6 vantagens de consumir verduras e frutas todos os dias

15 Janeiro, 2020
A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo diário de frutas e vegetais para seguir uma dieta saudável e prevenir o desenvolvimento de doenças.

Frequentemente, ouvimos que é recomendável comer vegetais e frutas diariamente e, sem querer, muitas vezes acreditamos que isso apenas ajuda a equilibrar a dieta e evitar o consumo de mantimentos industriais e ultraprocessados.

No entanto, é preciso ir além. De fato, a recomendação é feita por especialistas em saúde, dieta e nutrição para ajudar as pessoas a escolher melhor o que comem e, assim, obter e manter uma boa saúde e, portanto, uma boa qualidade de vida.

Vantagens de comer legumes e frutas

Comer legumes e frutas é recomendado por várias razões. Uma delas, é porque permite que o corpo forneça todos os tipos de nutrientes valiosos para a realização de diferentes processos.

Vamos ver outras vantagens abaixo.

1. Ajuda-nos a saciar o apetite

Devido ao seu conteúdo de fibra alimentar, frutas e legumes nos ajudam a satisfazer nosso apetite ao comer. Além disso, elas nos ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo, impedindo-nos de comer qualquer coisa que encontrarmos entre as refeições.

2. Ajudam a perder peso

Frutas para perder peso
Legumes como espinafre e brócolis e, também, frutas como laranja, tangerina e maçã também são ótimas fontes de fibras

Consumir verduras e frutas todos os dias é a melhor maneira de perder peso de forma saudável, sem passar fome e sem precisar contar calorias. Estes alimentos nos ajudam a perder peso pelas seguintes razões:

  • Eles controlam o apetite graças ao seu poder saciante.
  • Eles são ricos em fibras, combatendo assim o inchaço do abdômen.
  • Eles nos ajudam a reduzir a retenção de líquidos.
  • Eles possuem poucas calorias.
  • Eles nos ajudam a evitar os desejos por doces e são a melhor alternativa para se alimentar no meio da manhã ou no meio da tarde.

3. Regulam o trânsito intestinal

Graças ao seu alto teor de fibras, vitaminas, minerais e enzimas, as frutas e vegetais são essenciais para uma boa função intestinal. Ao comê-los diariamente, regulamos a função desse órgão.

Se formos aumentar repentinamente o consumo de frutas e verduras, devemos ter em mente que, no início, podemos ter prisão de ventre por alguns dias até que o intestino assimile o aumento da fibra.

Com um pouco de paciência e bebendo muita água ao longo do dia, podemos começar a desfrutar de um bom trânsito intestinal, sem grandes complicações.

4. Aumentam as defesas

Suco de frutas e vegetais

As vitaminas e minerais presentes nos alimentos vegetais nos ajudam a fortalecer o nosso sistema imunitário. Desta forma, conseguimos aumentar as defesas de nosso corpo. Em particular, vitamina C, selênio e zinco são três nutrientes muito benéficos para as nossas defesas.

E, embora geralmente pensemos em vitamina C, ferro, zinco, magnésio e cálcio, existem muitos outros nutrientes que podemos obter dessas fontes naturais de alimentos.

Embora seja aconselhável consumir frutas inteiras, também podemos apreciá-las em vitaminas, sucos, etc. E o mesmo com os legumes e vegetais. Podemos comê-los crus, em caldos, em purés e assim por diante.

5. Eles nos dão vitalidade

Comer legumes e frutas também é altamente recomendado, pois, através deles, obtemos energia suficiente para realizar nossas atividades diárias.

Não é a mesma coisa comer um bolo e tomar um café e ficar “ativo” por alguns minutos. Comer uma fruta e saciar o apetite, é também obter água e nutrientes que nos dão mais energia por mais tempo.

Em outras palavras, sendo tão ricos em nutrientes, vegetais e frutas são alimentos que têm a virtude de aumentar muito nossos níveis de energia e vitalidade. 

  • A melhor maneira de as verduras nos darem energia é comê-las cruas.
  • Os sucos são uma ótima opção, já que uma pequena quantidade pode conter várias frutas e verduras.
  • Também podemos fazer deliciosas e completas saladas ou germinar algumas sementes, grãos ou verduras para multiplicar os benefícios desses alimentos.

6. Ajuda-nos a obter antioxidantes

Comer legumes e frutas é a melhor maneira de obter antioxidantes, que nos ajudam a permanecer saudáveis ​​e, ao mesmo tempo, combater o envelhecimento. Esses nutrientes evitam os danos causados ​​pelos radicais livres, tanto externos quanto internos.

Para se beneficiar dos antioxidantes, devemos comer, acima de tudo, esses alimentos crus. Podemos preparar saladas, sucos ou os famosos sucos verdes. Você não deve deixar de degustar de uma porção de vegetais em todas as refeições.

Nota final

Comer vegetais e frutas em uma dieta em que predominam variedades, moderação e equilíbrio, pode ser muito benéfico para a saúde em geral e também pode nos fazer manter um peso saudável, de acordo com nosso índice de massa corporal.