Saiba como lavar e desinfetar corretamente as frutas e verduras

· 10 de julho de 2016
Não se esqueça de desinfetar corretamente seus frutas e legumes para evitar a contaminação. Descubra como fazer isso neste artigo.

Você sabia que alguns alimentos são suscetíveis à contaminação por vários agentes patogênicos que afetam a nossa saúde? Por este motivo, é muito importante aprender a lavar e desinfetar muito bem as frutas e verduras.

Incluir frutas e verduras na dieta é fundamental para uma boa saúde, já que elas têm muitas propriedades que beneficiam nosso organismo, melhoram nossas defesas e nos ajudam a prevenir várias doenças.

No geral, as frutas e as verduras são consumidas cruas e isto pode implicar um maior risco para a saúde. No artigo a seguir ensinamos como lavar e desinfetar corretamente as frutas e verduras.

Leia também: 8 ideias interessantes para não desperdiçar frutas e verduras

Como lavar corretamente frutas e verduras

Lavar e desinfetar frutas e verduras

1. Lavar bem as mãos

Antes de mexer com os alimentos, você deve limpar bem as mãos. A higiene pessoal também desempenha um papel muito importante para não contaminar as frutas e verduras.

2. Lavar as frutas e verduras inteiras

A melhor coisa que você pode fazer para lavar as frutas e verduras, é fazê-lo antes de parti-las ou descascá-las. Quando você lava a fruta ou a verdura inteira, você evita que os patógenos que estão na casca se movam para o interior do alimento. Você pode fazer isso independentemente se for consumir com casca ou não.

Coloque as frutas e verduras por, pelo menos, dois minutos sob a torneira, ou em um recipiente com água para economizar água.

3. Utilizar uma escova

Se as frutas e verduras tiverem excesso de sujeira, você pode utilizar uma escova ou bucha limpa e sem sabão.

4. Remover as folhas externas

É aconselhável remover as folhas externas de algumas frutas e verduras, pois elas podem estar contaminadas.

5. Utilizar produtos antibacterianos

Para desinfetar as frutas e verduras, existem vários truques caseiros que você pode levar em conta. Uma boa opção é utilizar produtos antibacterianos, capazes de combater as bactérias e reduzir o risco que seus patógenos contaminantes contêm.

Vejamos a seguir como preparar soluções antibacterianas em casa.

Como desinfetar legumes e frutas?

Quando você for lavar as frutas e verduras e, preferencialmente, antes de cortá-las, o ideal é desinfetá-las completamente, com algumas dicas caseiras muito eficazes.

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio para desinfetar as frutas e verduras

Este produto é muito econômico e fácil de encontrar. Além disso, geralmente incluímos na cesta familiar para fins culinários ou como remédio natural.

Outra de suas virtudes é limpar e desinfetar de maneira eficaz, por isso podemos utilizá-lo para limpar corretamente as frutas e verduras.

Como fazê-lo?

Dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água. Coloque as frutas e verduras de molho por 10 minutos e pronto.

Vinagre

O vinagre é outro dos desinfetantes naturais mais poderosos que podemos encontrar, pois elimina todos os tipos de bactérias por ser antimicrobiano. Assim como o bicarbonato, é um produto muito econômico. Além disso, é bom para a saúde e não tem componentes tóxicos.

Como fazê-lo?

Dilua um copo de vinagre em um litro de água, depois mergulhe as frutas por 10 minutos. Você também pode pulverizar a mistura com um spray antes de usar o alimento nos preparativos da cozinha.

Limão

Limão para lavar e desinfetar as frutas e verduras

O limão é um alimento conhecido por suas propriedades desinfetantes e antibacterianas, que se devem principalmente ao ácido cítrico. Este alimento combinado com um pouco de vinagre gera um desinfetante natural, ideal para eliminar qualquer patógeno de suas frutas e verduras.

Como fazê-lo?

Em uma tigela, misture muito bem partes iguais de água, limão e vinagre. Em seguida, coloque de molho por 10 minutos as frutas e/ou verduras a serem utilizadas. Depois, enxague e seque com uma toalha limpa.

Não deixe de ler: 6 vantagens de consumir verduras e frutas todos os dias

Você gostou de nossas dicas para lavar e desinfetar frutas e verduras? Se anima a tentar?