5 hábitos para reduzir os efeitos da poluição no corpo

· 1 de outubro de 2018
Assim como nossa dieta é fundamental para ter uma boa saúde, também devemos levar em conta o ambiente ao nosso redor e evitar zonas contaminadas para poder respirar ar puro.

Os efeitos da poluição são algo do qual não podemos escapar e eles aumentam a cada ano. O melhor que podemos fazer nesses casos é ficarmos bem informados em relação aos problemas de saúde que podemos ter.

Da mesma forma, também podemos incluir na nossa rotina diária alguns hábitos que nos ajudem a reduzir os efeitos da poluição no corpo, para que o nosso organismo não fique tão vulnerável aos fatores contaminantes externos.

Consequências da poluição no nosso corpo

Como já mencionamos, a poluição é um problema crescente que, além de afetar o planeta, também prejudica seus habitantes. Entre eles, destacamos os humanos, como os principais causadores e os mais afetados.

Os maiores índices de poluição se concentram nas grandes cidades e centros industriais. Nesses lugares, há grandes quantidades de carros, fábricas e outros agentes que estão inseridos em um sistema de produção de resíduos tóxicos. Esses resíduos acabam contaminando a água, o ar e o solo que utilizamos.

A poluição ambiental também pode ser identificada como um processo que envolve a deterioração da qualidade de vida e o aumento dos níveis de mortalidade nas áreas com os maiores níveis de poluição.

Porém, para entender os efeitos da poluição no corpo, teríamos que falar sobre 0s diferentes tipos de poluição de acordo com o recurso natural afetado (água, ar ou solo).

Poluição do ar

Esse tipo de poluição é mais evidente nas cidades e é aquele ao qual mais estamos expostos.

Entre suas consequências está a irritação do sistema respiratório, que causa problemas para respirar. O risco de desenvolver doenças respiratórias, como o câncer de pulmão também é maior.

Não perca essas 5 ideias para fazer cestos reciclados para o lixo

Poluição da água

Esse tipo de poluição é a mais difícil de reverter e causa problemas para todos os seres vivos.

Efeitos da poluição na água

Entre seus malefícios ao organismo humano, está a poluição por bactérias encontradas em alimentos, como o peixe, ou a simples ingestão da água. Esse tipo de poluição pode causar diarreia, salmonela, leptospirose, entre outras doenças.

Poluição do solo

A poluição do solo afeta principalmente as indústrias agropecuárias, contaminando o gado e os alimentos das colheitas.

Esse é um problema sério porque se trata dos alimentos que ingerimos.

Poluição acústica

A poluição pelo barulho excessivo é maior nos centros das cidades. Esse tipo de poluição traz, como consequência, riscos físicos e psicológicos.

Exposições prolongadas podem causar danos graves, como a perda permanente da audição.

5 hábitos para reduzir os efeitos da poluição no corpo

1. Mantenha sua pele limpa

Nossa pele é afetada pelos agentes tóxicos presentes na água e no ar. Por isso, é fundamental manter hábitos de limpeza rigorosos para eliminar qualquer agente nocivo que possa permanecer nela.

  • Para o cuidado da pele, também é recomendável o uso de cosméticos hidratantes e que sejam capazes de nutrir a pele com vitaminas.

2. Mantenha uma dieta equilibrada

Abasteça seu corpo com todos os nutrientes necessários para que o sistema imunológico seja reforçado e para que as chances de adoecer sejam menores.

Sendo assim, mantenha uma dieta saudável e equilibrada.

Confira esses 5 requisitos para ter uma boa alimentação

Uma alimentação equilibrada ajuda a reduzir os efeitos da poluição

3. Lave muito bem as frutas e verduras antes de consumi-las

As bactérias originadas da poluição podem permanecer nas frutas e nas verduras, por isso é recomendável lavá-las ou descascá-las bem antes de consumi-las.

Para evitar que essas bactérias cheguem ao nosso organismo, devemos sempre limpar muito bem esse tipo de alimento.

4. Evite sair na hora do rush

Não há problema algum em passear pela cidade. Pelo contrário, isso é algo que beneficia o estado físico do organismo.

No entanto, para evitar a poluição produzida pelos veículos, é bom sair antes das horas de rush, se puder (das 7 às 10 e das 17 às 20 horas).

5. Procure por áreas verdes

Não há maneira melhor de oxigenar os pulmões do que caminhar por áreas verdes, com muitas árvores e com a maior ausência possível de prédios e fábricas. Respirar ar fresco puro é sinônimo de saúde. Além disso, é uma boa maneira de escapar dos ambientes poluídos e tóxicos.