10 alimentos que acalmam a ansiedade naturalmente

· 13 de novembro de 2017
Os alimentos que acalmam a ansiedade, quando ingeridos regularmente em nossa dieta, também podem evitá-la e melhorar nosso humor.

Neste artigo compartilhamos 10 alimentos que acalmam a ansiedade naturalmente, agindo sobre o sistema nervoso de forma positiva para equilibrá-lo e combater esse mal tão comum hoje em dia.

Aqueles que sofrem de ansiedade geralmente sentem um grande desconforto e solidão diante desse transtorno, para o qual não há tratamento que não traga efeitos colaterais ou riscos de dependência.

Quando a ansiedade não é grave, nenhuma medicação costuma ser prescrita, embora possa estar causando grande desconforto à pessoa.

A ansiedade pode ser prevenida?

A ansiedade, dependendo da gravidade do caso, pode causar os seguintes sintomas:

  • Taquicardia
  • Sudorese
  • Tremores
  • Pressão no peito
  • Falta de ar
  • Problemas digestivos
  • Tensão muscular

Estes sintomas podem ser cada vez mais sérios se não conseguirmos controlar este transtorno difícil.

A melhor opção, se não seguimos nenhum tratamento específico, é através da dieta, escolhendo alimentos que têm a propriedade de regular o sistema nervoso. Veja a seguir alguns alimentos que acalmam a ansiedade.

Alimentos que acalmam a ansiedade

1. Cacau

O cacau é um dos alimentos que acalmam a ansiedade

O cacau puro, que não deve ser confundido com o chocolate, é rico em triptofano, um aminoácido que promove a produção de serotonina. Este transmissor neuronal tem a capacidade de nos fazer sentir felizes. 

  • Podemos consumir uma ou duas porções de chocolate amargo por dia, ou cacau em pó misturado em batidas ou em sobremesas. Não devemos esquecer que é um estimulante poderoso.

2. Aveia

A aveia é um superalimento muito nutritivo com a dupla virtude de relaxar o sistema nervoso e de acalmar o nervosismo e ansiedade e, ao mesmo tempo, nos fornecer energia e vitalidade.

Portanto, é um cereal muito benéfico que devemos incluir todos os dias em nossa dieta, sob a forma de granola, leite de aveia, farinha, etc.

3. Levedura de cerveja

A levedura de cerveja é um dos alimentos que acalmam a ansiedade

A levedura de cerveja é um suplemento rico em vitaminas, minerais e aminoácidos que estabiliza desequilíbrios nervosos e melhora a nossa pele, cabelo e unhas.

Podemos usá-la por estações, principalmente nas mudanças sazonais, ou quando tivermos crise de ansiedade.

4. Alface

A alface não é muito conhecida por suas propriedades medicinais. No entanto, este vegetal é ideal para prevenir e tratar ansiedade e outros distúrbios nervosos, como a insônia.

  • Podemos comê-la cozida ou em infusão.
  • Recomendamos consumir alface orgânica, pois é um alimento que geralmente contém muitos pesticidas.

5. Abacate

O abacate é um dos alimentos que acalmam a ansiedade

O alto teor de vitaminas do grupo B que o abacate contém melhora nosso humor graças à liberação de serotonina e dopamina.

Além disso, esta fruta é um superalimento muito benéfico para a saúde, por isso deve estar presente na nossa dieta todos os dias.

  • Devemos comer abacate sempre cru, em saladas, cremes, molhos ou batidas.

6. Cebola

A cebola ajuda a acalmar a ansiedade graças ao seu conteúdo em compostos fenólicos.

Podemos, portanto, adicioná-la crua às nossas saladas e molhos, e cozidas em todos os tipos de sopas e grelhados.

Leia também: Sopa de cebola e alho, a receita para aumentar as defesas

7. Noz

A noz é um dos alimentos que acalmam a ansiedade

A noz é uma oleaginosa deliciosa contendo, entre outros nutrientes, magnésio e ácidos graxos ômega 3, que atuam diretamente sobre o sistema nervoso central.

  • Para nos beneficiarmos desses componentes, devemos ativar as nozes, deixando-as de molho 8 horas antes de consumi-las. Desta forma, elas serão mais curativas e digestivas.
  • Uma vez que elas forem ativadas, podemos comê-las sozinhas, adicioná-las às nossas saladas ou sanduíches, ou incorporá-las em vitaminas e cremes.

8. Amêndoas

A amêndoa é outra oleaginosa que nos ajuda a combater a ansiedade.

Elas contêm magnésio e ácidos graxos, da mesma forma que as nozes, mas também se destacam pelo zinco, um mineral que tem um papel decisivo em nosso estado de espírito. 

Descubra: 6 benefícios do óleo de amêndoas para a saúde

9. Vegetais de folhas verdes

Os vegetais de folhas verde acalmam a ansiedade

Os vegetais de folhas verdes contêm vitaminas, entre as quais o ácido fólico, um nutriente muito benéfico para tratar ansiedade, depressão e outros distúrbios nervosos.

Podemos tomar sucos verdes para fortalecer nosso corpo e ter energia e bom humor ao longo do dia.

10. Banana

A banana, uma fruta deliciosa e nutritiva, é rica em potássio, um mineral que nos ajuda a combater os nervos e o estresse, e também beneficia nossos músculos.

Uma banana por dia é um complemento ideal no nosso tratamento natural para prevenir e tratar a ansiedade, sendo um dos melhores alimentos que acalmam a ansiedade.

  • Rodriguez, J. L., & Meadows, E. A. (2012). Anxiety Disorders. In Encyclopedia of Human Behavior: Second Edition. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-375000-6.00028-8
  • De Araújo, S. R. C., De Mello, M. T., & Leite, J. R. (2007). Transtornos de ansiedade e exercício físico. Revista Brasileira de Psiquiatria. https://doi.org/10.1590/S1516-44462006005000027