ciências naturais. Embora esses passeios sejam geralmente organizados pelas próprias escolas, você também pode fazê-los com toda a sua família.

Os museus são lugares especiais onde você pode ensinar seu filho a cuidar do ambiente com maior cuidado. Lá, seu filho pode aprender sobre o mundo animal, os ciclos da Terra, sua composição, entre muitos outros tópicos.

Mas não exagere nas visitas, já que um dia no museu pode ser um pouco cansativo. Recomenda-se fazer esta atividade uma ou duas vezes por ano.

Ter e cuidar de animais de estimação

Dizem que os cães são os melhores amigos do homem. É justamente esse amor e amizade que nos leva a respeitar a vida de outros seres vivos. Por ter um animal de estimação, as crianças aprendem sobre as responsabilidades envolvidas em cuidar deles.

Em resumo, se você tiver um cachorro, um gato ou até mesmo um hamster, cuidar dos animais é uma das melhores lições que você pode ensinar ao seu filho.

Ensine a regra dos três Rs

Reduzir, reutilizar e reciclar formam a regra dos três Rs, que se tornou uma ferramenta ambiental muito valiosa quando se trata de gerenciamento de recursos.

Separar o lixo é uma boa forma de cuidar do meio ambiente

De fato, essa regra se concentra na redução do consumo para produzir menos resíduos. Mas se o lixo for produzido, ele pode ser reciclado para criar outros produtos.

Algumas aplicações seriam: em vez de usar sacolas plásticas, use sacolas de papel ou uma cesta ou mochila para transportar nossos itens e objetos; reduza o consumo de papel ou use-o em ambos os lados da folha; doe livros; conserte os aparelhos e utilize-os novamente, etc.

Reflexões finais

Como você pôde ver, ensinar seu filho a cuidar do meio ambiente não precisa ser uma tarefa difícil ou chata. Você pode fazer isso oferecendo oportunidades para ele conhecer a natureza; por exemplo, o nome das plantas, dos animais, e até mesmo um passeio pela floresta ou praia, onde a criança possa entrar em contato com a natureza.

Mas, acima de tudo, você ensinará valores como o respeito e o amor, não só pela natureza, mas pelas pessoas e por tudo no mundo.